Engenharia 360

Conheça a inovadora escola Ad Astra, criada por Elon Musk para seus filhos

Engenharia 360
por Redação 360
| 06/01/2025 | Atualizado em 06/01/2025 4 min
Imagem divulgação via StartSe

Conheça a inovadora escola Ad Astra, criada por Elon Musk para seus filhos

por Redação 360 | 06/01/2025 | Atualizado em 06/01/2025
Imagem divulgação via StartSe
Engenharia 360

Grandes empresários e cientistas ao redor do mundo têm criticado constantemente a educação tradicional aplicada na maioria das escolas; Elon Musk, dono de empresas como a Tesla e Starlink, conhecido por suas inovações nas áreas de tecnologia e transporte, é um exemplo. Eles alegam que o modelo não estimula adequadamente os alunos a explorarem e aprimorarem suas melhores habilidades - o que poderia mais tarde favorecer o mercado de trabalho.

Especialmente Musk estava preocupado com o sistema educacional que seus filhos receberiam e buscou uma alternativa. Como diz o velho ditado “se você quer uma coisa bem feita, faça você mesmo”! Assim, ele decidiu criar em 2014, dentro do campus da SpaceX na Califórnia, a escola infantil Ad Astra, com foco nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Quer saber o que ela tem de tão especial? Então, continue lendo este artigo do Engenharia 360!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Elon Musk
Figura meramente ilustrativa | Imagem gerada em IA de Freepik
Elon Musk
Imagem reprodução via Startse

O início de uma nova era educacional

Ad Astra é uma escola modelo que reflete totalmente a visão inovadora de Musk para o mundo, atendendo hoje cinco dos filhos de Elon Musk mais outro grupo pequeno e seleto de cerca de crianças (filhos de funcionários da SpaceX). A instituição promete formar jovens que possam revolucionar o mundo, capazes de solucionar os problemas reais que enfrentamos e ainda imaginar um futuro diferente para todos. Em teoria, sua filosofia educacional seria totalmente avançada, se afastando das práticas tradicionais e priorizando áreas como a computação e a programação. 

Olha que interessante, na Ad Astra os alunos não são divididos por séries ou turmas com base na idade. Diferente disso, as crianças (entre 7 e 14 anos) aprendem juntas, colaborando em grupos em temas complexos, como ética, geopolítica e Inteligência Artificial. Desse jeito, espera-se que os estudantes consigam desenvolver melhor suas habilidades - de maneira integrada e personalizada.

A metodologia chave da escola Ad Astra

Segundo o próprio Elon Musk, assim como explicou em entrevistas, o objetivo da Ad Astra não é apenas ensinar ferramentas, mas sim capacitar pessoas para resolver questões de forma criativa e autônoma.

Se você buscar essa informação na Internet, não poderá confirmar isso. A escola mantém um site simples, apenas com o logotipo e endereço de e-mail para contatos, sem dar mais explicações sobre sua missão e valores. Justamente por isso seu funcionamento interno gera tantas curiosidades - e especulações, claro. Mas, pelo que se sabe, toda a avaliação dos alunos é diferenciada. Por exemplo, não há notas convencionais, como ‘A’ ou ‘B’.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Elon Musk
Imagem reprodução via Catraca Livre

Os jovens da Ad Astra carregam seus próprios laptops. No período em que estão na instituição, participam de projetos e experimentos em formato semelhante ao TED Talks, realizam apresentações e recebem feedbacks. Eles têm total liberdade de escolher as matérias que desejam estudar - algo mais contextualizado. Esportes, música, línguas, etc., não fazem parte do currículo, já que Musk acredita que as automações e IAs vão eliminar essa necessidade de aprendizado.

Os pilares de ensino da escola Ad Astra

Portanto, a Ad Astra adota um modelo de ensino e aprendizado focado no desenvolvimento de projetos. Musk acredita que essa é a melhor forma de mergulhar de cabeça nos desafios, enfrentando-os de forma profunda e eficaz! Em vez de receber respostas prontas, os alunos são estimulados a desenvolver suas ideias e explorar soluções para resolver problemas práticos. Inclusive, um dos temas trabalhados no dia a dia desses estudantes é a ética e moral no contexto social e ambiental.

Elon Musk
Figura meramente ilustrativa | Imagem gerada em IA de Freepik

Um aspecto curioso da Ad Astra é a introdução de uma moeda digital chamada Astra. Os alunos podem usar essa moeda para criar e negociar produtos ou serviços entre si. Um exemplo disso é um estudante que desenvolveu um sistema para encomendas de cookies. Essa prática não apenas estimula o empreendedorismo, mas também ensina conceitos práticos de economia e mercado.

O impacto da Ad Astra no futuro da educação infantil

Ainda é cedo para avaliar se o projeto Ad Astra deu certo - até porque, por hora, seu processo de admissão permanece muito restrito, também não se sabe como as crianças se adaptarão ao mundo após deixarem a escola. Todavia, seu caso despertou muito interesse global e pode servir de exemplo para mudança curricular em muitas escolas ao redor do mundo, inspirando novas abordagens educacionais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Elon Musk deseja ampliar no futuro o alcance da Ad Astra, levando adiante sua visão de mundo e mostrando como é possível reimaginar a maneira como ensinamos as crianças. Uma nova unidade está sendo erguida no Texas, agora para atender crianças de 3 a 9 anos. E existe ainda um plano para versões oferecendo cursos de graduação. Resta saber se o projeto poderá mesmo ser ampliado e adaptado em outras realidades, beneficiando mais pessoas ao redor do mundo.

Elon Musk
Figura meramente ilustrativa | Imagem gerada em IA de Freepik

Veja Também:


Fontes: Startse, Exame, BBC.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo