Hoje, 1º de março de 2023, a cidade do Rio de Janeiro, capital do Estado do Rio de Janeiro, comemora nada mais nada menos do que 458 anos. Seu aniversário, aliás, acontece no mesmo dia de homenagem ao seu padroeiro, São Sebastião, e do padroeiro do Estado, São Jorge. Esta já foi uma região habitada por índios. Os portugueses chegaram ao local no século XVI. Por exemplo, foi em 1 de janeiro de 1502 que a zona da Baía de Guanabara foi descoberta. Mas, em 1555, foram os franceses que dominaram a área. Cinco anos depois, portugueses e índios contra-atacaram e retomaram a propriedade. Foi Estácio de Sá que liderou as batalhas e fundou a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Mais de um século depois, em 1763, o ministro Marquês do Pombal transferiu a sede da colônia Brasil de Salvador para o Rio. Inclusive, entre 1808 e 1815, foi capital do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Entre 1815 e abril de 1821, sediou o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, após elevação do Brasil à parte integrante do reino unido supracitado. Após a independência, em 1822, virou capital do Império. Foi palco principal dos movimentos abolicionista e republicano na metade final do século XIX. Assistiu à Revolta da Vacina, em 1904; sediou a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992; os jogos da Copa do Mundo de 2014; e os Jogos Olímpicos de Verão de 2016. Desde 2012, parte da cidade foi designada pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade; e, em 2019, recebeu o título de primeira Capital Mundial da Arquitetura.
A saber, em 1890, no Rio de Janeiro já havia 522 mil habitantes. Já, hoje, ocupando uma área de 1 200,329 km, a cidade tem quase sete milhões de habitantes. É um dos destinos turísticos mais procurados pelos viajantes. Apresenta uma intensa vida cultural, redes de lojas, museus, praias - como Copacabana, Ipanema e Leblon -, parques, além da maior floresta urbana do mundo. Realmente, é uma 'Cidade Maravilhosa'! Parabéns aos cariocas!
Veja Também: Horta Manguinhos - conheça este maravilhoso projeto social do Rio de Janeiro
Fontes: Site Copacabana.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.