O Engenharia 360 gostaria de lhe contar uma história. Em 1995, o renomado físico Stephen Hawking participou, ao lado de outros especialistas, da gravação de um programa na emissora BBC chamado ‘Tomorrow’s World’. O tema da conversa foi as inovações científicas e tecnológicas que moldariam o futuro. E o cientista fez uma previsão de como seria o mundo trinta anos depois, ou seja, em 2025, declarando que grandes mudanças iriam acontecer. Será que ele estava certo? Confira no artigo a seguir!
1. Internet
Na década de 1990, pouca gente se aventurava em falar sobre World Wide Web (Rede mundial de computadores) - o famoso ‘www’; afinal, isso era meio que uma novidade. Mas já se tinha conhecimento de que grandes corporações e bancos poderiam se interessar por isso e dominar a Internet até o ano 2000. Imaginava-se que haveria uma “supernet” de acesso restrito, alvo de grandes revoltas digitais.
Bem, pode-se dizer que estamos quase lá. Mesmo que a Internet tenha permanecido, em geral, aberta, a cibersegurança tornou-se uma questão crucial. Hoje, os hackers - extremamente ousados - orquestram ataques cinematográficos contra governos e empresas. E isso deve piorar, talvez, agora com a ascensão das criptomoedas. Por isso, é fundamental avançarmos na discussão sobre segurança digital e privacidade.
2. Exploração espacial
Stephen Hawking e outros especialistas também especularam no programa da BBC sobre a exploração espacial. Eles consideraram como os cientistas iriam a fundo na questão da busca de metais preciosos, de que talvez a mineração fora da Terra (com escavação de asteroides, por exemplo) seria, no futuro, uma realidade. E acontece que essa indústria, apesar de todo o interesse, acabou não se estabelecendo como esperado. Por outro lado, várias iniciativas nesse sentido estão sendo discutidas atualmente.
Hawking também comentou na ocasião sobre o lixo espacial, sugerindo a criação de um gel especial para lidar com os fragmentos orbitais. Claro que, ao longo dos anos, vários projetos semelhantes e outros até mais inusitados foram desenvolvidos, mas nada de concreto. Infelizmente, não existe ainda uma solução eficaz para o problema do lixo espacial, que é uma séria ameaça à segurança das missões espaciais.
3. Robótica
O programa ‘Tomorrow’s World’ também tratou de como a robótica poderia evoluir ao ponto de os robôs um dia nos ajudarem na realização de operações à distância. Foi levantada até a hipótese da utilização de “médicos hologramas” usando “luvas espaciais” tratando dos pacientes, com robôs replicando os movimentos.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Essa visão futurista precisamos admitir que era bem ousada, mas não se concretizou - pelo menos não exatamente como o imaginado. Embora tenhamos hoje robôs sendo usados em cirurgias assistidas, melhorando a precisão e reduzindo os riscos associados aos procedimentos cirúrgicos.
4. Assistentes virtuais
Uma das previsões mais fascinantes feitas por Stephen Hawking faz relação com o uso de assistentes virtuais, como alto-falantes inteligentes, tipo “cabeças flutuantes”. Esses dispositivos estariam totalmente integrados nas nossas vidas diárias. E, olha, quem diria, hoje temos os óculos de realidade virtual e assistentes como a Alexa e o Google Assistant fazendo parte de nossas casas, sendo usados para o entretenimento e até treinamento profissional.
5. Chips
Voltando à questão dos serviços bancários, Hawking e outros no programa da BBC se aventuraram a dizer que a transformação com o passar das décadas seria radical. Eles imaginavam que tudo seria mais automatizado, com pagamentos realizados por microchips implantados em nossos corpos. Bem, os microchips ainda são uma tecnologia de nichos, mas pagamentos digitais, biometria e automação são uma realidade. Muitos bancos já operam completamente sem papel e com assistência de IA.
Veja Também: O que esperar para a IA em 2025?
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
6. Engenharia
Para finalizar, dentre as previsões mais utópicas de Stephen Hawking e outros especialistas, estava a restauração de florestas britânicas por conta da engenharia genética e a inclusão da agricultura vertical. Queríamos todos que isso fosse verdade. De fato, a engenharia avançou muito nas últimas décadas - e até recuperou o urso-pardo, modificou genéticas e desenvolveu proteínas artificiais -, mas a agricultura vertical em grandes centros urbanos deveria ganhar muito mais espaço, sem dúvidas.
O que esperar do futuro além de 2025?
Afinal, o que vem depois de 2025? Então, ainda estamos escrevendo essa história. Vamos fazer como Stephen Hawking, pensar em três décadas à frente. Especialistas contemporâneos preveem que, em 2055, seremos beneficiados com muitos avanços da ciência dos materiais e bioengenharia. Para começar, iremos testemunhar a fusão das mentes humanas e a tecnologia em “colmeias cognitivas”, permitindo um novo nível de compartilhamento de ideias. Mas tomara, de verdade, que possamos já ter superado os desafios ambientais enfrentados atualmente.
Então, será que as gerações futuras serão mais conscientes das mudanças climáticas e da necessidade tanto do cultivo de alimentos quanto da preservação da natureza? Faça sua própria previsão na aba de comentários logo abaixo!
Fontes: BBC.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.