Recentemente, lembramos da Engenharia, Arquitetura e Urbanismo de muitas capitais brasileiras por conta do seu aniversário. E antes de terminar este mês de março, não poderíamos deixar de homenagear as cidades de Salvador e Curitiba, que completam respectivamente 473 e 329 anos neste dia 29.
Últimas cidades-capitais aniversariantes do mês
Salvador
Salvador, a capital do atual estado da Bahia, foi fundada no ano de 1549 pelo governador-geral do Brasil, Tomé de Souza. Na ocasião, ela recebeu o nome de Bahia de Todos os Santos, pois a primeira expedição exploratória dos portugueses em nosso território nacional aconteceu no dia 1º de novembro, dia de Todos dos Santos. Posteriormente, o Rei quis homenagear Deus, por isso São Salvador da Bahia de Todos os Santos. Por fim, ela se tornou a primeira sede da administração da colônia portuguesa no país e primeira capital do Brasil até 1763 – até que a mesma foi transferida para o Rio de Janeiro.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Hoje, Salvador é uma das cidades mais populosas do país, com quase 3 milhões de habitantes. É conhecida pela sua rica cultura – da gastronomia à música – influenciada por diversos povos, sobretudo de origem africana. Sempre muito animada, promove constantemente eventos variados, como feiras e exposições. O mais famoso deles é o Carnaval!
E os amantes de Engenharia e Arquitetura devem conhecer os seus seguintes pontos turísticos: Pelourinho, Elevador Lacerda, Farol da Barra, Basílica Nosso Senhor do Bonfim, dentre outros.
Leia Mais





Curitiba
Agora a capital do Paraná. Esta cidade foi fundada em 1693. Na ocasião, seu nome era Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, e assim foi até 1721, quando foi batizada de Curitiba – palavra de origem indígena que veio do guarani ‘kur yt yba’, ou “grande quantidade de pinheiros”.
Hoje, esta é uma região muito próspera, com lindos parques e obras de Arquitetura. Dois maiores destaques, está o Palácio de Cristal do Jardim Botânico e o Museu Oscar Niemeyer.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO




Fontes: Calendarr, Prefeitura de Curitiba.
Comentários
