Engenharia 360

O que está por trás da nova tendência das máscaras antivigilância?

Engenharia 360
por Redação 360
| 06/01/2025 | Atualizado em 06/01/2025 4 min

O que está por trás da nova tendência das máscaras antivigilância?

por Redação 360 | 06/01/2025 | Atualizado em 06/01/2025
Engenharia 360

Olhe ao redor! Já reparou no quanto nossas vidas são vigiadas nos dias de hoje? Há câmeras de vigilância espalhadas por todo lado, em espaços públicos e espaços privados; e isso tem gerado um temor nas pessoas com relação à sua privacidade individual. Isso explica um registro super inusitado feito recentemente, de pessoas caminhando nas ruas e dirigindo veículos usando uma espécie de máscara antivigilância. Moda? Não! Esse acessório teria a função de proteger sua privacidade no mundo digital. Saiba mais no artigo a seguir, do Engenharia 360!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A importância da privacidade no mundo digital

As máscaras antivigilância que você pode ver nos vídeos exibidos logo acima estão sendo chamadas de “white mesh masks”. Nas redes sociais, elas são descritas como um símbolo da resistência contra a vigilância em massa, do desejo de privacidade e proteção da identidade individual, que acontece em meio ao avanço de sistemas de Inteligência Artificial.

Fato é que essa é uma realidade que ninguém desejava, mas que foi necessária. O reconhecimento facial é hoje utilizado em diversas áreas, como de segurança pública, mas também vem sendo explorado pela publicidade direcionada. E, na prática, o que acontece é que as nossas informações pessoais são compartilhadas sem o nosso consentimento. E justamente essa perda de controle sobre a própria identidade é uma situação bastante perturbadora!

Essa exposição constante cria um ambiente de desconforto e medo. Parece exagero, mas não é! Milhares de pessoas em todo mundo já alegam evitar lugares públicos e adotar acessórios como óculos escuros e chapéus para se protegerem. E mesmo que surjam essas soluções individuais, com máscaras antivigilância, é necessário um esforço coletivo para exigir regulamentação que limite o uso de tecnologias e proteja dados.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O movimento crescente das máscaras antivigiância

Se são eficazes essas máscaras antivigilância não sabemos, mas elas certamente chamam atenção. É interessante que, ao mesmo tempo que elas protegem identidades, o anonimato, tiram a liberdade de expressá-la, obscurecendo suas características faciais - foi o jeito encontrado para interromper o funcionamento dos algoritmos que analisam os rostos humanos. No fim das contas, nós nos perguntamos o que, para as pessoas, vai pesar mais na balança! Afinal, a tecnologia deve servir à humanidade ou controlá-la?

No livro “1984”, o autor George Orwell propõe uma reflexão sobre vigilância e controle social. Ele descreve um mundo onde cada movimento era monitorado, criando uma atmosfera de medo e conformidade. Vale destacar que o pensador não chegou a descrever com precisão as ferramentas modernas responsáveis por isso. Mas trazendo sua narrativa para os dias atuais, podemos fazer paralelo com as câmeras, os softwares de computador e os algoritmos de Inteligência Artificial.

Assim como os personagens do livro de Orwell, nós estamos hoje buscando maneiras de escapar do olhar do “Big Brother”, ou seja, das câmeras no cotidiano.

A popularidade das máscaras antivigilância nas redes sociais

Nas redes sociais, as máscaras antivigilância estão ganhando popularidade. A tendência tem sido disseminada por vários portais de notícias de tecnologia e de usuários, que compartilham suas experiências e opiniões sobre os modelos já disponíveis no mercado. O lado positivo dessa viralização de vídeos e postagens é que o tema sobre proteção de dados tem ganhado mais notoriedade, ajudando a aumentar a conscientização sobre questões relacionadas à vigilância.

Para funcionar, as máscaras antivigilância devem ser feitas de material especial, capaz de absorver a luz de maneira a confundir sensores e IAs. Seu design (com padrões “confusos” e texturas) também tem que ajudar a distorcer as características faciais das pessoas. Por fim, essas máscaras precisam ser confortáveis e até estilosas, pensando em combinar com diferentes estilos de roupas. Claro que lembrando que tudo isso não tem a ver com estética, mas uma declaração (quase que política) contra a invasão de privacidade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

máscaras antivigiância

Soluções mais realistas para esse problema tão complexo

Além das máscaras antivigilância, há outras maneiras de preservar a privacidade no mundo digital:

  • Adote aplicativos de mensagens criptografadas. Eles protegem a comunicação contra interceptações.
  • Desative o compartilhamento de localização em dispositivos móveis para evitar rastreamentos desnecessários.
  • Exija políticas de privacidade mais fortes. Participe de campanhas que promovam regulamentações contra o uso abusivo de dados.

Essas pequenas ações são passos significativos em direção a uma maior proteção da identidade no mundo digital.

Os desafios de privacidade que o futuro nos reserva

A cada dia, mais pessoas reconhecem os riscos da vigilância em massa. Esperamos que essa batalha seja vencida pela autonomia individual! Todavia, não podemos desmerecer os desafios que virão pela frente com o avanço das tecnologias. Muitas invenções de engenharia serão lamentavelmente utilizadas para práticas ilícitas em diversos contextos. Precisamos nos manter vigilantes! Por aqui, no Engenharia 360, continuaremos a trabalhar para educar o público sobre os riscos associados à vigilância digital.

Veja Também: Finalmente! Nova tecnologia de abafador de som permite chamadas em público sem irritar ninguém


Fontes: Quora, Hackernoon.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo