Engenharia 360

As 6 cidades mais perfeitas... de acordo com a Ciência

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 09/09/2022 4 min

As 6 cidades mais perfeitas... de acordo com a Ciência

por Simone Tagliani | 09/09/2022
Engenharia 360

O que é belo? Nossa, essa pergunta já resultou em discussões acaloradas ao redor do mundo. É porque a resposta para isso é muito subjetiva, não importa se tentamos seguir algum critério. Sempre será difícil classificar adequadamente alguma coisa como sendo bela. Em contrapartida, existe algo chamado senso comum ou popular, que podemos usar como base. Isso valeria, por exemplo, para dizer quanto uma cidade seria atrativa ou até “instagramável”.

Pois bem, analistas do site Online Mortgage Advisor, do Reino Unido – que é uma plataforma utilizada por corretores de imóveis -, usaram o Google Street View e seus conhecimentos de Arquitetura para fazer um estudo de cidades famosas ao redor do mundo. A partir disso, montaram um ranking das cidades mais bonitas do mundo na atualidade. E o critério utilizado para a classificação foi a proporção áurea nos edifícios e ruas. Isso é o que serviu como base de cálculo que responderia quais endereços se aproximariam da perfeição matemática. Ou seja, é a Ciência que responde!

O ranking das cidades mais bonitas e perfeitas do mundo

Atenas

Localizada na Grécia. É composta de construções em diferentes estilos arquitetônicos, sendo uma referência da arquitetura da antiguidade, do clássico ao neoclássico. Inclusive, foi o matemático grego Euclides que citou pela primeira vez a proporção áurea, na sua obra ‘Os Elementos’, há 2300 anos. Mas é importante ressaltar também a influência romana em seu tecido urbano e de outros povos por conta de sucessivas tomadas do território ao longo da história, a exemplo dos otomanos.

cidades do mundo
Imagem reproduzida de Blog Andarilho

Nova York

Esta cidade americana é, talvez, a mais cosmopolita do mundo. Portanto, seu tecido urbano é composto de construções dos mais variados e diversificados estilos arquitetônicos, traduzindo as influências dominantes em diferentes períodos históricos. As edificações mais antigas, ainda preservadas, apresentam fachadas neoclássicas. Outras possuem detalhes de influência renascentista, barroca e de vanguarda moderna. Mas é claro que nos encantamos hoje pelas obras contemporâneas.

cidades do mundo
Imagem reproduzida de Hoteis

Veja Também: Quais são as cidades mais populosas do mundo?

Praga

A capital da República Checa é realmente muito bonita. E ela é considerada uma cidade sobrevivente, pois resistiu aos bombardeios da Segunda Guerra. Ainda bem, pois, assim, podemos ver ainda em seu tecido urbano obras em estilos medievais, como o romântico e o gótico, muito bem preservadas. Inclusive, não à toa que seus prédios são considerados pela Unesco patrimônio da humanidade.

cidades do mundo
Imagem reproduzida de bekesmmk

Barcelona

Agora vamos falar da Espanha. Barcelona apresenta em seu tecido urbano importantes tesouros da Arquitetura, como obras de Antoni Gaudí. Outro estilo predominante no centro histórico é o gótico, sem contar as construções projetadas por modernistas e vanguardistas. Hoje, a paisagem da cidade expõe uma belíssima mescla de cores e formas, com volumetrias de traços clássicos e contemporâneos. É espetacular!

cidades do mundo
Imagem reproduzida de Euro Dicas Turismo

Veja Também: As 5 melhores cidades para estudante

Roma

Os romanos, assim como os gregos, contribuíram de forma bastante significativa para o estudo da Arquitetura e Engenharia Civil. Foram eles que inventaram o cimento, as estruturas em arco e mais. Muitas das técnicas construtivas que eles criaram são utilizadas ainda nos dias de hoje. É preciso destacar a beleza de algumas de suas obras, como aquedutos e basílicas, que fazem com que esta cidade seja uma das mais visitadas da Itália e do mundo.

cidades do mundo
Imagem reproduzida de KAYAK

Veneza

Surpreendentemente, o site OMA classificou em primeiro lugar não Atenas ou Roma, mas Veneza, na Itália. Esta cidade é, em termos urbanísticos, muito diferente das demais, por conta dos seus canais e pequenas ilhas rigorosamente bem projetadas sobre terreno pantanoso. Quanto às construções, Veneza é composta de muitos palácios góticos e renascentistas, além das obras de influência bizantina e otomana.

cidades do mundo
Imagem reproduzida de Viagem e Turismo

A saber, de acordo com os cálculos da OMA, Veneza atingiu 83,3% de proximidade com a proporção áurea.

Então, você concorda com esta lista? Se você fosse montar seu próprio ranking de cidades mais bonitas e perfeitas do mundo, quais critérios de classificação escolheria e que regiões do mundo colocaria nas primeiras posições? Escreva para nós na aba de comentários!

Veja Também: Conheça a história de Mackintosh, o designer ícone da vanguarda moderna


Fontes: Mega Curioso.

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais e Jornalismo Digital; estudante de Marketing; e proprietária da empresa Visual Ideias.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo