Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

8 dicas para aprender inglês mais rápido

por Jéssica Dias | 28/09/2014
Copiado!

Todos sabemos a importância de aprender Inglês, porém muitas pessoas têm dificuldades para aprender a língua e/ou não tem muito tempo disponível para estudar. Assim, neste post reunimos algumas dicas que podem te ajudar a dominar melhor o idioma.

como-estudar-ingles

  1. Descubra algo que funcione pra você.

    Parece vago, mas é um passo muito importante para o aprendizado descobrir aquilo que funcione melhor pra você. Somos todos diferentes, talvez o método que funcione pra mim não funcione tão bem pra outras pessoas. Por exemplo, eu tenho muita facilidade em decorar músicas – até quando eu não quero -, então eu uso essa habilidade em benefício do meu aprendizado: ouço minhas músicas favoritas em inglês e, consequentemente decoro as letras, o que me ajuda tanto no vocabulário quanto em algumas estruturas da língua. Talvez você goste mais de assistir filmes, seriados, ou até mesmo prefira ler um livro, estudar a gramática… Não importa! Descubra algo que funcione pra você, mesmo que pareça bobo.

  1. Ao escolher onde fazer seu curso de inglês, pesquise sobre o método.

    Deixando de lado outros fatores inerentes à escolha da sua escola de inglês (preço, distância, horários, etc), seria interessante se você pudesse conhecer o método da escola antes de fazer sua matrícula. Por quê? Seguindo o raciocínio do item 1, há métodos que podem funcionar melhor pra você.  Franquias de cursos de inglês como têm técnicas diferentes de ensino e, em geral, eles permitem que você faça uma aula gratuita antes de se inscrever. Se você tiver a chance, faça uma aula e veja se você se adapta ao estilo da escola.

foco-estudar-ingles

  1. Acompanhe blogs, fóruns e canais sobre o assunto

    Existem blogs com fóruns super úteis onde nativos, pessoas que falam inglês fluente e estudantes em geral compartilham seus conhecimentos e respondem dúvidas. Eu acompanho e recomendo o English Experts e o Inglês Na Ponta da Língua. Um canal do Youtube bem conhecido é o da Julia Jolie, onde ela compartilha suas experiências, conta sua rotina de aprendizado e muito mais.

  1. Use aplicativos de celular

    Se você possui um aplicativo Podcast (Baixe aqui para iOs) no seu celular, você pode seguir canais como English Experts Podcast, ESLpod (English as a Second Language Podcast), Inglês na Ponta da Língua Podcast e Embrocast – Aprenda Inglês Cantando. Além deste, um app bem famoso é o Duolingo, que inclusive ensina não só a língua inglesa, mas também outros idiomas. Para o caso de querer saber a tradução de uma palavra rapidinho, você pode baixar o aplicativo do Google Translate.

dicionario-michaelin

  1. Use dicionários online e dicionários de sinônimos em inglês

    Se você já passou do nível básico, pode tentar usar dicionários online e dicionários de sinônimos em inglês. Pode ser difícil no começo, mas ajuda e muito pois você vai se adaptando a não ler a tradução das coisas que você quer aprender. Para dicionário você pode consultar o Macmillan, American Heritage ou Oxford; para dicionário de sinônimos eu sugiro o Thesaurus.

  1. LyricsTraning

    Se você é como eu e curte aprender ouvindo música, talvez goste do site LyricsTraining. Funciona assim: você escolhe a música com a qual deseja jogar (existe um marcador dizendo se a música é fácil, média ou difícil), o nível de dificuldade e aperta o play. A música vai tocar e a letra vai aparecer com algumas palavras faltando, o objetivo é que você ouça e digite essas palavras até completar a música. É um bom exercício para melhorar tanto a sua habilidade de ouvir quanto a de escrever corretamente as palavras. Existem músicas disponíveis em várias línguas.

estudo-ouvindo-audio-blog-da-engenharia

  1. Procure conteúdos específicos para sua necessidade

    Se você for prestar alguma prova específica, como Toefl ou Ielts, faça uma pesquisa! Você encontrará vários conteúdos relacionados diretamente a essas provas, o que pode facilitar na hora do teste real.

  2. Pratique!

    Se você tem algum amigo que também faz curso de inglês, ou mesmo conhece alguém que mora fora do país ou fala inglês fluente, aproveite! Comunique-se o máximo que você puder na língua que você está aprendendo, isso é fundamental para adquirir fluência. Não tenha vergonha de errar, é o primeiro passo para o seu aprendizado.

E você, tem alguma dica pra compartilhar? Já conhecia esses sites? Deixe aqui nos comentários!

Copiado!
Engenharia 360

Jéssica Dias

Engenheira de Produção formada pela UENF com mais de dois anos de experiência em cadeia de suprimentos (supply chain), passando por funções nas áreas de logística, processos e planejamento de materiais. Apaixonada por tecnologia, leitura, ensinar o que sei e ajudar a outras pessoas a serem melhores em suas carreiras.

Comentários