A Anotação de Responsabilidade Técnica é um importante instrumento do trabalho do Engenheiro. Já fizemos alguns textos bem bacanas sobre o tema, confira a seguir:
- Como fazer a carta de correção?
- Qual a diferença de Baixa, Cancelamento, Invalidação e Nulidade?
- Como cancelar?
- Como verificar autenticidade?
- Será que este documento tem validade?
- Como dar baixa?
- Quais tipos de documento um engenheiro de produção pode assinar?
- Como emitir?
Agora, no texto a seguir, vamos entender como dar baixa no documento de Anotação de Responsabilidade Técnica, e por que isso é importante. Confira!
O que significa 'Baixa' de ART?
Realizar o processo de 'Baixa' de ART - Resolução 1025/09 do CONFEA - é a melhor maneira do profissional informar ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) a conclusão da obra ou distrato de um contrato. Ou seja, que encerrou a sua participação em uma determinada atividade, garantindo os seus direitos autorais e definindo os limites da responsabilidade técnica.
Por que dar baixa?
- quando houver a conclusão da obra/serviço;
- paralisação;
- distrato;
- interrupção por rescisão contratual;
- substituição do profissional no mesmo contrato; e
- distrato.
Importância
Alguns especialistas consideram a Baixa da ART tão importante quanto o registro da ART. Isso porque deixar essa documentação aberta, em situação anormal, pode trazer problemas no futuro.
"A ART é um documento que possui data de início e fim, valendo durante este período. Assim, se ocorrer o fim da atividade e não ocorrer a baixa, a responsabilidade do profissional permanece em aberto.",
"(...) o procedimento não exime o profissional ou a pessoa jurídica contratada das responsabilidades administrativa, civil ou penal pelos serviços executados."
LEIA MAIS
- gerente do Crea-MG, engenheiro civil Luís Pimenta.
Quais as opções de Baixa?
As opções de baixa de uma Anotação de Responsabilidade Técnica são:
- Conclusão de Obra/Serviço – Quando ocorre a conclusão da obra/serviço objeto do contrato anotado na ART (neste caso a ART deverá estar quitada);
- Duplicidade de ART – Cancelar ART’s preenchidas em duplicidade, devendo informar a ART válida.
- Distrato Total – Para cancelar uma ART onde a obra ou serviço NÃO FOI INICIADO. Neste caso deverá ser preenchido o campo para atualização de endereço, informando, números, ponto de referência (informações que facilitem a localização da obra).
Quem pode solicitar a Baixa?
Podem fazer o pedido de Baixa de Anotação de Responsabilidade Técnica os profissionais devidamente habilitados com registro ou visto no CREA.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Local para solicitação
A Baixa de uma Anotação de Responsabilidade Técnica deve ser feita por meio eletrônico, dentro do site do CREA - melhor dizendo, dentro do CreaNet Profissional. Este é o único órgão responsável por emitir os formulários necessários para isso. O caminho correto é acessar a área de preenchimento de ART, clicando em 'Tipo de ART', depois 'Distrato de Contrato', registrando as atividades já executadas. E, neste caso, a ART anterior será baixada automaticamente.
O Engenharia 360 tem muito mais a compartilhar com você! Confira ao webstories a seguir!
Fontes: CREA-MG, Portal CREA-SC.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.