Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Quando dar baixa na ART? | 360 Explica

por Redação 360 | 27/08/2021

A ART é um instrumento importante na etapa inicial de um serviço. Mas se algo acontece e os planos mudam, é preciso fazer a sua baixa. Saiba mais!

A Anotação de Responsabilidade Técnica é um importante instrumento do trabalho do Engenheiro. Já fizemos alguns textos bem bacanas sobre o tema, confira a seguir:

Agora, no texto a seguir, vamos entender como dar baixa no documento de Anotação de Responsabilidade Técnica, e por que isso é importante. Confira!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

ART
Imagem extraída de Portal da Engenharia

O que significa ‘Baixa’ de ART?

Realizar o processo de ‘Baixa’ de ART – Resolução 1025/09 do CONFEA – é a melhor maneira do profissional informar ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) a conclusão da obra ou distrato de um contrato. Ou seja, que encerrou a sua participação em uma determinada atividade, garantindo os seus direitos autorais e definindo os limites da responsabilidade técnica. 

Por que dar baixa?

  • quando houver a conclusão da obra/serviço;
  • paralisação;
  • distrato;
  • interrupção por rescisão contratual;
  • substituição do profissional no mesmo contrato; e
  • distrato.

Importância

Alguns especialistas consideram a Baixa da ART tão importante quanto o registro da ART. Isso porque deixar essa documentação aberta, em situação anormal, pode trazer problemas no futuro.

“A ART é um documento que possui data de início e fim, valendo durante este período. Assim, se ocorrer o fim da atividade e não ocorrer a baixa, a responsabilidade do profissional permanece em aberto.”,

“(…) o procedimento não exime o profissional ou a pessoa jurídica contratada das responsabilidades administrativa, civil ou penal pelos serviços executados.”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

– gerente do Crea-MG, engenheiro civil Luís Pimenta.

Quais as opções de Baixa?

As opções de baixa de uma Anotação de Responsabilidade Técnica são:

  • Conclusão de Obra/Serviço  Quando ocorre a conclusão da obra/serviço objeto do contrato anotado na ART (neste caso a ART deverá estar quitada);
  • Duplicidade de ART – Cancelar ART’s preenchidas em duplicidade, devendo informar a ART válida.
  • Distrato Total – Para cancelar uma ART onde a obra ou serviço NÃO FOI INICIADO. Neste caso deverá ser preenchido o campo para atualização de endereço, informando, números, ponto de referência (informações que facilitem a localização da obra).

Quem pode solicitar a Baixa?

Podem fazer o pedido de Baixa de Anotação de Responsabilidade Técnica os profissionais devidamente habilitados com registro ou visto no CREA.

Local para solicitação

A Baixa de uma Anotação de Responsabilidade Técnica deve ser feita por meio eletrônico, dentro do site do CREA – melhor dizendo, dentro do CreaNet Profissional. Este é o único órgão responsável por emitir os formulários necessários para isso. O caminho correto é acessar a área de preenchimento de ART, clicando em ‘Tipo de ART’, depois ‘Distrato de Contrato’, registrando as atividades já executadas. E, neste caso, a ART anterior será baixada automaticamente.


Fontes: CREA-MG, Portal CREA-SC.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.