Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Como os pais influenciam e podem ajudar na escolha da engenharia

por Patrícia Pereira Pacheco | 13/08/2017
Copiado!

De maneira geral, são os pais quem acompanham o crescimento dos filhos, têm a função de educar, levar à escola e, com o passar do tempo, aconselhar e tentar mostrar o melhor caminho. São eles a influência dos filhos – e até mesmo a inspiração – para seguir um determinado estilo de vida ou carreira.
Na decisão da profissão não é muito diferente. De uma forma ou de outra, os pais acompanham esse processo e até opinam – idealmente levando em conta a vontade dos filhos, já que a graduação é algo para a vida toda.

Fonte: Pixabay.

No caso de uma faculdade de engenharia, como os pais podem ajudar a tirar as dúvidas e a decidir qual delas seguir? A engenharia é um campo extremamente amplo e complexo e é comum observar muita indecisão ao se deparar com tantos caminhos. Muitas vezes os pais querem dar aquela ajudinha, pensando no melhor para os filhos.

Então, o que fazer?

A habilidade com números e o gosto pela área de exatas dão vazão à escolha pela engenharia. Os pais podem motivar os filhos a aprimorar essas habilidades e incentivar na busca para entender as variadas funções das engenharias através das universidades, internet, notícias, atividades e exames. Se os pais possuem algum conhecimento na área, ótimo. Assim é possível perceber se pais e filhos se identificam profissionalmente.
Questionar e apoiar para que eles mesmos encontrem as respostas relacionadas às suas vontades, fazer com que eles identifiquem aquilo que fazem de melhor e querem para si também pode ajudar a identificar a área de atuação.
A identificação pode começar pela facilidade de solucionar problemas, habilidade de desenhar, fazer cálculos rápidos, inventar coisas novas, pesquisar… Depois, observar em qual área isso pode ser aplicado, ou o que mais chama sua atenção: o tipo de indústria, máquinas, trabalho individual ou em equipe, facilidade de lidar com a pressão, tanto na graduação quanto na profissão.

Fonte: Pixabay.

Deve-se sempre ter em mente que as dificuldades vão vir, em todas as fases. E é exatamente aí que a influência dos pais é importante. Eficaz mesmo é contribuir com a personalidade e autoestima dos filhos, fazê-los entender o que é certo, ajudá-los a descobrir seus caminhos, e estar presente para apoiar e aconselhar.

A importância do apoio

É  importante lembrar que apoio é algo contínuo e que de maneira alguma algo deve ser forçado e exigido. Nenhum profissional deve ter esse peso a mais nas costas. O que vale é habilidade, vontade e afinidade com a profissão.
A escolha de fato é individual e sempre vão haver dúvidas, afinal, é muita coisa para escolher. Mas a presença de alguém que quer ver os filhos bem, e que está disposto a se comunicar e ajudar de todas as formas faz dos filhos pessoas mais confiantes. O estudo e a busca são dos filhos. O afeto, o ensino e o apoio, dos pais.

Copiado!

Comentários