Se você é da área da Engenharia, já sabe que ART significa 'Anotação de Responsabilidade Técnica' e que este documento faz parte do programa de fiscalização das entidades CONFEA/CREA. Trata-se de um registro eletrônico de serviços e obras que beneficia a sociedade, bem como empresas e os profissionais envolvidos - contratantes e contratados. Se quiser saber melhor o que significa o que é ART, recomendamos que leia este artigo clicando aqui!
Agora, por diversos motivos, você, profissional, pode querer mexer neste registro. Daí é que vem a dúvida: "Devo dar baixa, cancelar, invalidar ou anular de vez este documento?". Bem, estas são operações diferentes! Trouxemos algumas explicações relevantes sobre isso neste texto! Confira!
1.Baixa de ART
Digamos que você emitiu uma ART porque começou um serviço. Quando este chega ao fim - ou pelo menos a sua responsabilidade sobre - deve-se dar baixa no documento. Do contrário, pode haver problemas judiciais, pois você ou sua empresa continuará sendo cobrados!
Para dar baixa em ART, é preciso preencher um requerimento no site da respectiva região onde foi realizado o serviço e registrado o documento. É importante lembrar que existe um formulário para contratantes e outro para profissionais contratados. Para saber mais sobre o passo-a-passo, clique aqui.
2.Cancelamento
Agora, vamos supor outra situação; que aconteceram problemas durante a execução do seu serviço de Engenharia. Por exemplo: seu cliente desistiu de tocar adiante a obra e ouve até uma rescisão contratual. Daí, neste caso, o que se deve fazer é o cancelamento de ART. Isto irá ajudar a esclarecer para o CREA, governo e sociedade os limites da sua participação como profissional no caso e resguardá-lo caso o contratante dê continuidade ao serviço. Para entender como cancelar uma ART, clique aqui!
3.Invalidação
Invalidar um documento é fazer com que ele não tenha mais validade! Mas isto só vale para ARTs que não foram registradas! Por qual motivo você faria isso? Se o documento foi emitido, mas com alguma informação errada ou se o boleto gerado para pagamento venceu. Então, nesse caso, é necessário fazer uma solicitação através do protocolo de “outras solicitações” na plataforma do CREA.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
4.Nulidade de ART
'Nulidade' significa 'tornar algo nulo'! Por quê? Digamos que você preencheu direitinho a ART, mas não foi bem exato nas informações que deu e, agora, está arrependido de ter enviado o documento. São outros motivos que justificariam isso:
- Incompatibilidade entre as atividades desenvolvidas e as suas atribuições;
- Você ter emprestado seu nome a pessoas físicas ou jurídicas sem a sua real participação nas atividades técnicas descritas na ART, após decisão transitada em julgado;
- Quando for caracterizada outra forma de exercício ilegal da profissão;
- Quando for caracterizada a apropriação de atividade técnica desenvolvida por outro profissional habilitado; e
- Quando for indeferido o requerimento de Regularização da obra ou serviço a ela relacionado.
O Engenharia 360 tem muito mais a compartilhar com você! Confira ao webstories a seguir!
Fontes: CREA-PE, CREA-PA, CREA-MT, CREA-MG.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários

Redação 360
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.