Matemática é difícil, mas será que ela dói?
Segundo pesquisadora da Universidade de Chicago, quando se está prestes a enfrentar um problema matemático complexo, o grau de ansiedade de uma pessoa pode desencadear atividades cerebrais parecidas com as registradas quando há algum perigo físico. Em algumas hipóteses, tais atividades podem ainda causar dor. “A sensação pode ser similar a queimar a mão em um forno quente”.

Surpreendentemente, é o momento pré-cálculo que leva os ansiosos a desencadearem tais reações. “Não é a matemática em si que dói, mas a antecipação de que será necessário resolver um problema”, explica a pesquisadora.
E aí, você já sentiu algo estranho na hora dos cálculos da engenharia? A matemática dói para você? Comente!
Leia também:
- USP e UNICAMP oferecem cursos de Cálculo e Física gratuitos e completos no YouTube
- Entenda a importância do memorial descritivo e de cálculos na engenharia
- Engenharia ou arte? – Parte 2: o professor que transforma cálculos em obras de arte
- Desvendando o truque do cálculo de porcentagens que está bombando na internet
- 6 Dicas para estudar no ciclo básico da Engenharia
- Estudar sozinho ou em grupo: qual a melhor opção?
- Você sabe qual é o melhor horário para estudar?
- O que todo calouro precisa saber sobre estudar engenharia

Eduardo Mikail
Engenheiro Civil e empresário, tem o empreendedorismo como estilo de vida. Já trabalhou em uma das maiores construtoras do país e hoje é sócio-fundador da Mikail Engenharia, além do portal Engenharia360.com, um dos pioneiros e maiores veículos especializados no Brasil. É formado também em Administração com especialização em Marketing pela ESPM. Adora viajar e adquirir conhecimento, pois acredita que é a maior riqueza do ser humano. Busca constantemente transformar as dificuldades em desafios. Segue lá no Instagram @eduardomikail