O ciclo básico da engenharia pode ser a fase mais difícil do curso. Afinal, serão muitas matérias como cálculo e física que servem “apenas” para estimular o raciocínio lógico. Com isto, separamos 6 dicas para você se dar bem nesta fase do curso!
Tenha uma rotina de estudos
Estudar diariamente, e ter uma rotina de estudos são válidos não só para o ciclo básico da engenharia. É uma dica que você deve usar durante todo o curso.
Durante o início do semestre, quando você montar sua grade, faça um calendário pessoal. Tente separar somente 2 horas de estudos por dia, quando for melhor para você. Cumpra o seu horário, e se necessário coloque avisos no seu celular para te lembrar que aquela hora serve para os seus estudos!
Vai ter aula de cálculo a noite? Tente achar um horário vago na sua grade para estudar aquela matéria antes de ir para a aula! Estuda pela manhã? Separe um período durante a tarde para revisar o que já foi estudado.
Faça resumos
No ciclo básico da engenharia temos muita dificuldade em fazer resumos! Afinal, todas as matérias possuem muito cálculo e não é nada fácil separar a teoria da prática.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Durante os meus estudos, uma coisa que me ajudava bastante era deixar anotações teóricas ao lado de algum exercício. Escreva de caneta colorida, ou de qualquer outro jeito que te chame a atenção. Quando estiver em período de provas, você pode se basear nas suas próprias anotações para refazer apenas os exercícios que tiveram mais anotações. Você provavelmente irá anotar mais sobre o que você teve mais dificuldade. Com isto, ficará mais fácil separar a parte mais difícil daquela matéria.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Anote todas as fórmulas em uma folha separada
Eu usei esta técnica durante todo o meu curso, não somente no ciclo básico da engenharia! Separe a primeira folha do seu caderno para as fórmulas. Também, não se esqueça de anotar o nome da matéria associada a ela.
Ficará mais fácil resolver um exercício quando você tem aquele dado separado do resto da matéria. Além disto, facilitará a sua memória a gravar aquela fórmula tão importante, que você vai precisar depois!
Procure provas antigas
Sempre temos na nossa sala de engenharia um amiguinho que já fez aquela matéria 500 vezes. Ele provavelmente tem, o modelo das provas antigas. Se ele não tiver a prova em si, ele tem alguma noção de qual exercício cai parecido na prova.
Procurar pelas provas antigas, principalmente durante o ciclo básico da engenharia, significa sair da zona de conforto. Afinal, você deve expandir seu ciclo de amigos, fazer amizades com pessoas novas. E porque não relacionar isto com o seu networking no futuro? Todos ali serão engenheiros! Um dia, cada pessoa que estudou com você estará levando uma vida diferente. Procure manter contato, use sua capacidade de interagir com novas pessoas a seu favor.
Use o mínimo de tecnologia possível
Você pode ser como eu, que ao entrar para a engenharia achou que se livraria facilmente dos papéis e canetas. Softwares como o WolframAlpha podem te ajudar muito ao conferir uma resposta de cálculo. Eu não só concordo, como já usei muito!
Porém, as tecnologias em geral podem ser uma terrível forma de distração. Se você não consegue se livrar do Whatsapp, nem das redes sociais, deixe seu celular longe enquanto estiver estudando. Portanto, procure a resolver os exercícios sempre com papel e caneta. Afinal, na maioria dos casos, sua avaliação não será online.
Procure se livrar da ansiedade
A ansiedade também pode te causar um bloqueio na sua memória. Embora estudar muito tenha sua importância, tudo em excesso faz mal. Sempre faça exercício físico para aliviar o stress, e se necessário procure ajuda profissional. Lembrando que, o ciclo básico da engenharia representa o início da faculdade, muitas coisas estão mudando na sua vida. Também, uma mudança de hábitos acontecerá de forma natural.
Portanto, procurar ajuda profissional, de um terapeuta, durante este período pode ser fundamental para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, durante a caminhada para se tornar um engenheiro.
Leia também:
8 Dicas para otimizar os estudos sem surtar
3 Certificações necessárias para fazer pós graduação em engenharia fora do Brasil
Como optei por um curso de mestrado na Espanha
Comentários
Beatriz Zanut Barros
Engenheira de Energia; formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; com Mestrado em Energia Renovável pela Universitat Politècnica de Catalunya, em Barcelona; profissional no setor de armazenamento de energia com vasta experiência em expansão de sistemas de transmissão e análise de mercado de energia em países latino-americanos.