Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Você sabe qual é o melhor horário para estudar?

Engenharia 360

4 min

POR Eduardo Mikail 29/03/2020

Você já reparou que todo mundo parece ter um melhor horário para estudar? Há os que estão mais dispostos pela manhã e os que preferem a tarde ou a noite (nenhum horário não é uma opção). Mas, qual deles é melhor?

Antes de ir para o texto, a gente preparou um vídeo especial que vai te ajudar a encontrar o seu melhor horário para estudar. Vem conferir nossas dicas:

Confira também a versão podcast:

Além da falta de concentração, quando pensamos nos problemas relacionados à dificuldade de sentar e estudar, volta e meia caímos no sono. Não importa o quanto você durma, é bem provável que sempre vai bater aquele soninho em alguma hora do dia.

Esse sono vem em horários diferentes, dependendo do seu perfil. Se excluirmos o grupo de pessoas que têm o sono desregulado por causa de exigências da rotina e pensarmos em quem dorme o suficiente ou bem perto disso, sempre encontramos diferenças entre grupos.

Há pessoas que são matutinas, que levantam cedo sorrindo e cantando e normalmente dormem cedo. Por outro lado, há os que preferem acordar tarde (e talvez levantem rabugentos pela manhã) e que durante a noite parecem ligados na potência máxima, conseguindo permanecer acordados até de madrugada. Há, ainda, o curioso caso das pessoas que conseguem acordar bem depois de pouquíssimas horas de sono e as que permanecem com sono após muitas horas de descanso.

É claro que, se você dorme o insuficiente para o seu perfil, a tendência é de que fique cansado durante o dia e o rendimento não é o mesmo. Mas sabemos que isso é difícil, principalmente para quem concilia estudos e trabalho (#agentequelute).

Quando pensamos nessa busca pelo melhor horário para estudar, normalmente nos deparamos com o termo “ritmo circadiano”, que é o período de 24 horas que regula seu ciclo biológico. Há, inclusive, vários distúrbios do sono que podem estar relacionados ao ritmo circadiano.

imagem de ritmo circadiano com os horários de cada item relacionado que ocorre no organismo
Ritmo circadiano. Imagem: biohackerway.com.br

Modo zumbi off

Não adianta tentar virar zumbi e dizer que dormir é para os fracos: todo mundo precisa dormir. Se você não dorme o quanto seu corpo precisa, vai precisar de um milagre bem grande para te deixar acordado e bem disposto no dia seguinte. Afinal, ficar sem dormir acarreta consequências como falta de concentração, cansaço, dor de cabeça e outros.

O que é melhor para você: passar a noite estudando e no dia seguinte não conseguir fazer uma prova importante ou descansar (pelo menos algumas horas) e depois estudar/fazer a prova com a cabeça fresca? Obviamente, isso depende, já que há pessoas que conseguem passar a noite em claro e estar bem no dia seguinte (mas não conseguem repetir isso por muitos dias seguidos) e há os que se arrastam por aí se tiveram uma noite ruim.

Já deve ter ficado claro, depois de tudo isso que falamos, que o melhor horário para dormir depende de você, certo? Então, o jeito de descobrir qual o melhor horário para você estudar é, infelizmente, o bom e velho empirismo, ou seja, a experiência. Você precisa testar diferentes horários até encontrar o que seu rendimento é melhor (além de ter um ambiente ideal de estudo).

homem jovem dormindo em sua mesa enquanto estuda
Imagem: myperfectfit.tempur.com

O relato de um estudante de engenharia

Fomos lá no Quora descobrir o que os próprios estudantes pensam sobre o assunto. Curiosamente, encontramos uma resposta de um estudante de engenharia. Ele compartilha sua experiência frustrante na tentativa de encontrar um horário para estudar e também como encontrou uma solução.

Para começo de conversa, ele admite a verdade que define vários estudantes atualmente: eu estudo porque eu tenho que estudar. A seguir, ele relata que já leu muita coisa sobre o assunto e nada ajudou realmente. O que realmente fez efeito foi a experiência (e o famoso método das tentativas).

Segundo esse estudante, há quem diga que a manhã é melhor por pegar o seu cérebro recém-descansado (se você tiver dormido, é claro) e os que afirmam que a noite é melhor (por haver menos distrações). Ele tentou de tudo e observou que sempre sentia sono pela manhã e conseguia, no máximo, estudar por uma hora/ uma hora e meia. Além disso, não conseguia acordar no horário que gostaria quando dormia mal.

Nas tentativas durante a noite, percebeu que seguia firme durante até uma hora da manhã e que era mais fácil estudar o almejado. Ele conseguia estudar por cerca de duas horas. O problema é que isso atrapalhava o rendimento no dia seguinte.

No final, ele não conseguiu balancear os prós e os contras de cada método e nenhum deles trouxe o resultado que ele desejava, que era estudar por períodos mais longos. A solução, então, foi adaptar o sistema de acordo com o que era melhor para ele. Assim, identificou os horários que conseguia estudar melhor durante a noite e alterna com dias que dorme bem e estuda pela manhã.

horário de estudar
horário para estudar
ritmo circadiano
Sono

Eduardo Mikail

Engenheiro Civil, empresário e empreendedor digital. É fundador do Engenharia 360 e sócio-fundador da Bronks content., produtora de conteúdo e projetos digitais. Formado em Engenharia Civil e Administração com especialização em Marketing pela ESPM, já trabalhou em uma das maiores construtoras do país e hoje está à frente da Mikail Arquitetura e Engenharia. Interessado por tecnologia, iGadgets e nas horas vagas curte viagens, música e fotografia. Segue lá no Instagram @eduardomikail

mais
Engenharia 360 Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

6 Resultados
3 redes sociais profissionais que você deve criar um perfil
Construtora x incorporadora: entenda a diferença
Jeff Bezos: o engenheiro e homem mais rico do mundo
Como e qual universidade escolher para cursar Engenharia?
Brasil terá sua maior usina de dessalinização construída no Ceará
20 Peças de Teatro disponíveis no YouTube para assistir na quarentena | Lista 360
Podcast 360

Ouça ou baixe podcasts exclusivos da engenharia

Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ