Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

O que todo calouro precisa saber sobre estudar engenharia

por Lucas Matheus | 10/10/2016
Copiado!

Quando começam as aulas, os estudantes de Engenharia já imaginam os inúmeros cálculos, as noites sem dormir e as provas de dar arrepio. Isso é “comum” para os alunos que já conhecem o mundo do ensino superior. Mas e os calouros? O que os novos integrantes da área precisam saber para evitar situações indesejadas ao final do tão aguardado 1º período?
 
sucesso2-blog-da-engenharia

A ansiedade e a curiosidade pelo início da faculdade ou universidade são normais na vida de todo estudante após o êxito atingido nas provas de vestibular. A partir do momento que se inicia o curso de graduação em qualquer área da Engenharia, o indivíduo está assumindo uma imensa responsabilidade com os estudos e assinando o seu termo de insônia. Mas, calma! O Blog da Engenharia tem algumas dicas para tornar o início dessa jornada mais simples e bem-sucedida.
sucesso1-blog-da-engenharia

+ CRIE O HÁBITO DE ESTUDAR

A grande carga de matérias da área de Exatas, como Matemática e Física, exige uma prática excessiva acerca de suas questões e problemas. A conservação de um hábito de estudar diariamente, ou na maioria dos dias da semana, prepara o estudante para os períodos mais puxados do curso e cria um estado de tranquilidade mental pela ideia de não estar acumulando o assunto ministrado em sala de aula.

+ ELABORE UM PLANEJAMENTO DE ESTUDOS

Estudar diariamente é fundamental para evitar o acúmulo de assuntos pendentes, e tão importante quanto esta prática é a elaboração de um quadro de planejamento de estudos. Saber dividir as horas dos dias entre aulas, estudo em casa e lazer é indispensável para quem deseja ter um aproveitamento exemplar. Não adianta se iludir pensando que estudar o dia todo funciona. Não! O corpo e a mente precisam de descansos e adicionar momentos para relaxar e/ou praticar atividades físicas faz bem.
sucesso6-blog-da-engenharia

+ EVITE ESTUDAR NA VÉSPERA DA PROVA

Quantas vezes já tivemos essa atitude durante o Ensino Fundamental e Médio, não é? Mas essa postura pode trazer grandes prejuízos para o boletim de qualquer estudante na Engenharia. Matérias da área Exatas não costumam ser aprendidas do dia para a noite, elas exigem uma carga de prática que você não conseguirá atingir em apenas um ou dois dias, e isso pode comprometer o seu semestre, já que ninguém deseja aos tão temidas DP’s (disciplinas pendentes).

+ NÃO DEIXE AS DÚVIDAS PARA TRÁS

É comum muitos alunos deixarem as dúvidas de lado e permitir que o professor prossiga com o conteúdo por achar que seu questionamento não é oportuno ou por medo de ser mal visto pelos demais colegas de classe. Não faça isso! A sua dúvida pode ser a mais de outras pessoas da turma e o ato de questionar o professor sobre assuntos oportunos relacionados à aula mostrará seu interesse exemplar diante da disciplina.
sucesso5-blog-da-engenharia

+ NÃO CONCEITUE AS MATÉRIAS INICIAIS COMO MENOS IMPORTANTES

Em geral, a grade curricular das Engenharia é dividida em três partes: Ciclo Básico, Ciclo Específico e Ciclo Profissionalizante. As matérias iniciais do curso pertencem ao Ciclo Básico e, algumas vezes, são menosprezadas por ministrarem alguns assuntos já vistos durante o Ensino Médio. Isso não pode ocorrer. Esses conteúdos são fundamentais para a construção de um suporte firme que irá sustentar todos os ensinamentos específicos posteriores e, quando precisar desse suporte, caso não o tenha, talvez não consiga recuperá-lo de modo satisfatório.

+ NÃO ENXERGUE O PROFESSOR APENAS COMO TRANSMISSOR DE CONTEÚDO

O professor que está diariamente à sua frente durante as aulas pode vir a ser seu colega de profissão no futuro e nada melhor do que ser bem comentado por quem lhe conhece. É inevitável que, ao surgirem oportunidades, os professores indiquem os melhores alunos e os mais esforçados durantes suas aulas, afinal de contas, os anos de experiência lhe dão a capacidade de enxergar um profissional competente em quem realmente merece. Explore ao máximo seus professores. Perguntar, questionar, discutir sobre os temas debatidos em classe e mostrar interesse sobre cada novidade que for apresentada na aula é um diferencial e tanto na sua relação com o professor.

+ PERSISTA!

Como já foi dito anteriormente, os cursos de Engenharia exigem uma grande carga de esforços, mas o retorno, sem dúvida, é glorificante. Não desista no meio do caminho, não deixe que algumas notas baixas desanimem seu sonho e, principalmente, dê o máximo de seu potencial em cada atividade que for fazer. Não deixe que algumas portas fechadas durante o caminho apaguem o seu brilho, afinal de contas, quem garante que a próxima porta não estará aperta para você?

Copiado!

Comentários