Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Estudar sozinho ou em grupo: qual a melhor opção?

por Kaíque Moura | 13/08/2020
Copiado!

Muitos preferem estudar sozinhos, enquanto outros só absorvem o conteúdo quando estão em grupos de estudo

Estudar nem sempre é uma tarefa simples, exigindo dedicação e disciplina por parte do estudante. Resolução de exercícios, leituras de textos e marcações com post-it já estão incorporados na rotina de muitos estudantes. E como todo conteúdo que é profundamente estudado, podem surgir algumas dúvidas.

Para saná-las alguns estudantes recorrem a professores, monitores e até colegas de turma. Porém, nem sempre esses agentes estão disponíveis no mesmo momento do surgimento de dúvidas. Uma das opções também é estudar em grupo. Mas, é melhor estudar sozinho ou estudar em grupo?

Mulher de camisa laranja pensando no conteúdo estudado ao lado de livros com números no fundo
Estudar não é uma tarefa simples. Imagem: querobolsa.com.br

Estudar sozinho

Muitos se sentem melhor quando estão sozinhos, visto que estudar sozinho permite um estudo aprofundado com maior aproveitamento na absorção do conteúdo.

Homem de camisa quadriculada estudando em frente a uma prateleira de livros
Créditos: blog.unifoa.edu.br

Vantagens em estudar sozinho:

  • Ritmo de estudo: Estudando sozinho você pode dar o ritmo que desejar ao seus estudos, permitindo que você possa realizar adequações no cronogramas, visto que é você que define o início e término, garantindo uma melhor organização;
  • Maior nível de concentração: Estudar sozinho permite que você foque completamente a sua atenção no estudo em questão, sem distrações para conversas paralelas entre colegas e barulhos externos. Afinal, nos estudos em grupo nem todos estão no mesmo ritmo e com a mesma pegada.

Desvantagens em estudar sozinho:

  • Falta de disciplina: Por incrível que pareça, estudar sozinho também dificulta na disciplina, visto que você é quem dita o ritmo dos estudos. Dessa forma, às vezes pode ocorrer uma falta de comprometimento com o cronograma elaborado;
  • Distração: Estudar sozinho também pode contribuir para uma distração maior com coisas que não agregam ao conteúdo, como uso de celular. Estando sozinho você não terá ninguém para te alertar caso você esteja distraído.

Estudar em grupo

Existem aqueles que preferem estudar com um grupo de pessoas, visando uma interação com diferentes visões do conteúdo estudado. Abaixo seguem as vantagens e desvantagem em estudar dessa forma:

estudantes na frente do computador estudando em grupo
Imagem: NESA by Makers via Unsplash

Vantagens em estudar em grupo:

  • Pluralidade de ideias: Estudar em grupo é sinônimo de diversidade de ideias. A sua dúvida pode ser a de mais de um dos colegas do grupo de estudo e juntos é possível buscar um entendimento do conteúdo, além de tentar tirar essa dúvida com os próprios colegas do grupo;
  • Motivação: essa motivação é gerada nas pessoas envolvidas, visto que mais pessoas debatendo um mesmo assunto possibilita eliminar muitas dúvidas e, dessa forma, aprimorar o conhecimento obtido. Sempre no grupo de estudantes tem aquele amigo que explica o conteúdo de um jeito mais fácil que o próprio professor da disciplina.

Desvantagens em estudar em grupo:

  • Barulhos excessivos: Um problema em estudos em grupo é o excesso de barulho. Às vezes, nem todos estão com o mesmo compromisso em estudar o assunto e acabam atrapalhando os outros com as chamadas “conversas paralelas”;
  • Lentidão: O ritmo de estudos em grupo pode ser um pouco mais lento. Isso pelo fato de nem todos possuírem o mesmo entendimento do conteúdo. O estudo em grupo torna-se eficaz quando todos estão no mesmo ritmo de aprendizado.

Diante disso, fica a seu critério escolher a melhor forma de estudar. Lembrando que não existe uma fórmula padrão para essa atividade. Cada pessoa tem a sua forma de estudar e, às vezes, para uma o aproveitamento em estudar sozinho é melhor e para outra debater o assunto em grupo é mais eficaz. Uma coisa é certa: nunca deixe de estudar. Conhecimento nunca é demais!

Leia também:

Referências: Acessa, Prealfa, Passeidireto, Stoodi.

E pra você? Qual é a melhor forma de estudar? Conta pra gente!

Copiado!
Engenharia 360

Kaíque Moura

Graduando em Engenharia de Produção no Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA) e Técnico em Mecânica pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Comentários