Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia ou arte? - Parte 2: o professor que transforma cálculos em obras de arte

por Larissa Fereguetti | 31/05/2019
Copiado!

Faz um tempinho que nós mostramos aqui no Engenharia 360 sobre o jovem que transformava seus cálculos em verdadeiras obras de arte. Agora, chegou a vez de conhecer o professor que faz a mesma coisa – e, certamente, deixa os alunos muito mais inspirados na hora de aprender a matéria.

engenharia ou arte
Imagem: instagram.com/@jurij0001

Engenharia ou arte?

O responsável pelas obras é Yuri Kovalenok, professor de física. Ele publica suas artes no Instagram (@jurij0001) e faz sucesso. Até o momento, sua conta possui pouco mais de cem postagens e cerca de 30,5 mil seguidores.

engenharia ou arte
Imagem: instagram.com/@jurij0001

Os desenhos são variados e vão desde leis de conservação de energia até o eletromagnetismo. E tem mais: tudo em belíssimas cores e contornos ricos em detalhes. Parece que cada desenho é especialmente feito para atrair os estudantes e mostrar que a física pode até ser um pouco (ou muito) difícil, mas é linda e, além disso, essencial para a compreensão de muitos fenômenos que nos cercam.

engenharia ou arte
Imagem: instagram.com/@jurij0001

Yuri Kovalenok também possui uma conta no Instagram onde divulga seus experimentos físicos e alguns desenhos (@fizikaotfizika) e um canal no YouTube (Interesting Physics – Física Interessante, em português). Assim, seja fazendo belíssimas obras de arte ou experimentos interessantes de física, o professor ensina uma lição ainda mais importante: a de levar ciência para todos.

engenharia ou arte
Imagem: instagram.com/@jurij0001

Experimentos simples podem fazer qualquer criança se apaixonar pela ciência e pronto, é assim que uma decisão de se tornar engenheiro(a) nasce. É essa versão da ciência, aquela descoberta em experiências divertidas e em aplicações práticas, que nos faz ter ainda mais vontade de mudar o mundo.

engenharia ou arte
Imagem: instagram.com/@jurij0001

Em um vídeo, por exemplo, Kovalenok ensina como começar uma chama de fogo usando água. Ficou curioso? É genial e mais simples que parece (e é uma lição de sobrevivência caso você vá parar em uma ilha deserta com uma bola como companhia, bem no estilo do filme Náufrago). Confira o vídeo abaixo:

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários