Engenharia 360

Descubra qual a diferença entre CAD e BIM

Engenharia 360
por Redação 360
| 19/12/2022 | Atualizado em 27/01/2023 3 min

Descubra qual a diferença entre CAD e BIM

por Redação 360 | 19/12/2022 | Atualizado em 27/01/2023
Engenharia 360

A tecnologia está, hoje, bastante evoluída dentro do segmento 'construção civil', sobretudo auxiliando num desenvolvimento mais preciso de projetos, que por sua vez acabam mais eficientes em termos de reaproveitamento de recursos naturais e além. E, nesse sentido, faz parte do trabalho dos arquitetos e engenheiros na atualidade as plataformas de CAD e BIM. Você está familiarizado com estes termos? Se não, confira o texto a seguir!

O que é CAD e BIM?

Como você deve saber, a demanda de trabalho dos projetistas hoje só é possível de ser realizada graças ao auxílio de softwares. De fato, seria impossível continuar a realizá-lo do mesmo modo, ou seja, manualmente. Ainda bem que, agora, temos tecnologias tão poderosas que permitem as representações virtuais tridimensionais com muita rapidez e precisão matemática. Isso inclui, como dito antes, as plataformas de CAD e BIM.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

CAD e BIM
Imagem reproduzida de CON Treinamentos

Mas, vamos à explicação! CAD quer dizer Computer Aided-Design ou Desenho Assistido por Computador. Um exemplo disso é o AutoCAD, que é um software desenvolvido pela Autodesk, para realização de desenhos 2D e modelos 3D. E tem ainda o BIM, que significa Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção. Trata-se de uma plataforma para desenvolvimento de projetos inteligentes. O Revit é um exemplo de software nesta linha.

Quais as vantagens de usar CAD e BIM na Arquitetura e Engenharia Civil?

Rapidamente, pela explicação anterior, já entendemos que CAD e BIM são tecnologias diferentes. Mas ambas proporcionam ao seu modo muitos benefícios para os designers da construção civil, fazendo parte de sua rotina profissional. Eis as suas principais vantagens:

  • CAD: possui uma variedade de ferramentas gráficas para desenvolvimento de projetos, com recursos que permitem criação, remodelação e dimensionamento de desenhos técnicos.
  • BIM: oferece conceitos e ferramentas que possibilitam a integração das etapas de construção, permitindo a visualização espacial de projetos em formato tridimensional, como modelagem paramétrica ou inteligente; também análise de orçamento, cronograma, etapas de obra, e mais.

Vale destacar como a ajuda destas tecnologias modernas, em especial o BIM, proporciona um trabalho mais eficiente no tratamento dos projetos e condução de obras, especialmente as mais complexas. Com a utilização do CAD e BIM as chances de projetos dados como finalizados com erros e prejuízos é menor, pois pode-se prever melhor detalhes de execução. Sem esses recursos, talvez fosse impossível conduzir as obras modernas com a segurança e eficiência que se deseja!

CAD e BIM
Imagem reproduzida de cad & bim services

São exemplos de áreas onde podem ser utilizados CAD e BIM:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

LEIA MAIS
  • arquitetura;
  • engenharia;
  • topografia;
  • design.

Então, afinal, qual a diferença entre CAD e BIM?

CAD e BIM diferem sob muitos aspectos. Com o CAD pode-se criar e editar desenhos 2D e 3D com sólidos, superfícies, objetos de malha, etc. No AutoCAD, por exemplo, basicamente trabalha-se com linhas e geometria básica e linear, com inúmeras aplicabilidades em projetos estruturais, arquitetônicos, hidráulicos, elétricos entre outros. Já com o BIM, em programas como o Revit, fazem-se modelagens 3D dos projetos conceituais, incluindo documentações, simulações de estruturas e etapas do planejamento, desde a fundação até o acabamento.

CAD e BIM
Imagem reproduzida de SDS Educa

Mas vale destacar que os escritórios de Arquitetura e Engenharia vêm exigindo muito mais conhecimento em BIM do que em CAD. Isso por esta tecnologia ser mais inteligente, reunindo, num mesmo arquivo, informações diversas sobre a obra, muito além da representação 3D. Isso quer dizer que, num mesmo modelo, tem-se a interação e contribuição de profissionais de diversas áreas envolvidos no empreendimento - como elétrica, hidráulica, arquitetura, contabilidade, entre outras.

Com o BIM pode-se agregar informações de maneira cíclica e sincronizada, facilitando a comunicação entre projeto e equipe para otimizar a entrega das obras.

Esse é o nível de exigência que clientes e mercado vão impor sobre profissionais da construção civil. E você, está preparado? Pois nós podemos lhe ajudar!

Confira o ‘Projete Fácil BIM’ aprenda sobre BIM e faça projetos de Engenharia até 70% mais rápido!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: IBEC Ensino.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo

Você não pode copiar conteúdo desta área