Estamos vivendo um período muito crítico, em que estamos à mercê das mudanças climáticas. Isso já tem comprometido até mesmo nossa segurança alimentar. Seria importante que pudéssemos obter mais dados sobre o clima e o meio ambiente do Brasil, inclusive para salvar vidas - a exemplo do que aconteceu com o Rio Grande do Sul em 2024. Mas nosso país, apesar do atraso, deu recentemente um passo importante em direção ao futuro com o Programa Constelação Catarina.
No texto a seguir, do Engenharia 360, exploramos essa iniciativa inovadora, liderada por instituições renomadas como a Agência Espacial Brasileira (AEB), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados. Confira!
O que é Constelação Catarina
Constelação Catarina é um programa para o desenvolvimento de nanossatélites que possam orbitar a Terra para coletar dados sobre o clima e o meio ambiente, incluindo, por exemplo:
- temperatura,
- precipitação,
- umidade do solo,
- cobertura vegetal, e
- outros parâmetros ambientais essenciais.
O objetivo é que esses dados sejam integrados a sistemas já existentes, como o Sistema Brasileiro de Coleta de Dados (SBCD) e o Sistema Integrado de Dados Ambientais (SINDA), fornecendo informações valiosas para diversos setores, com ênfase na agricultura e na defesa civil.
Vale destacar que os nanossatélites da Constelação Catarina devem ser pequenos e compactos, pesando cerca de 5 kg e medindo apenas 30 cm x 10 cm x 10 cm. O lançamento seria rápido e econômico, com ótima flexibilidade na coleta de dados, assim como previsto pelos cientistas.
Benefícios da tecnologia para a agricultura e defesa civil
De fato, existe um grande potencial do Programa Constelação Catarina para beneficiar diversos setores. Uma hipótese é de que os agricultores, recebendo alertas mais precisos sobre as mudanças climáticas, tomar decisões mais assertivas e ter menos perdas de colheitas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Segundo os pesquisadores, seria possível, com as informações coletadas pela Constelação Catarina, por exemplo, monitorar a saúde de plantações - como pragas e doenças, permitindo ações mais direcionadas e eficientes no manejo das lavouras. Além disso, o controle de irrigação, reduzindo o consumo de água e otimizando recursos hídricos.
Também tem a questão das autoridades, sendo capazes de evacuar com antecedência áreas de risco antes da chegada de desastres naturais. Imagine quantas vidas e patrimônios salvos! Todo o planejamento urbano e rural seria baseado em dados concretos, permitindo medidas de prevenção e mitigação aos desastres.
Veja Também:
Satélite da NASA captura imagens impressionantes da devastação no RS
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O futuro tecnológico espacial brasileiro
É importante enfatizar novamente que o Programa Constelação Catarina é um marco para a história da tecnologia espacial no Brasil. Isto só tem sido possível pelas parcerias realizadas, sobretudo com instituições de ensino, o que abriu caminho para novas oportunidades em diversas áreas do conhecimento - até mesmo em um cenário internacional.
Neste ano de 2024, as equipes se reuniram novamente, dessa vez no Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados, em Florianópolis, Santa Catarina, para revisar e aprovar o projeto final, entendendo a urgência disso mediante à necessidade de desenvolvimento do país. O que foi divulgado à imprensa é, portanto, a integração de uma rede de 13 nanossatélites. Com a aprovação da Revisão de Design Preliminar (PDR), parece que o programa está pronto para avançar para a próxima fase de desenvolvimento.
Veja Também:
Fontes: NSC Total, Agência Espacial Brasileira.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.