O Apple Vision Pro é um dos maiores lançamentos da Apple nos últimos anos. Muitos sonham em adquirir o óculos pensando em entretenimento. Mas a própria Apple e seus clientes já provaram que o produto pode ser usado para outras finalidades. Por exemplo, recentemente um médico brasileiro usou esse headset de realidade mista em uma cirurgia de artroscopia de ombro no Hospital Jaraguá, em Santa Catarina. Continue lendo este artigo do Engenharia 360 para saber mais!
O uso da realidade mista na Medicina
O procedimento marcante de cirurgia usando Apple Vision Pro foi conduzido pelo Dr. Bruno Gobbato e representa um novo capítulo para a Medicina, que se vale da tecnologia para aprimorar a precisão, a eficiência e a experiência geral.
A promessa que se tem agora é combinar a realidade virtual e aumentada e elementos do mundo real para se ter novas perspectivas visuais, proporcionando uma imersão única para os médicos. Nesse caso de Santa Catarina, o profissional usou o Apple Vision Pro em uma videoartroscopia para tratar uma ruptura do manguito rotador. Mas as possibilidades de aplicações são diversas:
- Modelos 3D de referência: Imagens anatômicas precisas da área operada, auxiliando na navegação e na tomada de decisões.
- Exames do paciente: Acesso a ressonâncias magnéticas e outros exames diretamente no headset, otimizando o fluxo de informações.
- Espelhamento nativo da tela: Visualização ampliada e em alta resolução da cirurgia em tempo real, permitindo um acompanhamento mais detalhado.
Veja Também: O meticuloso processo de fabricação do Apple Vision Pro
A experiência do Dr. Bruno Gobbato
A saber, o Dr. Bruno Gobbato é pioneiro na utilização de tecnologias inovadoras em cirurgias. Ele já havia utilizado no passado o Microsoft HoloLens. Certa vez, chegou afirmar que esses dispositivos podem trazer muita praticidade e precisão para os procedimentos médicos, especialmente por conta da dinâmica das câmeras.
O profissional lembrou em algumas entrevistas que as luzes fortes das salas de cirurgia geralmente dificultam a captura de imagens nítidas por certos aparelhos tecnológicos. Isso não foi um problema para o headset da Apple. Pelo contrário, nos testes que ele fez, o óculos proporcionou uma visualização bastante clara e detalhada do campo cirúrgico.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
O médico conseguiu, via Apple Vision Pro, visualizar detalhes internos da articulação do membro operado com precisão sem precedentes. E olha que num passado não muito distante, esse tipo de procedimento - pelo menos em Jaraguá do Sul - contava apenas com o auxílio visual de uma tela modesta de 20 polegadas. Mas, daí, a Engenharia deu um salto qualitativo, ampliando e melhorando significativamente as possibilidades.
Os benefícios do Apple Vision Pro para Medicina
- Capacidade de exibir no visor modelos 3D em tempo real e acessar exames anteriores e múltiplas telas, acelerando um diagnóstico mais preciso e um tratamento eficaz.
- Visão aprimorada do campo cirúrgico, em diferentes ângulos, contribuindo para diagnósticos mais precisos e procedimentos mais eficazes.
- Melhor ergonomia para o cirurgião, que pode manter uma postura mais natural durante a operação, reduzindo a fadiga e o risco de lesões.
- E o compartilhamento da visão do cirurgião com outros profissionais em tempo real, facilitando a colaboração aprimorada e o ensino à distância.
O futuro da Medicina com a realidade mista
Essa nova abordagem, de uso de óculos como o Apple Vision Pro na Medicina, promete revolucionar o campo dos cuidados com a saúde, elevando os padrões de excelência, incluindo na cirurgia ortopédica. O único 'porém', por hora, é o alto custo do dispositivo - pelo menos no Brasil. Isto definitivamente pode limitar sua adoção em larga escala. No entanto, a expansão planejada para novos países indica uma crescente tendência de incorporação na Medicina global.
Apesar dos pesares, o caso brasileiro destaca o potencial transformador da tecnologia Apple, abrindo caminho para um amplo espectro de aplicações que possam salvar vidas ou pelo menos ajudar a melhorar a qualidade de vida dos pacientes e otimizar os recursos do sistema de saúde. Podemos citar alguns exemplos: cirurgias menos invasivas, simulações mais realistas para treinamento de cirurgiões, e a possibilidade de realizar mais consultas e procedimentos via telemedicina.
Então, o que achou dessa grande novidade? Compartilhe conosco, na aba de comentários, como você enxerga o futuro da prática cirúrgica com tecnologias como o Apple Vision Pro!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Veja Também:
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.