No dia 10 de junho de 2024, começou mais uma edição do evento Worldwide Developers Conference. Na ocasião, a Apple anunciou uma grande novidade: a integração da tecnologia de Inteligência Artificial (IA) aos seus dispositivos iPhones, iPads e Macs. A chamada "Apple Intelligence" deve revolucionar a experiência do usuário, com recursos inovadores e funcionalidades já existentes aprimoradas.
Outras novidades também foram compartilhadas pela Apple no WWDC 2024. O Engenharia 360 traz um resumo no artigo a seguir. Confira!
A chegada da Apple Intelligence
Os rumores - lançados em reportagem da Bloomberg - eram, enfim, uma verdade! A Apple trouxe para o mercado a Apple Intelligence, isso foi confirmado no WWDC 2024.
Representantes da empresa anunciaram no evento uma série de recursos que devem moldar a experiência do iOS 18 e dos futuros dispositivos da marca. Isso trouxe empolgação e dúvidas para os investidores. Afinal, a Apple sempre foi mais resistente em adotar IA. Alguns especialistas até já especulam se o sistema aprimorado, voltado à personalização, pode sobrecarregar os consumidores com a sua complexidade - sem contar os riscos habituais associados às inteligências artificiais.
Por hora, não podemos dar opinião; é preciso aguardar os próximos capítulos! Vamos aproveitar o momento para explorar o leque de possibilidades para os usuários que a tecnologia Apple Intelligence promete.
Destaques da tecnologia
A Apple garante que a Apple Intelligence é capaz de ir muito além da assistente Siri. Isso porque ela se baseia em um modelo de IA generativa, capaz de criar e modificar conteúdos de forma autônoma. Será possível realizar ações em aplicativos, automatizar tarefas, recuperar arquivos, acessar ChatGPT - integração opcional - e mais atividades via recursos avançados.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
1. Emojis personalizados em conversas
Quando o usuário estiver desenvolvendo uma comunicação escrita, poderá usar emojis personalizados por ele mesmo através de descrição e IA da Apple, refletindo exatamente o que deseja expressar. As imagens serão adicionadas em uma Fototeca exclusiva para compartilhar com seus familiares e amigos, tornando as conversas mais pessoais e divertidas.
Aliás, a função de pesquisa de vídeos e fotos foi aprimorada, permitindo aos usuários vasculhar suas bibliotecas com instruções mais complexas e encontrar momentos específicos rapidamente.
2. Edição de fotos com IA
Falando em diversão, com a IA da Apple também será possível criar imagens com animação ou em ilustração e esboço apenas descrevendo o que deseja. Editar fotos tiradas pela câmera será bem mais fácil! O recurso "Clean Up" - semelhante ao "Magic Eraser" do Android - serve para remover objetos indesejados. E o "Memory Movie" para criar filmes personalizados a partir de suas fotos e vídeos - com trilha sonora e tudo (enredo do Apple Music).
3. Proteção de dados dos usuários
Para finalizar esse super pacote da Apple com Apple Intelligence, a empresa apresenta agora o Private Cloud Compute, uma tecnologia de proteção de dados dos usuários - mesmo durante a realização de exercícios em IA na nuvem. Segundo Craig Federighi, vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple, "seus dados nunca são armazenados ou disponibilizados à Apple".
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A expansão internacional do Apple Vision Pro
Essa notícia era ainda mais aguardada pelos fãs da marca. Depois de três meses do lançamento do Vision Pro, a Apple confirmou que o headset de realidade mista será lançado em mercados internacionais. Infelizmente, o Brasil ainda não está na lista dos países que receberão o dispositivo. Por outro lado, a nova fase do produto - chamada de visionOS 2 - vem acompanhada de melhorias na integração do mesmo com outros dispositivos da marca e várias funções inéditas.
Para começar, um dos destaques é a função "Fotos Espaciais", que transforma imagens do aplicativo Fotos em imagens 3D usando IA. Mais uma novidade é a capacidade do sistema Vision Pro em editar vídeos em formato espacial com o Final Cut Pro.
O "SharePlay" permitirá assistir a vídeos com outras pessoas usando a "Persona", aumentando a sensação de interação e companhia durante o uso do headset. Haverá também um suporte para gestos intuitivos com as mãos para acesso rápido ao "Home View". E o usuário poderá usar o Vision Pro como monitor ultrawide em Mac, por exemplo.
Os novos horizontes da Apple
Pensa que as novidades param por aí? Não mesmo! A comunidade de desenvolvedores ganhou seu presente. Com a nova ferramenta "TabletopKit" será possível usar aplicativos para detectar superfícies planas, como de mesas para aprendizado. Isso servirá, por exemplo, para melhor interação com ambiente virtual baseado no mundo físico.
Enfim, com toda essa redefinição de experiência do usuário, parece ser um novo capítulo emocionante para a história da Apple. A WWDC 2024 mostrou que a empresa continua na vanguarda da inovação, pronta para surpreender e encantar seus usuários com cada nova atualização e produto. Certamente a chegada da Apple Intelligence promete. Que venham mais boas notícias no futuro!
Veja Também:
Fontes: Terra, Olhar Digital, TecMundo, Olhar Digital 2, Tudo Celular.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.