Já pensou se pudesse entender o que seu amigo pet diz para você? Imagine um mundo em que uma Inteligência Artificial (IA) seria capaz de traduzir os latidos de cães. Pois saiba que essa realidade está mais próxima do que nunca!
Os cientistas da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e do Instituto Nacional de Astrofísica, Óptica e Eletrônica do México já estão trabalhando para desenvolver tecnologias inovadoras nesta linha, abrindo novas fronteiras na comunicação entre humanos e animais. Saiba mais no texto a seguir, do Engenharia 360!
O que podemos aprender com os latidos dos cães?
Talvez você esteja intrigado sobre o porquê da ciência se dedicar à tradução dos códigos por trás dos latidos de cães (e nuances de seus sons). Na verdade, isso não é por mero entretenimento. Tem a ver, por exemplo, com identificar as emoções que eles expressam - como desconforto, raiva e medo - que possam até mesmo facilitar o diagnóstico de doenças. Assim, os médicos e os tutores poderiam atender melhor às necessidades físicas e emocionais dos pets.
Então, resumindo, compreender os sinais caninos pode melhorar significativamente nossa interação com eles e contribuir para o seu bem-estar. Neste contexto, a IA seria uma ponte tecnológica para fortalecer o vínculo entre humanos e animais.
Como a Inteligência Artificial está decifrando os latidos de cães?
O processo para decifrar latidos de cães começa com o trabalho dos engenheiros para modelar o aprendizado de máquinas que foram, inicialmente, desenvolvidas e treinadas para a interpretação de falas humanas - entre suas nuances de tom, sotaques e inflexões - visando o reconhecimento de voz. Claro que o desafio até agora sempre foi ter base de dados comparáveis. Para superar, a equipe coletou dados de vocalizações de 74 cães (de diferentes raças, idades e sexos), que foram rigorosamente analisados.
Resultados promissores
De forma surpreendente, via Machine Learning, o sistema conseguiu identificar corretamente as emoções e intenções por trás dos latidos com uma precisão de 70%. No fim das contas, isso demonstra que os padrões acústicos derivados da fala humana podem ser usados para analisar vocalizações de animais.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
A saber, esses resultados foram apresentados pelos cientistas na última Conferência Internacional Conjunta sobre Linguística Computacional, Recursos e Avaliação de Linguagem.
Quais as possíveis aplicações da IA de tradução de latidos de cães?
Certamente essa nova descoberta abre um leque de possibilidades para a indústria. A tecnologia desenvolvida pode ser aplicada a um vasto número de produtos. Por exemplo, coleiras inteligentes que traduzem os latidos de cães em tempo real para ajudar os donos a entender seus pets.
O que se espera também é que tal pesquisa seja ampliada, para podermos obter mais conhecimento sobre outros animais (estudos interespécies), oferecendo novas perspectivas para a ciência, promovendo um futuro mais harmonioso para todos. Quem dera, em breve, possamos ter esta bênção!
Veja Também: Coleira inteligente mostra a localização exata dos animais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Fontes: Olhar Digital.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários

Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.