Engenharia 360

10 softwares para trabalhar com Analytics e Big Data

Engenharia 360
por Redação 360
| 23/09/2022 3 min

10 softwares para trabalhar com Analytics e Big Data

por Redação 360 | 23/09/2022
Engenharia 360

Já reparou como quase todas as tarefas que realizamos hoje envolvem dados baseados na Internet? Não é brincadeira! Por exemplo, onde você encontra respostas sobre quais ruas seguir para cumprir um determinado trajeto, quanto de dinheiro tem depositado na conta de um banco, quanto tempo precisa trabalhar para se aposentar, como conseguir a cópia de um documento importante, e mais? Das informações mais simples às mais complexas, encontramos e guardamos todo o tipo de dados em cyberespaços!

Conforme essa necessidade se tornou maior, foi preciso criar mais unidades de servidores e desenvolver novos softwares. Aliás, por falar nisso, boa parte das decisões estratégicas mais importantes de qualquer empresa são hoje baseadas em resultados obtidos com ajuda de softwares, tipo de gestão. E o meio mais seguro escolhido por muitos é contratar soluções externas de ferramentas de dados – a exemplo dos Softwares as a Service (SaaS), como já citamos antes aqui, no Engenharia 360.

Agora, se uma empresa quisesse contratar um software para Analytics e Big Data – assuntos estes tão complexos na visão da maioria das companhias, sobretudo de pequeno porte -, quais seriam as melhores opções?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo
Big Data e Analytics
Imagem reproduzida de Big Data Analytics News

Antes, o que é Analytics e Big Data?

Quem vive esse universo de dados já ouviu falar muito sobre estes dois termos! Na verdade, eles se referem a áreas de conhecimento diferentes, mas que, no fim das contas, acabam em papéis complementares. Para começar, ‘Analytics’ tem a ver com ‘Análise de Inteligência de Dados’. Nesse caso, o software trabalharia com coleta, organização e análise de dados para interpretação. Um exemplo clássico é o Google Analytics, bastante utilizado por empresas que trabalham com Marketing Digital, Design e Gestão de Produção, usando o material coletado para insights sobre para qual direção conduzir seus negócios. Falaremos mais sobre essa ferramenta adiante neste texto!

E onde entra a questão do Big Data? Bem, esta é a área de conhecimento que estuda justamente como tratar, analisar e obter informações a partir de conjuntos de dados com grande variedade e que chegam em volumes crescentes e com velocidade cada vez maior pela Internet. Nesse caso, através de softwares especiais, as informações variadas – como perfis de consumo de clientes – são interpretadas para poderem ser analisadas por sistemas tradicionais.

Big Data e Analytics
Imagem reproduzida de LoFrano

E quais softwares que trabalham com Analytics e Big Data?

Listamos o nome de 10 softwares que podem ser úteis em seu dia-a-dia. Confira!

  1. Google Analytics: voltamos a falar dessa ferramenta. Trata-se do software de web análise, hoje, mais utilizado do mundo. Possui versão gratuita e paga. E é perfeita, por exemplo, para compreender a visibilidade do site de uma empresa.
  2. Google Data Studio: permite a centralização de dados de fontes diferentes – inclusive sendo possível a integração com os principais bancos de dados, a exemplo da MySQL, bem como ferramentas de Adsense.
  3. Tableau: essa tecnologia foca especialmente na visualização de dados, isto é, na criação de dashboards interativos, o que traz mais insights.
  4. Microsoft Power BI: conta com diversas configurações para personalizar o dashboard e tem integração com bancos de dados, além de ferramentas como Facebook Ads.
  5. Neoway: software também muito completo, voltado também a serviços de Inteligência Artificial (IA).
  6. CPF.CNPJ: para busca de informações sobre todos os CPFs e CNPJs do país.
  7. Metabase: uma ferramenta de Business Intelligence (BI) – inteligência de negócios – open source, ou seja, própria para organizar e visualizar dados, com livre acesso.
  8. weKnow: apresenta sistema de visualização de dashboards de indicadores de forma bem intuitiva – e que ainda pode ser personalizada como o usuário quiser.
  9. KlipFolio: semelhante ao Tableau. Importante destacar que este software mostra seu painel de negócios na nuvem.
  10. Oracle: perfeito para empresas que desejam usar dados de forma estratégica. Também oferece sistema para criação de dashboards, além de coleta e centralização dos dados em nuvem.
Big Data e Analytics
Imagem reproduzida de BDA Solutions

Fontes: Digilandia.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo