Certa vez, contei à minha tia que tinha passado no vestibular para a faculdade de Arquitetura & Urbanismo. O curioso é que ela me deu os parabéns e, em seguida, me disse o seguinte: "Não seja como outros projetistas, não faça edifícios caixa-de-sapato!". Ela disse isso por conta de morar em uma cidade que, mesmo sendo uma capital, onde há bons escritórios de Arquitetura, a maioria das construtoras erguia prédios com pouco ou nenhum valor arquitetônico. O motivo é que essas empresas pensam primeiro em lucro, tentando tirar o máximo de proveito dos terrenos, mas sem se preocupar com questões básicas, como beleza, estilo, conforto ambiental, relação com entorno e sustentabilidade.
Claro que no mundo da Arquitetura, sim, podemos ver de "8 a 80". Também encontramos modelos construtivos que vão bem além da imaginação. Alguns críticos não concordam com essas excentricidades. Mas devemos dar o braço a torcer que, às vezes, um pouco de humor nas propostas até que cai bem. E também que fugir um pouco do padrão em alguns momentos pode nos levar a criar novas tendências, quebrar barreiras e lançar ideias totalmente únicas. O que você acha? Quer exemplos? Montamos uma lista especial para você!
Confira, a seguir, edifícios com volumetrias bem diferentes, consideradas por alguns como bizarras, mas por outros como algo surpreendente!
Veja Também: Conheça 10 grandes edifícios que nunca foram finalizados
Veja Também: Apicultura: por que trabalhar com as abelhas pode inspirar seu lado engenheiro?
Veja Também: Parque Minhocão em São Paulo ganhará novos espaços de lazer e descanso em 2022
Veja Também: “Cidade de 10 minutos”: conheça o conceito do Projeto H1, um novo bairro para Seul
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Veja Também: Pavilhão Mourisco: conheça o belíssimo edifício da Fiocruz, símbolo da ciência brasileira
Veja Também: 4 modelos de projetos de arquitetura que prometem ajudar a melhorar as condições do ar nas cidades
Então, gostou de algum desses edifícios? O que achou dos exemplos? Poderíamos classificar essas obras como extravagantes ou visionárias? Escreva sua opinião na aba de comentários!
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.