Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

4 modelos de projetos de arquitetura que prometem ajudar a melhorar as condições do ar nas cidades

por Simone Tagliani | 29/03/2021

A poluição do ar é um dos muitos problemas causados pelo homem e é o próprio homem que terá de pensar em soluções que possam amenizar a situação

Precisamos ir agora mesmo atrás de novas soluções para diminuir o impacto ambiental. Já passou a hora do desenvolvimento sustentável e ecológico ficar apenas no discurso – os efeitos do aquecimento global estão aí para provar isto. E alguns engenheiros e arquitetos espalhados pelo mundo estão lutando para criar estruturas que, além de tudo, possam diminuir a poluição do ar e promover um desenvolvimento social, cultural e econômico nas diferentes comunidades do planeta. Veja exemplos no texto a seguir!

1. Hyper Filter Skyscraper

O projeto Hyper Filter Skyscraper foi idealizado pelo arquiteto russo Umarov Alexey. Seria um edifício revestido com uma camada externa composta de tubos e filtros. Tal construção seria capaz de absorver os gases poluentes e devolver, após um processo químico, oxigênio para a atmosfera – como a respiração humana faz, mas em sentido inverso. E o material químico seria posteriormente armazenado em pequenos reservatórios e usado em outras construções e também na indústria química. Sendo mito ou verdade, certamente tal proposta é revolucionária e traz esperança de um mundo melhor!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Hyper Filter Skyscraper para melhorar a qualidade do ar
Hyper Filter Skyscraper – imagem de Green Me

2. Bloom

O projeto Bloom, idealizado pelo escritório francês de arquitetura Sitbon, é bastante semelhante ao modelo anterior. Seria outro edifício – tipo cápsula flutuante – com a capacidade de renovar o ar, porém através de um sistema de conversão de água potável. O mesmo apresentaria grandes tanques de aquários repletos de fitoplânctons e seres microscópicos, retirando o dióxido de carbono da atmosfera como uma estufa orgânica. A construção ainda contaria com diversos sensores para o aviso de possíveis tragédias naturais, como tsunamis.

Bloom, Sitbon
Bloom, Sitbon – imagem de Ciclovivo
Bloom, Sitbon projeto para melhorar a qualidade do ar
Bloom, Sitbon – imagem de TVBS

3. Polazzo

O Edifício Polazzo, em Milão, na Itália, foi a sede da Expo Arquitetura de 2015. Seu projeto foi todo baseado no mesmo conceito de despoluição do ar. Sua estrutura simulava uma pequena floresta, com apoio gigantes que lembram raízes de uma árvore. Ela contou com a utilização de um cimento fotocalítico – concreto misturado com dióxido de titânio -, que reagia com os raios solares captando alguns poluentes do ar e transformando-os em sais inertes. E por conta de tudo isso e muito mais, foi uma das maiores atrações para os turistas que visitaram a cidade naquele ano.

edifício Polazzo
Polazzo – imagem de AIBC eNews
edifício Polazzo melhorar qualidade do ar
Polazzo – imagem de iGuzzini

4. Fachadas Verdes

Por fim, não falamos de um projeto em específico, mas de várias arquiteturas com design biofilico de brises vegetais ou sacadas, terraços e fachadas verdes. Seus interiores oferecem muito mais conforto. As plantas em torno da sua estrutura ajudam a realizar uma proteção termo acústica dos ambientes. Além disso, renovariam o ar local, influenciando também na qualidade de vida das pessoas que andam ao seu redor, pela cidade – diminuindo esse efeito das ilhas de calor em espaços urbanos.

Jardins suspensos
Scy Garden, Milão (imagem de Thoni Litsz)

O ideal também seria sempre termos plantas dentro de casa, renovando e umidificando o ar dos cômodos das nossas próprias residências. Podemos utilizar espécies como gérberas, crisântemos e azaleias. Outra opção ainda melhor são os legumes e as ervas para mini hortas – que, além de tudo, incentivam a boa alimentação na família. E já que estamos atualmente passando mais tempo dentro de casa e realizando nossas refeições no lar, nada melhor do que poder contar com isto!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Home office
Cantinho da casa preparado para home office. (imagem Pixabay)

Fontes: Casa Vogue, Engenhariae, AEC WEb, AEC Web 2, Engenharia Compartilhada, Ciclo Vivo, Catraca Livre.

Você já conhecia algum desses projetos? Comente!

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; especialista em Artes Visuais; estudante de Jornalismo Digital e proprietária da empresa Visual Ideias - Redação, Edição e Produção de Conteúdos.