Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Soluções para drenagem através de Geossintéticos

Engenharia 360

2 min

POR Eduardo Mikail 18/04/2013

geossintetico-blog-da-engenharia

Não é novidade para ninguém o quanto a natureza tem força para intervir diretamente no dia-a-dia de uma sociedade, e para muitos basta apenas uma chuva (e poucas políticas de contenção de danos) para que venha à tona, literalmente, os problemas advindos da falta de uma boa drenagem. Controlar a força das águas, principalmente quando se trata de inundações, pode soar como tarefa muito difícil – mas não é impossível, e nem complicado, para quem trabalha com soluções de drenagem através dos geossintéticos.

Antes de saber como utilizar esse recurso para drenagem de solos, é preciso saber o que é um geossintético – e como utilizá-lo da maneira correta.

Geossintéticos-blog-da-engenharia

O geossintético é um produto utilizado para resolver diversos problemas em geotecnia. Na verdade, existe toda uma “família” de produtos desse tipo, cuja natureza sintética a torna própria para utilização em obras de terra, principalmente, onde é exigido um alto nível de durabilidade por parte dos geossintéticos. Além disso, não existe apenas um material ou forma de utilizar um produto geossintético, e nem mesmo um tipo de obra específico onde ele pode ser utilizado. Atualmente é possível encontrar esse tipo de solução em obras como aeroportos, ferrovias, aterros, reservatórios, rodovias, estruturas de contenção, canais e barragens.

Como solução em drenagem, o produto geossintético age na impermeabilização do solo, além de ser um importante separador de materiais, funcionando como um verdadeiro filtro. Usar geossintético para drenagem é uma grande inovação tecnológica, agindo de maneira pontual no reforço das construções, de variados tamanhos.

fibra-geossintetico-blog-da-engenharia

A dica para quem quer a melhor solução em drenagem utilizando um produto geossintético é optar por geocompostos drenantes, formados por associações de filtros geotêxteis e núcleos drenantes em geomantas. Todos os nomes parecem bastante difíceis, e bem específicos, mas essa é a melhor – e mais fácil – forma de garantir a efetividade da drenagem na construção em qualquer tipo de solo.

Contudo, existe uma “desvantagem” no universo preciso dos geossintéticos: nem sempre os produtos conseguem lidar com o abandono das políticas públicas nas grandes cidades, que vivem um descaso perpetrado durante anos e sofrem, a cada verão, com os desastres causados pela chuva. As inundações ocorridas anualmente nas pequenas e grandes cidades podem, sim, ter menos consequências nos anos a vir por causa da utilização de geossintéticos, mas não é apenas essa inovação que vai “salvar a pátria”. É preciso compromisso social e vontade política para drenar, com efetividade, o solo das nossas cidades.

Já sabia o que são os Geossintéticos? Conhece alguma outra aplicação? Conte para nós nos comentários!

Texto por Geofoco.com.br

aeroportos
aterros
barragens
canais
drenagem
Engenharia
estruturas de contenção
ferrovias
Geossintéticos
geotecnia
Obras
reservatórios
rodovias
Soluções para drenagem através de Geossintéticos

Eduardo Mikail

Engenheiro Civil, empresário e empreendedor digital. É fundador do Engenharia 360 e sócio-fundador da Bronks content., produtora de conteúdo e projetos digitais. Formado em Engenharia Civil e Administração com especialização em Marketing pela ESPM, já trabalhou em uma das maiores construtoras do país e hoje está à frente da Mikail Arquitetura e Engenharia. Interessado por tecnologia, iGadgets e nas horas vagas curte viagens, música e fotografia. Segue lá no Instagram @eduardomikail

mais
Engenharia 360 Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

6 Resultados
O que você precisa saber sobre o BIM?
As 3 características fundamentais para você vencer na carreira
Tesla está trabalhando em ventiladores pulmonares feitos com partes de carros
6 dicas para otimizar seu home office | Lista 360
Robô delivery de medicamentos desenvolvido pela USP pode evitar contágio por coronavírus
Bioesterelizador desenvolvido em universidade paraibana pode atuar como mais uma frente contra coronavírus
Podcast 360
Ouça ou baixe podcasts
exclusivos da engenharia
Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ