Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Saiba o que é CREA e qual a sua função | 360 Explica

por Redação 360 | 23/06/2021

Todo estudante e profissional de Engenharia e Agronomia precisa saber direitinho o que é CREA. E como cidadão também é uma boa curiosidade. Veja!

Se você já teve algum contato com o mundo da Engenharia, já deve ter ouvido falar na sigla CREA, que significa ‘Conselho Regional de Engenharia e Agronomia’. A união destes CREAs é representado, gerido e fiscalizado pelo CONFEA, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. Mas para que o CREA serviria dentro do Brasil? Em resumo, para verificar, fiscalizar a ajudar no aperfeiçoamento do exercício e das atividades das áreas profissionais da engenharia, agronomia e geociências. Saiba mais!

CREA
Imagem extraída de engenharia 360

Quais as responsabilidades do CREA?

As responsabilidades do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia segue aquilo que rege o Código de Defesa e Proteção ao Consumidor brasileiro. O que isso quer dizer? Bem, que os seus profissionais associados devem se preocupar com o cumprimento de suas atividades e obrigatoriedades descritas nas Normas Técnicas. Isto inclui garantir qualidade e seriedade do seu exercício, sobretudo daquilo que é dito em contrato escrito e legal – incluindo prazos e orçamentos. Então, pode-se presumir que, se esses profissionais realizem alguma infração, poderá ser penalizados até mesmo dentro do Código de Defesa e Proteção ao Consumidor!

Veja Também: O que acontece se eu não pagar a anuidade do CREA? 

CFT
Imagem extraída de Russel Serviços

Quais as funções do CREA?

Podemos resumir as funções do CREA basicamente em duas linhas. Primeiro, a defesa dos seus profissionais, garantindo o exercício de suas atividades, seus direitos, participação em discussões com as sociedade e governo, e mais. E em segundo a valorização destes profissionais, oferecendo palestras, cursos e congressos; promovendo debates; criando campanhas de divulgação; ajudando em eventos; e unindo trabalhadores com escolas e administração pública.

Como o CREA fiscaliza os seus profissionais?

Agora você já sabe que o CREA é um Conselho Regional. Isto quer dizer que, no Brasil, existem 26 CREAs. E suas unidades regionais e municipais contam equipes de fiscalização, em número conforme a necessidade.

Estas equipes realizam pesquisas internas e também vão a campo, averiguando as situações de obras de órgãos públicos e empresas privadas, sempre conferindo a responsabilidade dos serviços prestados – algo que só é conferido aos profissionais capacitados e que possuem registro no Conselho. Caso seja averiguada qualquer irregularidade é feita uma lavratura de notificação e, talvez, também um Auto de Infração.

Veja Também: Saiba como funciona o serviço de perícias técnicas em Arquitetura e Engenharia Civil

CREA
Imagem extraída de Pxhere

Fontes: Civilização Engenharia, Atalho para o Mundo, CREA Seguro Saúde, RW Engenharia.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.