Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

CANAIS ESPECIAIS


Você sabe o que é LaTeX? | 360 Explica

por Redação 360 | 25/11/2013

Acredito que todos nós já precisamos escrever fórmulas matemáticas em trabalhos acadêmicos, além de formatá-lo segundo as normas da ABNT. Mas você já imaginou se existe algum meio mais fácil de escrever textos científicos, mantendo o seu foco na produção no conteúdo e não no tamanho das letras ou o espaçamento entre linhas? Então o LaTeX é para você!

O que é LaTex?

O LaTeX (pronuncia-se leiték) é um conjunto de macros para o processador de textos, como uma linguagem de marcação de textos com alta qualidade tipográfica.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Esse sistema simplesmente agrega diversas macros que aceleram a produção do texto (como gerar a bibliografia automaticamente, por exemplo). Isso é ótimo, pois enquanto você escreve seu artigo científico, relatório ou qualquer coisa em LaTeX, você simplesmente não precisa se preocupar o tempo todo com a formatação, fonte, espaçamento entre linhas, etc. Só é necessário definir como será a estrutura do documento e quando você terminar de escrever, poderá exportar seu documento para diversos formatos e toda a formatação estará perfeita.

Textos WYSIWYG

É claro que para os que estão acostumados com editores de texto WYSIWYG (acrônimo para “What You See Is What You Get”, em português: O Que Você Vê é o Que Você Obtém) como o Microsoft Word ou o LibreOffice Writer, escrever em LaTeX é algo muito difícil à primeira vista. Mas só à primeira vista. Vejamos um documento de exemplo:

documentclass[12pt,a4paper]{article}
usepackage[brazil]{babel}
usepackage[utf8]{inputenc}
usepackage[T1]{fontenc}
title{O Sistema LaTeX}
begin{document}
maketitle

A ideia central do LaTeX é distanciar o autor o máximo possível da apresentação visual da informação. Ao invés de trabalhar com ideias visuais, o usuário é encorajado a trabalhar com conceitos mais lógicos e, consequentemente, independente da apresentação como capítulos, seções, ênfase e tabelas, sem, contudo, impedir o usuário da liberdade de indicar, expressamente, declarações de formatação.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A versão mais recente é a LaTeX. % Isto é um comentário que não será processado. Ele serve apenas para fazer anotações não incluídas no resultado. Atenção ao símbolo do comentário: porcentagem (%).

A seguir, a fórmula das combinações como um exemplo simplório
da capacidade matemática do LaTeX:

begin{eqnarray}
C_k^n &=& frac{n!}{k!(n-k)!}
end{eqnarray}
end{document}

Agora, explico o que cada parte quer dizer:

  • documentclass[12pt,a4paper]{article} Tamanho da fonte 12pt, papel A4; Tipo de documento: artigo;
  • usepackage[brazil]{babel} Habilita suporte à ortografia brasileira;
  • usepackage[T1]{fontenc} Carrega um conjunto de fontes compatíveis com acentuação;
  • title{O Sistema LaTeX} Título do artigo;
  • begin{document} Define o início do documento;
  • maketitle Imprime o título do artigo;
  • begin{eqnarray} Início de uma equação de múltiplas linhas;
  • end{eqnarray} Fim da equação;
  • end{document} Fim do documento;

Este texto, compilado pelo LaTeX será exibido assim:

O sistema LaTex
Clique na imagem para baixar o arquivo em PDF.

Como vocês puderam ver, existe uma certa curva de aprendizado para que você comece a produzir seus primeiros artigos científicos com LaTeX, mas o resultado final é ótimo. Você pode ver mais dois exemplos de arquivos criados com LaTeX aqui: tabela de derivadas, integrais e identidades numéricasCálculo Numérico — Fundamentos e Aplicações. Também existe um editor de arquivos LaTeX do tipo WYSIWYG chamado Lyx. Nos próximos artigos vocês aprenderão mais detalhes sobre como utilizar este e outros programas. Acompanhe o Engenharia 360 para continuar aprendendo a utilizar LaTeX!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Outros links úteis:


Texto por Douglas Moura. Estudante de Engenharia Civil, saxofonista amador e programador auto-didata, acredita que pode mudar o mundo um passo de cada vez. Ama jazz, software livre e ciências exatas.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.