Engenharia 360

Como saber se alguém está conectado à minha conexão Wi-Fi?

Engenharia 360
por Redação 360
| 10/11/2023 | Atualizado em 03/12/2023 4 min
Foto de Antoni Shkraba

Como saber se alguém está conectado à minha conexão Wi-Fi?

por Redação 360 | 10/11/2023 | Atualizado em 03/12/2023
Foto de Antoni Shkraba
Engenharia 360

A conexão Wi-Fi é atualmente bastante explorada, pois facilita o acesso à Internet por meio de dispositivos como smartphones. Contudo, a sua qualidade pode ficar comprometida com conexões não autorizadas ao seu sistema - como perda de velocidade devido à sobrecarga -, interrompendo a experiência de navegação daqueles que possuem a real permissão de acesso.

O que se pode fazer nesses casos é utilizar aplicativos especiais tipo "detectores de invasores" (para PCs ou celulares), capazes de fornecer insights sobre os dispositivos na rede. Tendo esse feedback, pode-se tomar as devidas medidas para desconectar acessos não autorizados e manter a segurança da conexão Wi-Fi - tão necessária para proteger informações sensíveis dos usuários e otimizar o uso da largura de banda. Saiba mais neste texto do Engenharia 360!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

conexão wi-fi
Foto de Mikhail Nilov

Por que mudar a senha da conexão Wi-Fi?

Se você assinou um bom pacote de Internet e não consegue carregar um vídeo no YouTube, aí tem coisa errada. Pode ser que alguém de fora esteja utilizando a conexão Wi-Fi. Antes de abrir ou instalar qualquer software, acesse a aba 'pesquisa de rede' e analise o comportamento dessa lista, mostrando todos os aparelhos de roteador ativos e em uso.

Nomes suspeitos, entrando e saindo rapidamente da conexão Wi-Fi, podem sugerir atividades suspeitas. Isso já indica que está mais do que na hora de fazer uma mudança de senha das redes utilizadas (escolha palavras-chave fortes). Depois, a medida deve desconectar todos os aparelhos, ou até bloquear um endereço MAC, impedindo aquele dispositivo de acessar a Internet pela rede. Faça isso com frequência!

Observação: Para identificar e bloquear dispositivos estranhos na conexão Wi-Fi, acesse a página de configurações de seu dispositivo de rede. O endereço padrão é https://192.168.1.1, mas pode variar. E nas configurações, encontre uma ferramenta de segurança que se assemelha a um filtro de endereços MAC.

Veja Também: Cabos de rede: O que são e quais os tipos?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como acessar as configurações do roteador pelo computador?

Para acessar a interface de configurações do seu roteador, tenha em mãos o IP do produto e seus dados de login (que podem ser ainda as mesmas oferecidas pelo fabricante ou já terem sido alteradas em momento seguinte pelos usuários oficiais). O passo a passo é:

  • Passo 1: Abra o navegador, digite o IP do roteador na barra de endereços e dê Enter para acessar o painel de controle.
  • Passo 2: Digite na tela de login os dados de entrada, conforme indicado na tabela acima;
  • Passo 3: Navegue nos menus e encontre a opção “LAN”, “Local Network” ou “Wireless”;
  • Passo 4: Busque por uma tabela de dispositivos. Dependendo do roteador, ela pode conter informações como endereço MAC, IP e o nome de cada dispositivo. Cada linha da tabela é um aparelho conectado à rede: celulares, computadores, TVs, Chromecast ou qualquer outro com antena Wi-Fi.
conexão wi-fi
Foto de Antoni Shkraba

Software especializado

Existem também programas especializados que podem ser instalados no computador para fazer melhor essa análise de conexão Wi-Fi. Vale experimentar o Wireless Network Watcher e o WiFi Guard, como no passo a passo a seguir:

  • Passo 1: Faça o download do WiFi Guard e instale no computador. No primeiro acesso, é necessário selecionar o adaptador de rede do computador. Escolha aquele que traz número de IP ao lado, e não é um adaptador virtual usado por VPN. Clique em “OK” para avançar;
  • Passo 2: Clique em “Escanear agora” para fazer uma varredura na rede e encontrar os dispositivos conectados. Ao obter a lista de aparelhos, verifique um a um para tentar descobrir possíveis invasores. Um deles sempre será o roteador (Porta de Internet) e outro o computador utilizado no momento (Este Computador). Visualize o fabricante dos demais dispositivos na coluna “Fornecedor” para facilitar a identificação.

Outra excelente pedida para Windows, macOS e Linux é o programa Angry IP Scanner. Sua interface é bastante simples, bem própria de modelos de código aberto, mas capaz de varrer rapidamente a rede e identificar todos os dispositivos conectados, separando-os entre ativos e inativos, além de permitir fazer um Ping e identificá-los.

Veja Também: O que é e para que serve o botão WPS em um roteador?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como acessar as configurações do roteador pelo celular?

É possível também tentar acessar o painel de configurações do roteador pelo celular - claro que isso vai depender da marca do roteador para conexão Wi-Fi. Existem aplicativos especializados que podemos indicar neste texto. Um exemplo é o WiFi Monitor. E ainda podemos citar outros três. Veja a seguir:

  • IP Tools: WiFi Analyser - Está disponível para iOS e Android; oferece uma análise abrangente; concentra em funcionalidades básicas, permitindo a identificação de todos os dispositivos conectados, inclusive por fabricante; possibilita o envio de alertas e a realização de pings para verificar a conectividade dos dispositivos; e fornece informações detalhadas de cada dispositivo, incluindo endereço IP e endereço MAC.
  • Fing - é um aplicativo exclusivo para Android; oferece ferramentas avançadas de monitoramento e diagnóstico; possibilita o escaneamento completo da rede Wi-Fi, revelando dispositivos conectados, identificando fabricante e modelo quando possível; e os usuários podem enviar alertas e pings para rastrear seus dispositivos, facilitando a diferenciação dos seus dos demais na rede.
  • Network Analyser - É um aplicativo simples e abrangente para usuários de iPhone e iPad; ajuda para resolver problemas de rede, oferecendo informações detalhadas sobre dispositivos conectados, incluindo endereços MAC; e permite a identificação por meio de pings, o que facilita a distinção entre seus próprios dispositivos e outros na rede.
conexão wi-fi
Foto de Antoni Shkraba

Veja Também:


Fontes: Tecnoblog, TechTudo, OlharDigital.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo