Engenharia 360

O que é e para que serve o botão WPS em um roteador?

Engenharia 360
por Redação 360
| 27/10/2023 | Atualizado em 31/10/2023 3 min
Imagem de geração de IA em Freepik

O que é e para que serve o botão WPS em um roteador?

por Redação 360 | 27/10/2023 | Atualizado em 31/10/2023
Imagem de geração de IA em Freepik
Engenharia 360

O Wi-Fi Protected Setup ficou popularmente conhecido por sua sigla, WPS. Trata-se de uma das funcionalidades mais comuns encontradas nos roteadores de Internet. Mas você sabe o botão WPS? Bem, trata-se de uma simplificação de conexão para redes Wi-Fi. Explicando melhor: ao invés do usuário inserir senhas complexas, a tecnologia permitiria a conexão com um simples toque nesse botão ou inserindo um código PIN. Mas será que essa conveniência não nos expõe a algum risco? Veja no texto do Engenharia 360 a seguir!

Como funciona o botão WPS nos roteadores?

O botão WPS está, portanto, presente nos roteadores modernos. Para ativá-lo, pode-se apenas pressionar o botão físico no dispositivo (aquele contendo a sigla), observando a liderança no indicador luminoso. Contudo, na dúvida, é sempre bom consultar o manual do roteador, já que os métodos podem variar de acordo com o fabricante.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Vale ainda lembrar que WPS não é o mesmo que Wireless Local Area Network ou WLAN. A diferença entre WPS e WLAN está na função e no propósito de cada um. O WPS é uma função de configuração rápida, enquanto a WLAN se refere à rede sem fio em si. Por isso, atenção!

roteador
Imagem de Abhi25t via Wikipédia - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:TP-Link_AX1500_Wi-Fi_6_Router_Back.jpg

Quais são as vantagens e desvantagens de usar o WPS?

Então, o WPS torna o processo de conexão de dispositivos a uma rede Wi-Fi mais fácil e rápido. O problema é que esse 'fácil' é um prato cheio para os criminosos virtuais. Com o WPS, vem os com riscos de segurança - especialmente quando se opta pelo método do PIN. Ao invés disso, os especialistas pedem que os usuários façam a configuração manual da conexão, criando uma senha forte e considerando métodos de segurança mais robustos para os roteadores, como o WPA3.

Então, quando usar WPS? Bem, isso é mais para os usuários não técnicos, e quando o sistema precisa suportar muitos roteadores e dispositivos de Wi-Fi. Todavia, é importante vocÊ saber que, usando o WPS, terá tempo limitado de conexão, geralmente ativo por curtos períodos. Nesse cenário, pode haver incompatibilidade dessa funcionalidade do roteador com alguns dispositivos e sistemas operacionais. E, novamente, estará exposto a riscos de conexões.

botão WPS nos roteadores
Imagem de Freepik

Talvez você nem imagine, mas os invasores podem interceptar dados e acessar informações suas compartilhadas na rede. Isso com ataques de força bruta através do WPS do seu roteador. Enfim, se esse acesso do mal acontecer no sistema, o bandido virtual pode ingressar na rede Wi-Fi e gerar ações maliciosas, como interceptar comunicações, acessar dispositivos conectados à rede, roubar senhas e até dinheiro em contas bancárias logadas. Pense no perigo disso! Portanto, esteja atento à segurança da rede Wi-Fi da sua casa ou empresa, que pode ficar vulnerável se o WPS for comprometido.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja no vídeo a seguir o que fazer se você resetar o roteador ao apertar o botão WPS:

Veja Também:


Fontes: Tecnoblog.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Matérias Relacionadas

Continue lendo