Curiosidades

O Captcha é mesmo tão importante? A resposta é SIM!

{{post.author.node.name}}

Por: Clara Ribeiro | Em: | Atualizado: 2 anos atrás | 3 min de leitura

Compartilhe »

Quem me conhece sabe que eu sempre costumo dizer - Nada é por acaso, tudo tem um porque, e se não tem, a gente inventa =) -. Assim podemos resumir o sistema 'Captcha'?
captcha-top-site

Claro, sempre soube que os Captchas que digitamos na internet antes de poder baixar algo são formas de evitar fraudes. Porém eu sempre achei um pé no saco ter que digitar as letrinhas que as vezes estão tão embaraçadas que não conseguimos entender. Porém depois de descobrir a nova função que Luis von Ahn adotou para os captchas, vou passar a olhá-los de forma mais inteligente =)

Luis criou um projeto chamado ReCaptcha, que funciona assim:

Toda vez que você digita alguma palavra, você ajuda na digitalização de um livro, legal, mas como?
  • Existe um processo automático que digitaliza as obras para um formato digital, mas o sistema do computador tem dificuldades para entender algumas palavras de livros antigos, sendo assim, essas palavras que o sistema não consegue entender são jogadas no sistema Captcha, nós as reconhecemos e ajudamos o mundo a ter mais livros digitais, bacana não?
  • Mas como saber se o que escrevemos está certo? Aí vem mais uma sacada legal, eles disponibilizam duas palavras: uma que o computador sabe e outra que ele não sabe. Ao acertar a palavra que o computador sabe, ele automaticamente entende que você também estará acertando a outra.

E pode até parecer que as palavras que você digita são poucas, mas saiba que 200 milhões de ReCaptchas são digitados todos os dias, o que dá uma média de 5 milhões de livros por ano. Taí, criatividade foi feita pra isso =)

Caso queira saber mais detalhes, confira o vídeo abaixo [em inglês]:

Via

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO