Engenharia 360

Gerenciamento de Projetos: o que é e como é feito

Engenharia 360
por Jéssica Dias
| 23/10/2014 | Atualizado em 12/05/2022 3 min
Equipe de profissionais elaborando um projeto.

Gerenciamento de Projetos: o que é e como é feito

por Jéssica Dias | 23/10/2014 | Atualizado em 12/05/2022
Equipe de profissionais elaborando um projeto.
Engenharia 360

Gerenciamento de projetos é a organização e gerenciamento de recursos de forma que um projeto é realizado dentro de um escopo definido, com padrões desejados de qualidade e restrições de tempo e custo. Dentro do ambiente empresarial, este conceito pode ser visto como uma forma de gerenciar a introdução de novas iniciativas ou mudanças organizacionais.

Os projetos têm duração finita, geralmente envolvendo um numero de atividades que devem ser executadas dentro de um período de tempo e, na maioria das vezes, com orçamento fixo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como exemplos de projetos, podemos citar:

  • Instalação de um novo sistema de informação em uma empresa;
  • Construção de um prédio;
  • Realocação de uma fábrica;
  • Organização de ajuda emergencial a vítimas de algum desastre natural

Todos esses projetos possuem um objetivo final a ser cumprido dentro de um prazo definido. Enquanto os projetos mais simples podem ser gerenciados aplicando “senso comum”, projetos mais complexos precisam de uma boa dose de planejamento e beneficiam-se de abordagens mais formais de gerenciamento.

gestao-de-projetos-blog-da-engenharia-1

Como acontece o gerenciamento de projetos?

De forma simplificada, o gerenciamento de um projeto ocorre em cinco fases:

  1. Compreensão do ambiente de projeto
    O ambiente do projeto compreende tudo o que pode afetá-lo, desde fatores internos como estratégia, cultura e recursos disponíveis, até recursos externos como fatores competitivos e industriais, fatores geográficos, econômicos, políticos e governamentais.
  2. Definição do projeto
    Antes do planejamento do projeto, é necessário saber com precisão qual o objetivo a ser cumprido, bem como seu escopo e a estratégia a ser usada para alcançar as metas traçadas.
  3. Planejamento do Projeto
    O planejamento determinará os recursos necessários para realização do projeto, seus custos e sua duração; nesta fase o trabalho será alocado e dividido, com cada membro conhecendo suas responsabilidades.
  4. Execução
    Desempenho dos aspectos técnicos do projeto. Esta fase pode envolver a execução de várias atividades envolvendo diferentes tecnologias, dependendo do projeto executado.
  5. Controle do projeto
    Durante a execução o projeto deve ser monitorado de forma que esteja claro se as metas estão sendo cumpridas ou não; caso a execução esteja saindo diferente do plano, o gerente de projetos deve saber como intervir de forma que o planejamento volte a ser cumprido.
parede com post it pregados gerenciamento de projetos

O gerenciamento não acontece somente por vias humanas, existem técnicas e sistemas que, quando aplicados, facilitam o trabalho e ao mesmo tempo têm o poder de melhorar o desempenho do projeto, como por exemplo: ERP, Análise Custo x Benefício, Gráfico de Gantt, Análise do caminho crítico, Análise SWOT (ou FOFA), Análise de risco, Matriz de decisão, etc.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

gantt-blog-da-engenharia

Você pode aprender mais sobre duas delas aqui mesmo no site lendo os textos sobre ERP e Análise Custo x Benefício. Não se esqueça de deixar seu comentário! Sobre qual ferramenta ou assunto você gostaria de ler mais aqui? Queremos ouvir sua opinião!

Referências: MindTools.com, Boudless.com, Administração da Produção / Nigel Slack, Stuart Chambers, Robert Johnston; 3 ed. - São Paulo: Atlas, 2009.

Comentários

Engenharia 360

Jéssica Dias

Engenheira industrial; formada pela Universidade Estadual do Norte Fluminense; com passagem pelo Instituto de Tecnologia de Rochester; tem experiência em cadeia de suprimentos (supply chain), e já atuou nas funções de Logística, Planejamento e Programação de Materiais.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo