Engenharia 360

South Summit, Autopar e ANUFOOD Brazil 2022: confira as últimas novidade no mundo das tecnologias e inovações

Engenharia 360
por Redação 360
| 16/05/2022 4 min

South Summit, Autopar e ANUFOOD Brazil 2022: confira as últimas novidade no mundo das tecnologias e inovações

por Redação 360 | 16/05/2022

Você é uma pessoa naturalmente curiosa sobre o mundo das tecnologias e inovações? Acompanha as notícias do Engenharia 360? Bem, eventualmente trazemos para os nossos leitores um compilado das principais novidades apresentadas nas maiores feiras relacionadas com o setor das engenharias e áreas afins realizadas no mundo. Hoje especialmente queremos contar como foram os seguintes eventos: South Summit, Autopar e ANUFOOD Brazil 2022. Vamos conversar sobre eles? A seguir!

As três maiores feiras realizadas no início de maio de 2022

South Summit

Pode-se dizer que este evento não se compara a nada já visto no nosso país. O mesmo começou em Madri, no ano de 2012. Agora, a capital dos gaúchos, Porto Alegre, teve o prazer de ser a primeira anfitriã brasileira desse encontro de empresas, startups e investidores, que aconteceu no Cais Mauá, num espaço de aproximadamente 12 mil metros quadrados.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Na ocasião, quem visitava a feira teve a chance de ouvir 400 palestrantes, que chamavam as pessoas para o debate sobre o futuro do dinheiro, saúde e comida no nosso planeta, com o objetivo de moldar a mente dos novos empreendedores e, quem sabe, gerar mais oportunidades de negócios. Inclusive, muitas das trilhas de conteúdos apresentadas nos palcos simultâneos das South Summit deste ano já foram matérias no 360: por exemplo, Indústria 5.0, fintech, sustentabilidade e ESG, Saneamento 4.0 e Inteligência Artificial.

tecnologia e inovação
Imagem reproduzida de Grupo Independente

Agora, certamente o tema que mais se destacou em todas as palestras e ações que foram compartilhadas no evento foi ‘Metaverso‘, imersão em 3D e todo esse universo virtual – que é, de fato, um assunto em alta nas publicações atuais nas principais mídias. O South Summit recebeu uma cabine com óculos de RV instalada pela startup Meta4chain, oferecendo uma experiência única, imersiva e interativa no Metaverso para os visitantes. O CEO da Federação Global de E-sports, Paul Foster, falou no telão diretamente de Los Angelis, nos Estados Unidos, sobre “O verdadeiro Metaverso: Games e NFTs“. E a Coca-Cola distribuiu 3 mil latas Coca-cola Byte, refrigerante criado pela gigante multinacional dentro do jogo Fortnite – um dos metaversos mais populares do mundo.

O que se entendeu por tudo que foi apresentado no evento é que os investimentos das empresas na economia criativa estão crescendo. O conceito do Metaverso tem muita força nesse novo mercado que se consolida no pós-pandemia, sobretudo com jogos eletrônicos que podem ajudar diversos setores, até mesmo da construção civil. E o interessante é que, com os games, as empresas podem captar muitos dados – como as preferências dos usuários. Mas ainda existe a necessidade do aprimoramento de muitas tecnologias e ainda a melhor convergência entre a realidade virtual e a aumentada, ou ainda a conexão dos diferentes mundos virtuais em um grande multiverso.

Autopar

Na décima edição deste que é um dos maiores eventos do setor automotivo brasileiro – realizado no Expotrade, em Curitiba, Paraná -, o objetivo foi entender as necessidades do mercado atual e como mantê-lo atualizado. Uma das empresas que trouxe novidades para a feira foi a Contitech. Na oportunidade, ela apresentou linhas de molas pneumáticas, correias, as correias sextavadas e correias dentadas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mas, talvez, o maior destaque da feira tenha sido a Dana, fornecedora líder de sistemas de transmissão totalmente integrados e sistemas de propulsão eletrificados para todas as aplicações automotivas. A empresa lançou na Autopar uma linha de óleos lubrificantes diferenciados de alta performance. Os mesmos seriam capazes de garantir máxima proteção de engrenagens, rolamentos e retentores, além de economizar combustível e reduzir emissões de CO2. Além disso, reduzir o coeficiente de fricção entre discos de freio e de sistemas auto-blocaute a disco; combater a oxidação do óleo; e mais.

tecnologia e inovação
Imagem reproduzida de feiraautopar
tecnologia e inovação
Imagem reproduzida de RK Motors

ANUFOOD Brazil

Para finalizar, vamos falar da Feira Internacional de Alimentos e Bebidas. No exterior, ela já foi realizada em países como Estados Unidos, Itália, Turquia e Indonésia; aqui no Brasil, ela aconteceu na São Paulo Expo, em São Paulo, reunindo cerca de 300 expositores de 16 nacionalidades e mais de 900 marcas de produtos nacionais e importados. Os mesmos apresentaram os últimos lançamentos, novidades e inovação sobre food service, hotelaria, distribuição e demais agentes na cadeia de valor do setor.

Durante o evento, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Meio Ambiente (Embrapa) apresentou algumas tecnologias sustentáveis, como para produção de mel e polinização de culturas na agricultura pelas abelhas nativas. Uma delas envolve a elaboração de hambúrgueres a partir de fibra de caju e proteína vegetal feita em parceria com o programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

“A inspiração veio da música Morena Tropicana [pela macia, é carne de caju]. Então a gente criou o primeiro projeto com a Embrapa para utilizar o bagaço do caju, antes descartado pelas indústrias [de suco]. Algo entre 300 mil toneladas são descartadas todo ano no país. A gente transformou esse bagaço numa fibra alimentar, numa biomassa e assim nasceu a primeira fibra alimentar legitimamente brasileira.” – diretor comercial Bruno Rosolem, em reportagem de Agência Brasil.

tecnologia e inovação
Imagem reproduzida de ANR Brasil

Outro exemplo de caso apresentado pela Embrapa é a produção integrada do morango feita pela Fazenda Staw Agricultura, localizada no Paraná. O sistema de produção utilizado é eficiente na aplicação de recursos naturais e na substituição de insumos poluentes, que utiliza monitoramento dos procedimentos e rastreabilidade em todo o processo. O seu diferencial é a rastreabilidade do produto, desde o plantio até a armazenagem. E também é feito o uso correto da água no sistema de irrigação.

tecnologia e inovação
Imagem reproduzida de Folha Rondoniense

Fontes: Grupo A Hora, UOL, SEGS, SEGS 2, Agência Brasil, Comex do Brasil.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.