Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

NFTs: entenda por que muitos artistas estão investindo na criptografia para proteger e vender os seus produtos

por Redação 360 | 09/06/2021

Kate Moss, uma das maiores modelos do mundo, integra agora o hall de celebridades femininas que controlam a propriedade de suas imagens por meio de NFTs!

Kate Moss, uma das supermodelos mais famosas do mundo, integra agora o hall de celebridades femininas que controlam a propriedade de suas imagens por meio de NFTs ou Non-fungible tokens. Assim, fotos, vídeos, áudios e outros tipos de materiais digitais são criptografados, gerando um código único e inviolável que confere a eles autenticidade. E tem outros artistas também recorrendo ao NFT para proteger e vender os seus produtos!

criptografia
Imagem extraída de CIO

O caso Kate Moss

A modelo Kate Moss recentemente anunciou o leilão de um vídeo, que atraiu lances de mais de £11,000, quase 80 mil reais – cotação atual. O vídeo, chamado “Sleep with Kate” – “Durma com Kate” -, mostra a modelo dormindo. Outros dois vídeos da mesma série, chamados “Ande com Kate” e “Dirija com Kate” também estão sendo leiloados. Os valores serão repassados para o Gurls Talk, um instituto de saúde mental feminina.

famosos
Publicação no Instagram da MITNFT, que agencia a iniciativa de Kate Moss. | Imagem de Instagram/MITNFT.

Em publicação no Instagram, a supermodelo disse: “Tempo é algo que nunca é suficiente. Estou intrigada com quem vai querer ter um momento meu. Também fui atraída pela ideia de que essa propriedade pode ser usada para ajudar outras pessoas necessitadas, espero que ganhem mais. ”

Os NFTs e a propriedade digital

A criptografia de imagens e vídeos tem dividido opiniões. Apesar do argumento de que os NFTs garantem autenticidade a um item digital, é fato que a tecnologia é ambientalmente prejudicial. Afinal, é preciso grandes quantidades de energia elétrica para gerar códigos invioláveis – blockchain. Além disso, diferentemente dos direitos autorais clássicos, o NFT assume um caráter de abstração, pois a propriedade de um material virtual existe apenas como conceito.

famosos
Imagem extraída de Pxhere

Segundo Amit Katwala, editor sênior da Wired UK, “As imagens de domínio público são propriedade de todos, por definição (…) Os NFTs estão vinculando a noção de propriedade a algo que não pode realmente ser possuído – você não possui a imagem em si, mas possui o direito de se autodenominar o proprietário dessa imagem.”.

Por outro lado, a estilista Edeline Lee, que faz roupas digitais veiculadas em NFT, acredita que essa conversa ainda está em evolução. “As pessoas no universo criptográfico têm gostos e pontos de vista diferentes (…), então o mercado e a narrativa estão sendo formados em torno de seus valores”, disse ela. “A tecnologia Blockchain é ótima porque a autenticidade e a propriedade são indiscutíveis, e todos podem ver publicamente quem é o proprietário da peça.”.

criptografia
Imagem extraída de ISTOÉ DINHEIRO

Elena Silenok é CEO da Clothia, empresa de moda que cria roupas em NFTs, e também defende a nova técnica. “As regras ainda não foram estabelecidas”, disse Elena. “[NFTs] ainda são um meio muito novo, por isso estamos muito animados para ver o que o futuro reserva. Os benefícios fundamentais em torno da propriedade e da transparência são tão tremendos que tenho certeza de que continuaremos a ver novos usos em todos os setores – seja na forma de experiências, arte ou acesso. ”.


Fontes: The Guardian; Deutsche Welle; Investopedia.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.