Engenharia 360

Engenharia Ambiental: ESG e as novas oportunidades no mercado brasileiro

Engenharia 360
por Redação 360
| 01/02/2022 | Atualizado em 18/01/2023 2 min

Engenharia Ambiental: ESG e as novas oportunidades no mercado brasileiro

por Redação 360 | 01/02/2022 | Atualizado em 18/01/2023
Engenharia 360

Ontem, dia 31 de janeiro de 2022, o CREA-SP realizou o seu 3° Encontro Paulista de Engenharia Ambiental, no mesmo dia em que era comemorado o Dia do Engenheiro Ambiental aqui no Brasil. O evento contou com a participação do atual presidente do Conselho no estado, Vinicius Marchese Marinelli, além de representantes de empresas que atuam no mercado nacional apoiando projetos e ações sustentáveis que visam amenizar impactos da ação humana contra o meio ambiente.

Foi bastante interessante ouvir esses palestrantes, que tinham pontos de vistas diferentes, mas um objetivo em comum bastante claro, que é crescer numa economia que se preocupa com a natureza. E como eles mesmos frisaram algumas vezes durante a conversa, não é uma obrigação das empresas “apenas” mirando para a questão da preservação da flora e fauna nacional, mas em resposta às crises que vivemos. Sim, está claro que o aquecimento global existe e que parte disso é culpa da ignorância e ganância humana. Precisamos trabalhar de forma inteligente para aproveitar melhor os recursos que estão disponíveis de modo a garantir que evitemos outras crises que, hoje, parecem iminentes. Ou seja, maltratar a natureza vai pesar no bolso de todos em breve e deve comprometer a permanência de vida na Terra!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia Ambiental
Imagem 3-encontro-paulista-de-engenharia-ambiental

Outra coisa que chamou bastante atenção em toda a conversa de ontem foi o momento em que foi levantada a situação atual das cidades brasileiras. Está claro que não estamos nem perto dos níveis aceitáveis de boa gestão ambiental, resiliência, planejamento urbano, sanitário e além. E o que todos no palco fizeram questão de repetir inúmeras vezes é que política é necessária para fazer o país crescer ordenadamente. Porém, é de nós que as principais ações devem partir. Os engenheiros não só podem, mas devem contribuir com ideias, projetos e medidas para mudar o mundo. Todos nós devemos nos responsabilizar pelas ações que são tomadas no coletivo e trabalhar para um mundo melhor! Inclusive, é aí que entra a sigla ESG ou “environmental, social and governance”, uma avaliação da consciência coletiva para fatores sociais e ambientais, baseada em dados e visando cumprimento de métricas específicas.

Engenharia Ambiental
Imagem 3-encontro-paulista-de-engenharia-ambiental

Confira o 3° Encontro Paulista de Engenharia Ambiental na íntegra no link logo abaixo:


Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo