Engenharia 360

Simulação 3D: A Chave para Acelerar o Desenvolvimento de Produtos com 3DEXPERIENCE - reflexões 3DXW24

Engenharia 360
por Redação 360
| 12/02/2024 | Atualizado em 14/02/2024 5 min
Imagem reproduzida de SolidWorks

Simulação 3D: A Chave para Acelerar o Desenvolvimento de Produtos com 3DEXPERIENCE - reflexões 3DXW24

por Redação 360 | 12/02/2024 | Atualizado em 14/02/2024
Imagem reproduzida de SolidWorks
Engenharia 360

As engenharias lidam hoje com o desafio da adaptação de atividades e serviços na nova era da Indústria 4.0, que exige muito mais precisão e velocidade de produção. Nesse contexto, emerge como uma ferramenta poderosa a plataforma 3DEXPERIENCE, de negócios e inovação, oferecendo um conjunto poderoso de recursos de simulação 3D, modelagem, colaboração e gerenciamento de conteúdo.

Em busca de excelência para seu negócio? Então, acompanhe as informações a seguir, neste texto do Engenharia, sobre como desenvolver produtos integrando melhor a simulação em todo o processo. Mas, antes, lembre-se de acessar nossas redes sociais e acompanhar nossa cobertura da mais nova edição do 3DEXPERIENCE World, o maior evento de Engenharia de todo mundo!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

3dexperience works
Imagem reproduzida de SolidWorks

A simulação 3D para o desenvolvimento de produtos

Antes de tudo, vale dizer que a simulação 3D nesse contexto de desenvolvimento de produtos envolve a criação de modelos virtuais para prever o comportamento de um produto no mundo real. A técnica consiste em usar modelos computacionais capazes de identificar falhas. Os mesmos também oferecem ferramentas para que os designers consigam otimizar seus projetos, reduzindo custos e acelerando processos de produção.

Através das simulações virtuais, os engenheiros conseguem realizar vários testes virtuais em suas propostas. Por exemplo, de simulação de resistência térmica, simulação de resistência estrutural (como tensões), simulação de fluxos de design, simulação de fluidos, simulação de movimento, entre outros. Isso tende a levar à insights valiosos para o aprimoramento das propostas - de forma rápida e econômica - antes que sejam levadas à produção em massa.

3dexperience works
Imagem reproduzida de The SOLIDWORKS Blog -

Veja Também: Plataforma DELMIAWorks: ajuda fabricantes a se manterem enxutos, ágeis, competitivos e em conformidade

Os benefícios e desafios da implementação de simulação 3D

A simulação 3D tem como principal benefício, portanto, a aceleração do desenvolvimento de produtos ao permitir que problemas sejam identificados e corrigidos rapidamente, antes mesmo da produção de protótipos físicos.

A implementação de simulação em trabalhos de Engenharia reduz a necessidade de testes físicos, permitindo a realização de iterações com os modelos mais rápidos, inclusive em RA e RV. Também evita-se retrabalhos, além de minimizar o tempo de lançamento no mercado. Mas é claro que isso vai exigir dos profissionais expertise técnica, diante da complexidade da simulação, da integração com sistemas, do gerenciamento de dados, e mais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Especialmente a 3DEXPERIENCE Works oferece uma gama de vantagens exclusivas para simulação 3D em Engenharia, desde sua abrangência inigualável até sua expertise inigualável. Ao escolher 3DEXPERIENCE, as empresas podem impulsionar a inovação, acelerar o desenvolvimento de produtos, aumentar a qualidade e a competitividade, e se preparar para o futuro da Engenharia.

3dexperience works
Imagem reproduzida de My3DEXPERIENCE - Dassault Systèmes

As últimas inovações no campo da simulação em Engenharia

Dentre as últimas inovações no campo da simulação, podemos começar destacando o uso de Inteligência Artificial para otimização de designs, simulação em tempo real e a integração de Realidade Aumentada na visualização de resultados de simulação.

Atualmente, os engenheiros têm apostado demais nos modelos de simulação multifísica e a simulação baseada em nuvem, visando análises mais abrangentes e precisas. Com IA, consegue-se otimização automática de designs; e, por essas simulações em tempo real, a tomada de decisões de forma mais ágil e informada.

Investir em bons hardwares, em softwares como SOLIDWORKS e em aprendizado de qualidade em plataformas como 3DEXPERIENCE for Education é uma excelente escolha!

Os casos de sucesso de empresas em 3DEXPERIENCE

Atualmente, a simulação 3D é amplamente utilizada em setores como automotivo, aeroespacial, eletrônico, energético e manufatura, onde a inovação e a otimização são cruciais para a competitividade.

3dexperience works
Imagem reproduzida de SolidWorks

A Engenharia Moderna se vale da simulação 3D para encontrar soluções para melhorar processos e reduzir custos, alcançando resultados significativos. Empresas como Tesla, Boeing, Siemens e Procter & Gamble são exemplos de organizações que incorporam extensivamente essa técnica em seus processos de desenvolvimento de produtos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Aqui estão alguns exemplos de aplicação de simulação em 3DEXPERIENCE:

  • Simulação estrutural em Model-based Structural Simulation.
  • Framework para ciência de dados em 3DEXPERIENCE SIMULIA.
  • Simulação escalável e colaboração 3DEXPERIENCE Works utilizando a tecnologia Abaqus.
  • Simulação de produtos na 3DEXPERIENCE Works utilizando a ferramenta Simulation Without Limits.
  • Validação de designs em 3DEXPERIENCE SOLIDWORKS Simulation Designer, entendendo seu desempenho em condições do mundo real.

Agora, exemplos de casos de sucesso de uso da 3DEXPERIENCE que já divulgamos aqui, no Engenharia 360:

Considerações Finais

As empresas estão adotando plataformas como a 3DEXPERIENCE para centralizar dados, promover colaboração entre equipes e agilizar o desenvolvimento de produtos, resultando em redução de custos e aumento da competitividade.

3dexperience works
Imagem reproduzida de STRUCTURE - Dassault Systèmes

Qual o futuro da simulação? Bem, devemos estar atentos às mudanças ou ao surgimento de novas tendências, investindo em infraestrutura tecnológica e parcerias estratégicas, buscando superar desafios específicos do nosso setor de Engenharia. É importante entender e aproveitar as oportunidades de simulação oferecidas por plataformas colaborativas baseadas em nuvem. Explore a 3DEXPERIENCE e garanta seu sucesso na era da Indústria 4.0!

Veja Também:


Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo