Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Plataforma DELMIAWorks: ajuda fabricantes a se manterem enxutos, ágeis, competitivos e em conformidade

por Redação 360 | 01/02/2022 | Atualizado em 04/02/2022

O 3DEXPERIENCE World vem aí – dias 7, 8 e 9 de fevereiro! Logo vamos descobrir, com o evento, muitas novidades incríveis no campo das tecnologias e inovações voltadas às Engenharias. Mas, por hora, queremos refletir com você sobre uma necessidade do mercado atual. Com o crescimento de demandas, as empresas sentiram que precisavam explorar mais os processos automatizados para garantir visibilidade e rapidez, incluindo de produção, mas também tomada de decisões. E foi pensando nisso que a Dassault Systèmes fez a proposta do DELMIAWorks. Sabe o que é isso? Descubra no texto a seguir!

3DExperience World 2022
Imagem reproduzida de Twitter

O sistema ERP e a 3DEXPERIENCE Works

O sistema ERP foi desenvolvido com o foco no “chão de fábrica“. A ideia era fornecer algo que ajudasse os fabricantes de médio porte a aumentar a eficiência e a visibilidade do desempenho de seu trabalho. Mas esse sistema precisou passar por uma evolução, claro! Então, ele foi combinado ao portfólio 3DEXPERIENCE Works, da Dassault Systèmes, o que permitiu que se fizesse uma melhor conexão das atividades, desde o projeto até a fabricação de produtos e envolvimento com clientes em um ambiente que, por conta dessa nova tecnologia, passou a ser mais interativo e colaborativo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Agora os fabricantes de médio porte podem, por exemplo, ter para si uma estrutura tecnológica mais sólida para administrar os seus negócios, respaldada pelo desempenho e escalabilidade em tempo real que as empresas precisam para atender seus clientes com sucesso!

fábricas
Imagem reproduzida de SOLIDWORKS

O surgimento da DELMIAWorks

Se tivéssemos que dizer, hoje, qual a melhor plataforma colaborativa para conectar projetos a processos de fabricação, qual seria? Sim, existe atualmente a DELMIAWorks. Ela nada mais é do que a tal evolução que comentamos ser necessária. Assim, existia um software de ERP, que era da IQMS EnrerpriseIQ. Mas a IQMS foi adquirida pela Dassault Systèmes e, assim, ela transformou o ERP em DELMIAWokrs. E, para resumir, o sistema de manufatura ERO DELMIAWorks acabou sendo adaptado especialmente para o ambiente de fábrica.

IME Technology
Imagem reproduzida de IME Technology

Serventia

A Dassault Systèmes promete que, com o DELMIAWorks, é possível simplificar os processos de toda uma cadeia de suprimentos de uma empresa, otimizando as suas operações, com controle rigoroso de ponta a ponta. Além disso, é possível prever restrições produtivas, sequenciar ordens, gerir estoques, cargas de máquinas e melhorar diversos outros aspectos do negócio, garantindo melhores entregas aos clientes.

Vantagens

Como dito antes, a DELMIAWorks pode ajudar as fábricas a administrarem melhor as suas tarefas. Trata-se de uma plataforma que permite a visibilidade, em tempo real, de todos os eventos que ocorrem nos processos internos. E isso pode, é claro, ser mostrado aos clientes como prova de que estão sendo, assim, evitados desperdícios e processos. Inclusive, existe uma perspectiva de mais de 50% de crescimento nos números sem acréscimo de recursos ou trabalhos adicionais, também redução de resíduos, erros e tempo de reparo, ao passo que pode-se aumentar em quase 100% a eficiência da planta da fábrica, por exemplo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Outros benefícios:

  • Controlar e nivelar cargas de produção;
  • Reduzir estoque;
  • Reduzir tempo de planejamentos;
  • Rastrear, de forma dinâmica, do cliente ao fornecedor;
  • Aumentar a produção (respeitando a qualidade e de acordo com a demanda) e a capacidade técnica da fábrica;
  • Reduzir fluxo, resíduos e desperdícios;
  • Realizar uma comunicação mais consistente e oportuna em toda a cadeia de suprimentos;
  • Reduzir silos de dados;
  • Identificar gargalos e restrições que afetariam o cronograma;
  • E integrar sistema a outros (tipo como ERPs).

DELMIAWorks | Estudo de caso

Vamos entender melhor os benefícios da utilização de um sistema como o da DELMIAWorks! Por exemplo, pensando em crescer mais e de forma sustentável, a Fabricated Extrusion Plastics começou a usar a plataforma para gerenciar todo esse aumento de produtividade de modo a atender melhor os seus clientes. Logo foi percebida uma maior agilidade na sistemática da fabricação dos processos.

fábricas
Imagem reproduzida de SOLIDWORKS

A solução em ERP abrangente fornecida pela Dassault Systèmes fez esse fabricante de porte médio, assim como tantos outros, se manterem enxutos, ágeis, competitivos e em conformidade. E a ideia é, mais tarde, expandir e crescer com a solução! Talvez fazendo a transição do QuickBooks e planilhas, aumentando a visibilidade das operações em vários locais, digitalizando algumas operações, e além.

Enfim, a DELMIAWorks é baseada em uma primeira visão inovadora de chão de fábrica, mas agora é um único banco de dados poderoso, que dispensa a integração dispendiosa de terceiros. Entendeu? Escreva suas impressões sobre a mesma na descrição deste texto!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.