Engenharia 360

É possível reduzir o tempo de desenvolvimento de veículos, afirma Dassault Systèmes e Grupo BMW

Engenharia 360
por Redação 360
| 16/06/2022 | Atualizado em 23/01/2023 3 min
Imagem reproduzida de BMW Press – BMW Group

É possível reduzir o tempo de desenvolvimento de veículos, afirma Dassault Systèmes e Grupo BMW

por Redação 360 | 16/06/2022 | Atualizado em 23/01/2023
Imagem reproduzida de BMW Press – BMW Group
Engenharia 360

Hoje, um dos maiores desafios da Indústria Automotiva é reduzir o tempo de ciclo e acelerar, com recursos altamente automatizados, o desenvolvimento de veículos. Isso só é possível através de uma matriz feita de chapa metálica estampada. Pois o seu design poderia ser otimizado por meio de aplicativos como o CATIA, desenvolvido pela Dassault Systèmes e conectado à plataforma 3DExperience.

O surgimento do CATIA Stamping Die Face Design

A Dassault Systèmes se juntou ao Grupo BMW - parceiro de anos, com enorme know-how no setor - para desenvolver um aplicativo de design de matriz de estampagem para o estágio de "Body in White". A ideia é conseguir, com isso, aumentar a eficiência no design de peças de chassi e reduzir o tempo de produção dos veículos. Assim surgiu o CATIA Stamping Die Face Design!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

veículos BMW
Imagem reproduzida de CIMM
veículos BMW
Imagem reproduzida de YouTube

Vantagens do novo aplicativo

  • Permite descrição detalhada do conceito de produção e validação automatizada do processo de manufatura nos estágios iniciais de desenvolvimento;
  • Oferece continuidade digital em todas as fases do processo;
  • Facilita o reconhecimento de erros, como de geometria, para serem eliminados antes da fase de industrialização;
  • Elimina esforços manuais desnecessários dos usuários, tornando as informações relevantes, como dados de simulações, disponíveis para todos, em tempo real;
  • E fornece um método de planejamento especializado e recursos avançados relacionados ao design de superfície, que permitem que uma empresa capture e reutilize conhecimento específico de estampagem sempre que necessário.

"Nossa aplicação de design de matriz de estampagem pode ajudar os fabricantes de automóveis e seus fornecedores a otimizar o 'Body in White estampado em peças brancas ou do chassi e a engenharia de ferramentas, reduzindo o custo ferramental associado e o tempo de design. ", "O design de ferramentas e sua manufatura são uma parte significativa dos custos de desenvolvimento do veículo, e sua otimização é um fator competitivo chave." - Laurence Montanari, Vice-Presidente de Indústria de Transporte e Mobilidade da Dassault Systèmes.

veículos BMW
Imagem reproduzida de InFlow Technology
veículos BMW
Imagem reproduzida de AutoMotoTV

Veja Também: “O carro veste você, ele expressa você”: conheça a tecnologia da BMW que faz SUV mudar de cor


Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo