Engenharia 360

É possível reduzir o tempo de desenvolvimento de veículos, afirma Dassault Systèmes e Grupo BMW

Engenharia 360
por Redação 360
| 16/06/2022 2 min

É possível reduzir o tempo de desenvolvimento de veículos, afirma Dassault Systèmes e Grupo BMW

por Redação 360 | 16/06/2022
Engenharia 360

Hoje, um dos maiores desafios da Indústria Automotiva é reduzir o tempo de ciclo e acelerar, com recursos altamente automatizados, o desenvolvimento de veículos. Isso só é possível através de uma matriz feita de chapa metálica estampada. Pois o seu design poderia ser otimizado por meio de aplicativos como o CATIA, desenvolvido pela Dassault Systèmes e conectado à plataforma 3DExperience.

O surgimento do CATIA Stamping Die Face Design

A Dassault Systèmes se juntou ao Grupo BMW – parceiro de anos, com enorme know-how no setor – para desenvolver um aplicativo de design de matriz de estampagem para o estágio de “Body in White”. A ideia é conseguir, com isso, aumentar a eficiência no design de peças de chassi e reduzir o tempo de produção dos veículos. Assim surgiu o CATIA Stamping Die Face Design!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo
veículos BMW
Imagem reproduzida de CIMM
veículos BMW
Imagem reproduzida de YouTube

Vantagens do novo aplicativo

  • Permite descrição detalhada do conceito de produção e validação automatizada do processo de manufatura nos estágios iniciais de desenvolvimento;
  • Oferece continuidade digital em todas as fases do processo;
  • Facilita o reconhecimento de erros, como de geometria, para serem eliminados antes da fase de industrialização;
  • Elimina esforços manuais desnecessários dos usuários, tornando as informações relevantes, como dados de simulações, disponíveis para todos, em tempo real;
  • E fornece um método de planejamento especializado e recursos avançados relacionados ao design de superfície, que permitem que uma empresa capture e reutilize conhecimento específico de estampagem sempre que necessário.

“Nossa aplicação de design de matriz de estampagem pode ajudar os fabricantes de automóveis e seus fornecedores a otimizar o ‘Body in White estampado em peças brancas ou do chassi e a engenharia de ferramentas, reduzindo o custo ferramental associado e o tempo de design. “, “O design de ferramentas e sua manufatura são uma parte significativa dos custos de desenvolvimento do veículo, e sua otimização é um fator competitivo chave.” – Laurence Montanari, Vice-Presidente de Indústria de Transporte e Mobilidade da Dassault Systèmes.

veículos BMW
Imagem reproduzida de InFlow Technology
veículos BMW
Imagem reproduzida de AutoMotoTV

Veja Também: “O carro veste você, ele expressa você”: conheça a tecnologia da BMW que faz SUV mudar de cor

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.

Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo