Olha que interessante, recentemente, descobrimos uma informação bem legal: de que foi no final da década de 1990, com avanço das tecnologias computacionais, que as universidades começaram a estudar simulações em três dimensões de forma mais detalhada. Em parte isso foi para analisar transmissão e turbina eólica via múltiplos corpos – ou estruturas. Já nos anos 2000, o mercado começou a comprovar, através da prática, os bons resultados desses estudos via clientes das engenharias – onshore e offshore – que começaram a apostar nesse sistema.

Desde então, novas investigações precisaram ser feitas, em termos de Engenharia Civil, Mecânica, Aerodinâmica, Hidrodinâmica e de Controle – inclusive pensando em sistemas de acionamento direto e com engrenagens. Diversas empresas públicas e privadas ao redor do mundo agora usam esse conhecimento adquirido para atender diversos requisitos de mercado. Isso tem impactado até mesmo planos de governos, visando atender metas – como as de 2030 – e ganhar certificações.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
E quanto mais as crises de energia aumentam – entre a escassez, o desejo de independência de recursos e por uma produção mais limpa -, mais o mercado global deve investir em energia eólica! Isso é empolgante demais, principalmente pensando nas atuações de empresas como a Dassault Systèmes, que se vê desafiada a acompanhar o aprimoramento dessa tecnologia!

A Conferência Wind & Drivetrain 2022
Recentemente, o Engenharia 360 noticiou no site e pôde acompanhar a transmissão da 5ª Conferência Wind & Drivetrain, que foi um evento virtual, ocorrido nos dias 6 e 7 de abril. Na ocasião, a empresa Dassault Systèmes, uma das maiores líderes no setor de softwares, compartilhou algumas boas novidades sobre soluções de produtos que possui – ou que está desenvolvendo -, como o SIMULIA, e que podem justamente contribuir para essa análise de simulação de transmissões de turbinas eólicas.
Leia Mais
Day 1
No primeiro dia, pudemos ver como os seus programas – juntamente com as ferramentas disponíveis em sua plataforma 3DExperience – são capazes de atender as necessidades dos projetistas. Inclusive, recebemos quase que um mini treinamento de otimização de estruturas, análise de aerodinâmica, e mais – algo que já havia, bem ou mal, sido demonstrado em outros modelos de estruturas quando acompanhamos o 3DExperience World 2022. Sugerimos que você busque por todo este material dentro do banco de publicações do 360; é muito bacana!


Day 2
Já no segundo dia, as lições ficaram ainda mais próximas da prática, fazendo ligação não apenas com a Engenharia de Turbinas, mas com outras engenharias também. Como é o caso da análise de projetos de geradores, entre outros, pensando na sua produção em fábrica. Inclusive, foi possível notar o quanto este material havia sido preparado com carinho pensando naquelas pessoas realmente das indústrias, e que tem aquele “fogo” pelo aprendizado de novas tecnologias de modelagem e simulação de ponta.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O provável avanço das tecnologias
E a Dassault Systèmes não veio sozinha para este treinamento, trazendo consigo palestrantes líderes do setor, como GE Renewable Energy, Goldwind Science Technology, ZF Wind Power e German Aerospace Center, que compartilharam as suas experiências de simulação e aprendizado de novas estratégias de modelagem e análise. Eis alguns tópicos que eles abordaram:
- plataforma 3DExperience;
- Inteligência Artificial nas simulações;
- Simulações de sistemas de turbinas;
- Aerodinâmica;
- Aeroacústica;
- Hidrodinâmica;
- Vibroacústica;
- Desempenho de Materiais;
- Dinâmica de Fluidos Computacional;
- Processos de fabricação;
- e mais.



Por certo, as ferramentas de software da Dassault Systèmes parecem estar em um estado avançado de aprimoramento, ajudando os projetistas na criação de bons designs para o desenvolvimento e otimização de turbinas eólicas e transmissões. E é óbvio, por tudo que foi comentado pelos especialistas, que as simulações, estão beneficiando bastante os negócios mundiais. E qual a sua opinião sobre isso? Tem algum conhecimento de caso que queira compartilhar conosco? Escreva nos comentários!
Comentários
