Engenharia 360

Conhecemos a nova Ford Ranger FX4

Engenharia 360
por Redação 360
| 30/04/2022 | Atualizado em 29/05/2022 5 min

Conhecemos a nova Ford Ranger FX4

por Redação 360 | 30/04/2022 | Atualizado em 29/05/2022
Engenharia 360

Dizem que a Ford tem planos para aumentar sua participação entre as picapes médias. E sabe o que a marca tem feito? Bem, aumentando a versatilidade da sua gama de versões. Recentemente, por exemplo, ela apresentou para o público consumidor a Ranger FX4 2023, que teria uma engenharia abaixo da top de linha, mas com um visual super agressivo e outros detalhes exclusivos, acabamento refinado e um bom nível de equipamentos.

Este veículo foi pensado para ser, de fato, uma “picape aventureira robusta de luxo”, ideal para encarar as entradas da lama ao asfalto. Quer conhecê-la? Então, continue acompanhando este artigo!

Ford
Imagem de Engenharia 360

O visual da Ranger FX4

Só de olhar as imagens da nova Ranger FX4, qualquer um percebe que a Ford teve a intenção clara de atingir o público mais aventureiro. A primeira coisa que podemos te contar é que o veículo pode vir nas cores vermelho Toscana, Bari, Geada, branco Ártico, preto Gales e cinza Moscou. Alguns detalhes são brilhantes, como a moldura da grade dianteira, onde é exibido o nome da picape. E é claro que o santo Antônio com desenho exclusivo e alargadores de plásticos nos para-lamas não poderiam passar despercebidos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo

Algo importante é que, nessa Ford, todos os detalhes cromados foram abolidos – até mesmo aquelas rodas diamantadas. No lugar, usou-se o preto, inclusive na parte inferior do para-choque dianteiro, na capa dos espelhos retrovisores externos, na abertura da caçamba e também no acabamento do pára-choque traseiro. São partes brilhantes que combinam com partes foscas e tornam esse design de automóveis único.

Ford
Imagem de Engenharia 360

Claro que não podemos esquecer de citar os faróis fullLED com protetores e máscara escura, exclusivos desta versão da Ranger. Também os alargadores na lateral com a assinatura ‘FX4’ em vermelho. Por último, as rodas pretas de aro 18″, acompanhadas de pneus mistos Pirelli Scorpion 265/60 R18 All Terrain – 50% on-road e 50% off-road -, perfeitos para quem deseja pegar trilhas mais pesadas. Um detalhe, há a opção de equipar a picape também com pneus aro 17″ desenvolvidos especialmente para Ranger Storm, voltados para condução fora de estrada.

Ford
Imagem de Engenharia 360
Ford
Imagem de Engenharia 360
Ford
Imagem de Engenharia 360
Ford
Imagem de Engenharia 360
Ford
Imagem de Engenharia 360

Interior

Ao abrir as portas dessa Ranger FX4, a primeira coisa que nos chama a atenção são os bancos, com revestimento em couro, costuras vermelhas e o emblema ‘FX4’ em relevo nos encostos. O mesmo padrão de design se repete na alavanca do câmbio, no descansa-braço lateral e também no volante.

Ford
Imagem de Engenharia 360
Ford
Imagem de Engenharia 360

O desempenho desta picape

A Ford Ranger FX4 vem com um motor Duratorq 3.2 turbodiesel de 200 cv e 47,9 kgfm de torque, com pacote de equipamentos alinhado com a XLT, versão abaixo da topo de linha Limited. Câmbio automático de 6 marchas e tração 4×4, garantindo um ótimo desempenho, sobretudo off-road. Mas deixando bem claro que a promessa não é de maior desempenho, mas funcionamento suave, em comparação com motores de 4 cilindros. E, no fim das contas, se ganha mais conforto a bordo, já que há menos vibração do motor, especialmente nas baixas rotações.

Viajamos em família, com duas crianças pequenas uma em cadeirinha e outra no bebê conforto, passando por estradas de asfalto, e também de terra – como podem ver nas fotos – para chegarmos nas montanhas de São Bento do Sapucaí, interior de São Paulo, com direito a uma incrível vista da Pedra do Baú. Resumo: a viagem foi ótima, as crianças não reclamaram de balanço da caminhonete ou de falta de espaço interno.

Ford
Imagem de Engenharia 360

Veja Também:

Os acessórios oferecidos pela Ford

Essa nova picape da Ford vem com muitos acessórios e sistemas complementares bacanas. A começar pelo sistema de controle de emissões Arla32, que não prejudica o desempenho do motor em nada. E também o snorkel, que amplia a margem de segurança do veículo na travessia de trechos alagados de até 80 cm, por exemplo.
A FX4 apresenta a conectividade FordPass Connect, que permite o usuário dar a partida remota, ajustar a climatização da cabine, verificar a autonomia do veículo, odômetro e pressão dos pneus, além de travar e destravar portas, receber alertas de alarme e de funcionamento, localizar a picape, acessar o manual do proprietário e agendar serviços nas concessionárias totalmente pelo aplicativo instalado no seu celular.

Ford
Imagem de Engenharia 360

Como parte dos itens de série, a picape tem ar-condicionado digital de dupla zona, banco do motorista com ajuste lombar e elétrico, sensor de chuva, painel de instrumentos com duas telas de LCD, tela multimídia de 8 polegadas, entradas USB, retrovisor interno eletrocrômico e piloto automático. Ademais, 7 airbags, controle eletrônico de estabilidade e tração, controle anticapotamento e adaptativo de carga, assistente de partida em rampas, controle automático em descidas, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro. E, para finalizar, a fabricante oferece uma caixa organizadora na caçamba com 42 litros com o objetivo de funcionar como um mini porta-malas.

Então, o que achou da nova Ford Ranger FX4? Escreva sua impressão na aba de comentários!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também:

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo