Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Conhecemos a nova Ford Maverick

por Redação 360 | 21/04/2022

A marca norte-americana Ford está lançando mais um integrante da sua família de veículos ‘Raça Forte’. O Ford Maverick está de volta ao mercado brasileiro num modelo 2022 surpreendente, trazendo muita esportividade e versatilidade, e que entrega confiabilidade e robustez.

Digamos que é uma forma inovadora da empresa se posicionar dentro do segmento. Porque não se trata apenas de uma alternativa às picapes, mas também aos carros e SUVs. E a explicação disso, por parte dos projetistas, é que este veículo foi projetado pensando em pessoas com uma vida dinâmica e que sempre valorizam conforto, durabilidade e capacidade de carga – que, aliás, são características dos produtos da atual linha global de picapes da Ford. Continue lendo para saber mais!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ford Maverick
Imagem de Engenharia 360
Ford Maverick
Imagem de Engenharia 360

Apresentando o design da Ford Maverick

A nova Maverick tem um tamanho considerado como ‘médio-compacto’. Ela tem 5,07 metros de comprimento, 1,73 m de altura e 3,07 m de entre-eixos. Na parte da frente, apresenta faróis em formato de ‘C’ invertidos, unidos por uma barra dupla inspirada na F-150. Nas laterais, estribos, além de rodas de liga leve 17″ com pneus 225/65 R17 all terrain – garantindo aderência e controle em qualquer terreno -, também com design esportivo e na cor preta.

Já na parte de trás, encontramos uma super caçamba, com capacidade de 943 litros de volume – ideal para transportar diferentes tipos de equipamentos e bagagens -, porta-objetos e cobertura elétrica, além de grandes lanternas traseiras. Querendo, o proprietário pode adquirir acessórios como conjunto de engate, organizadoras pivotáveis, assistente de descida da tampa da caçamba, aerofólios e manta suporte para bicicletas.

Ford Maverick
Imagem de Engenharia 360

A saber, a estrutura da Maverick é montada sobre monobloco usando uma plataforma C2 da própria fabricante, a mesma que serve ao Bronco Sport e que servia ao falecido Focus de terceira geração. E a lataria externa pode ser finalizada em diversas cores, como Laranja Delhi, Azul Indianápolis e Vermelho Aurora.

Ford Maverick
Imagem de Engenharia 360

Veja Também: Conheça o Ford Mustang Mach-e, o carro usado pela polícia dos EUA

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Interior

O interior deste novo veículo – de carga útil de 617 kg – também impressiona. A cabine é bem espaçosa, confortável e adequadamente aproveitada – repleta de boas soluções tecnológicas. Ela oferece lugar para cinco ocupantes e tem sete airbags – inclusive para os joelhos do motorista. Um detalhe interessante para quem possui filhos pequenos, é que mesmo utilizando com cadeirinha ou bebê conforto no banco traseiro, o espaço interno continua bem interessante.

Tem painel digital, tela de 8″ e volante multifuncional, abertura elétrica de vidro traseiro, porta-objetos personalizados – criados em impressora 3D e que acomodam até garrafa de 1,5 litros, tablets e notebook -, porta-objetos sob o banco traseiro, tomada USB, e alto-falantes em coluna. E algumas dessas funcionalidades devem contar com a ajuda do aplicativo FordPass, que coloca informações e comandos remotos na palma da mão, facilitando demais o dia-a-dia dos usuários.

Ford Maverick
Imagem de Engenharia 360
Ford Maverick
Imagem de Engenharia 360

Funcionamento em performance surpreendente

A Ford trouxe para o Maverick uma boa calibragem da suspensão traseira independente multibraço. Sua dinâmica lembra muito a de um sedã. Em curvas ou retas, em velocidade mais altas, o modelo é bastante equilibrado, transmitindo solidez. Certamente, o sistema dessa máquina é o que favorece o funcionamento como um todo. Seu motor é tipo 2.0 a gasolina, turbo, 4 cilindros, com injeção direta de 253 cavalos a 5500 rpm, fora o torque máximo de 38,7 kgfm a 3.000 rpm.

O veículo tem transmissão automática de 8 velocidades para tração integral – podendo chegar de 0 a 100 km/h em apenas 7,2 segundos, e velocidade máxima de 175 km/h. O consumo médio que tivemos foi de 8 km/l na cidade e 11 km/l na estrada. E, para finalizar, possui câmbio automático, direção elétrica, tração 4 x 4, suspensão McPherson e Multilink, freios de disco ventilado e sólido, controle automático de descida e rampas, câmera de ré, alerta de colisão com frenagem automática, e controles de estabilidade e tração.

View this post on Instagram

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A post shared by Engenharia 360 (@engenharia360)

Aqui no Brasil, a Ford realizou a primeira exibição nas mídias da Maverick e teve um resultado impressionante de 300 unidades vendidas em 24 horas no primeiro lote de lançamento. O veículo chegou para venda no mercado nacional neste primeiro trimestre de 2022 e o valor praticado é a partir de R$ 235.190. E aí, você pagaria?

Ford Maverick
Imagem de Engenharia 360
Ford Maverick
Imagem de Engenharia 360

Em um contexto geral, a Maverick surpreende muito no design e potência, mas o preço assusta um pouco. O câmbio está bem ajustado e o espaço interno agrada bastante. E os únicos pontos fracos a meu ver são: a altura que é muito baixa e o motor que poderia ter uma versão diesel.

E, para finalizar, uma opinião pessoal é que o nome poderia ter sido outro para não “apagar” o legado do antigo esportivo Ford Maverick, quem sabe teria sido interessante uma F-150 Maverick?

Ford Maverick
Imagem de Engenharia 360
Ford Maverick
Imagem de Engenharia 360
Ford Maverick
Imagem de Engenharia 360

Então, o que achou desta Meverick, recém-lançada pela @fordbrasil? Teria uma? Responda para nós nos comentários!

Veja Também: Conheça detalhes do design do novo Ford Bronco Raptor, com lançamento para março de 2022

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.