O aumento das chuvas no começo do ano em várias regiões do Brasil causa diversos estragos. Entre enchentes e deslizamentos, muitas estradas e rodovias se desgastam e acabam cedendo, atrapalhando a vida de muitas pessoas.
Como as estruturas de terra são mais afetadas pela água, a pavimentação surgiu como solução para seu escoamento em períodos de muita chuva. Além disso, o asfalto visa melhorar a locomoção e o transporte, sobretudo nas áreas urbanas.

O engenheiro de pavimentos é o responsável por todo o projeto de pavimentação asfáltica, desde os mais próximos à cidade, até os rodoviários, de portos a aeroportos. Essa área consiste em algumas funções específicas realizadas pelo profissional, como:
- conhecimento de todos os tipos de pavimentos e materiais;
- mecânica, estrutura e manutenção dos pavimentos;
- projeto de tráfego e drenagem;
- geotecnia, estudo do solo e condições do local de pavimentação;
- gerência e tecnologia dos pavimentos.

O que é pavimentação asfáltica?
O procedimento para a implantação de uma pavimentação asfáltica começa com quatro camadas: revestimento de base, base, sub-base e reforço do subleito. O tipo de asfalto mais utilizado no país é o CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), produzido em usinas ou na pista, em casos de manutenção. Para áreas de tráfego intenso, é indicado o concreto, por ser mais resistente à ação do tempo.
Uma ótima opção que tem sido testada atualmente é o asfalto borracha, feito a partir do extrato de pneus reciclados com outros materiais. Além de acabar com o excesso desses objetos no ambiente, a borracha garante um bom desempenho, mais durável e com pouca conservação, mesmo que seja uma técnica mais cara do que a tradicional.
As técnicas de pavimentação se alteram e vão se modificando conforme estudos e novas tecnologias, principalmente em questão de segurança e resistência contra as chuvas e outros fenômenos naturais. Sabe-se que é primordial investir em algo de boa qualidade, mas caso não seja feita manutenção constante, ocorre o que se vê muito nas estradas brasileiras: buracos, riscos de deslizamento, rachaduras, falta de pintura e sinalização, entre outros problemas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS

Engenharia de pavimentos: entre nessa!
O trabalho de um engenheiro é fundamental na pavimentação asfáltica, tanto no estudo (com avaliação completa do solo, material, condições do espaço e geotecnia) quanto na implantação (o especialista deve acompanhar todo o trabalho de perto) e manutenção (com o acompanhamento, monitoramento e conserto de áreas danificadas).
Com a ameaça de desastres e a necessidade de um transporte eficaz, o Brasil tem investido bastante na pavimentação das vias. Visto que o território do nosso país é enorme, trabalhar com esse nicho pode ser uma boa alternativa para quem está estudando e começando na profissão.
Comentários

Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.