Comenta aí: o que você sente quando alguém fala em problemas hidráulicos? Vai dizer que não dá até um frio na espinha, pensar em como lidar com vazamentos, entupimentos e rachaduras nas tubulações de casa? Só de lembrar da quebradeira de pisos e paredes, no tempo dos reparos e mais, desanima. Mas em alguns países é bem comum o uso do CIPP. Já conhece?
No artigo a seguir, do Engenharia 360, te apresentamos um método de solução hidráulica já oferecido por empresas brasileiras e que promete aliviar as dores de cabeças com reformas. Confira!
O que é método CIPP?
CIPP quer dizer 'Cured In Place Pipe' ou "Tubo Curado no Local" em português, uma tecnologia revolucionária para a reparação de tubulações de esgoto, água potável, industrial e pluvial, eliminando a necessidade das tradicionais escavações de valas e quebra-quebra de estruturas. Certamente uma das soluções mais eficazes, versáteis e menos invasivas para o setor da Engenharia Civil.
O método CIPP é utilizado para eliminar pingos, poças e infiltrações de forma definitiva. Desobstruir tubulações com rapidez. Reparar rachaduras, corrosões e desgastes naturais das tubulações. E proteger tubulações contra o crescimento invasivo de raízes.
A saber, certa vez, em Cartagena, na Colômbia, 1,5 quilômetros de rede de aquedutos históricos foram restaurados utilizando o método CIPP. A obra durou apensa quatro semanas, causando mínimo impacto no trânsito e na vida cotidiana dos habitantes locais.
Como é aplicado o CIPP?
O processo é bastante simples. Consiste em uma inserção de revestimento de feltro embebido em resina epóxi ou poliéster no interior da tubulação danificada. Ela se fixa então às paredes do tubo - não importando a dimensão ou material -, vedando qualquer trinca ou buraco em menores proporções, mas que causam grandes vazamentos, comprometendo as edificações.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Depois da cura, este revestimento se transforma em uma espécie de novo tubo bastante sólido, pronto para enfrentar os desafios hidráulicos.
Veja Também: Mini Dicionário sobre Esgoto em Edifícios
Passo a passo
Num primeiro momento, o profissional especialista deve inspecionar a tubulação com auxílio de uma câmera para identificar o tipo de problema e determinar a melhor solução, que pode ou não ser o método CIPP.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Depois, se for o caso de usar o CIPP, é feita a devida limpeza do tubo, removendo todos os detritos para garantir a aderência da resina. A manga é, então, impregnada até a área afetada, posicionada com precisão no local do reparo. E para finalizar, depois da cura, deve-se fazer um teste da vedação. Pronto, agora é curtir a casa sem preocupações!
Processo de cura
Há duas possibilidades de cura desse material utilizado no método de reparos de tubulação CIPP. Um deles é por raio UV (ultravioleta), garantindo a integridade do tubo em tempo recorde. Outro é o vapor, que é menos comum, porém igualmente eficaz e proporcionando resultados mais duradouros.
Quais os benefícios do CIPP?
- Sem quebra-quebra: Diga adeus ao barulho, poeira e transtornos causados pelas obras tradicionais.
- Rápido e eficiente: O reparo com CIPP é concluído em poucas horas, minimizando o tempo de inatividade.
- Econômico: O CIPP oferece um custo-benefício superior em comparação com métodos tradicionais de reparo.
- Durável: A manga CIPP garante uma vida útil de até 50 anos, livre de preocupações.
- Mínimo impacto ambiental: O CIPP é uma solução ambientalmente amigável, reduzindo o uso de materiais e o impacto na natureza.
Enfim, o método CIPP é bastante vantajoso (em termos ambientais, econômicos e de durabilidade) e tem grande potencial de revolucionar a indústria hidráulica brasileira. Considere esta alternativa sustentável para a reforma do seu lar ou negócio!
Veja Também:
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.