Engenharia 360

Conheça as telhas ecológicas que captam e filtram água da chuva para uso em casa e na cidade

Engenharia 360
por Redação 360
| 18/05/2024 4 min
Imagem de Cactile reproduzida de Ciclovivo

Conheça as telhas ecológicas que captam e filtram água da chuva para uso em casa e na cidade

por Redação 360 | 18/05/2024
Imagem de Cactile reproduzida de Ciclovivo
Engenharia 360

Atualmente, vivemos muitas crises ambientais. Duas delas são a escassez hídrica e as enchentes (que também comprometem sistemas de abastecimento). Ambas são bastante preocupantes em diversas regiões do mundo, colocando em risco a sobrevivência de comunidades. Pensando nisto, a startup francesa Cactile desenvolveu um sistema inovador de telhas ecológicas que conseguem captar, filtrar e armazenar água das chuvas. Continue lendo este artigo do Engenharia 360 para saber mais!

Conhecendo as telhas ecológicas Cactile

Foi o especialista em hidroeletricidade e gestão de fluxos fluviais Jean-Baptiste Landes que desenvolveu a telha Cactile. Seu projeto foi inspirado na capacidade dos cactos em armazenar água em ambientes áridos. Landes e sua equipe combinaram conhecimentos de engenharia industrial e design sustentável para criar uma solução prática e eficiente que aborda tanto a falta quanto o excesso de água.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O objetivo da Cactile é que suas telhas ecológicas possam aliviar a pressão sobre os sistemas urbanos de drenagem, sendo uma solução sustentável e eficiente para gestão da água, fonte alternativa de água para uso doméstico.

telhas ecológicas
Imagem reproduzida de Plástico em Revista

Funcionamento do sistema Cactile

O sistema das telhas ecológicas Catile funciona com base em telhas de aço galvanizado com design especial para a captura de água da chuva, impedindo a passagem de detritos, como folhas e galhos. Essa água, após a coleta, é filtrada e armazenada (cerca de 96% do que cai sobre a cobertura) em reservatórios com capacidade de até 40 litros por metros quadrados de superfície. Este sistema multimaterial também utiliza camadas de polipropileno (PP) e polietileno (PE) reciclados, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

O processo, do modo como é feito, assegura a qualidade da água para usos posteriores. A distribuição para torneiras (como de banheiros) e sistemas de irrigação é feita por gravidade, eliminando a necessidade de bombas elétricas e consumo adicional de energia. Enfim, por ser um método simples, torna-se uma opção viável para aplicações residenciais e urbanas.

telhas ecológicas
Imagem de Cactile reproduzida de Ciclovivo

Benefícios do sistema Cactile

  • Autossuficiência hídrica: Redução da dependência da rede de abastecimento público, proporcionando água para diversos usos domésticos e de irrigação.
  • Sustentabilidade: Diminuição do consumo de água potável e dos impactos ambientais associados à produção e distribuição de água.
  • Gestão da água da chuva: Prevenção de enchentes e alagamentos ao armazenar e reutilizar a água da chuva.
  • Economia: Redução dos custos com água potável e energia elétrica.
  • Versatilidade: Adaptabilidade a novas construções e projetos de renovação, com peso total máximo de 60 kg por metro quadrado.

Veja Também: Telha hidropônica Kaatop: a primeira solução comercial para telhados verdes e jardins verticais

Aplicações da telha Cactile

A Cactile projeta que a água coletada e filtrada por suas telhas ecológicas pode ser usada para lavagem de roupas, louças, rega de hortas e mais, com a perspectiva de adoção da tecnologia em projetos de diversos modelos de edificações. E vale destacar que isto com uma grande margem de redução do consumo de água potável e custos com água e energia. No fim, há uma super contribuição para a mitigação das crises por conta de situações como os efeitos trazidos pelas mudanças climáticas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

telhas ecológicas
Imagem de Cactile reproduzida de Ciclovivo

Veja Também: Telha cerâmica fotovoltaica: beleza e sustentabilidade

Olhando para o futuro

Ao combinar design inteligente, materiais reciclados e uma abordagem ecológica, o sistema Cactile tem o potencial de transformar comunidades e promover um futuro mais sustentável, resiliente e com autossuficiência hídrica. Ao aproveitar um recurso natural que muitas vezes é desperdiçado, esta inovação francesa responde muito bem aos desafios atuais.

O projeto-piloto está previsto para ser lançado no final de 2024 e a implementação comercial a partir de 2025. Depois disso, o aprimoramento deve ser contínuo, buscando aumentar ainda mais a eficiência da captação pelas telhas ecológicas e a qualidade da água armazenada pelo sistema Cactile até que a tecnologia seja amplamente adotada. Os idealizadores já preveem novas versões.

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Ciclo Vivo.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo