Engenharia 360

Por que apostar na borracha como material de cobertura para edificações?

Engenharia 360
por Redação 360
| 25/08/2022 | Atualizado à 18 horas 3 min

Por que apostar na borracha como material de cobertura para edificações?

por Redação 360 | 25/08/2022 | Atualizado à 18 horas
Engenharia 360

Só quem teve o telhado de casa destruído por uma chuva ou ventos fortes sabe descrever o desespero desse momento! Muitas famílias precisam, depois, de uma opção mais viável para o conserto dos seus imóveis. Elas temem que as telhas substituídas tenham pouca longevidade, resistência e aparência ruim. E você sabe que material poderia considerar? Sim, a borracha! Uma alternativa considerada ecológica, duradoura, forte – apesar de leve -, resistente às condições climáticas severas – como neve, recorrente no sul do Brasil -, de fácil de instalar, e com excelente valor estético. Saiba mais no texto a seguir!

borracha

Pontos positivos dos telhados feitos de borracha

  • Telhados de telhas de borracha costumam ter uma longa vida útil – algo em torno de 40 e 50 anos, às vezes até mais -, com custos de manutenção bem baixos e raramente apresentando vazamentos ou rachaduras.
  • A própria instalação é um processo mais simples, em comparação com outros modelos de cobertura. Em parte porque o material vem em rolos, o que facilita desenrolar sobre as superfícies de telhado. E em parte também porque não requer ferramentas especializadas. Claro que é preciso de cuidados para colagem e fixação, sobretudo para evitar formação de bolhas.
  • Sua aparência pode vir de fábrica, imitando ardósia ou outros materiais caros, e ainda podem ser personalizada com revestimentos acrílicos ou até sistemas digitais.
  • Seu preço de compra é relativamente baixo.
  • De acordo com suas características, contribui para regular as temperaturas das casas, refletindo bem os raios do sol ou retendo o calor dentro das edificações, reduzindo, por exemplo, os custos com ar condicionado. Isso vale para telhados preferencialmente claros ou de cores vivas, que vão precisar de manutenção mais regular para garantir sua permanência reflexiva.
Telhados Garzaro

Desvantagens

Claro que tudo tem seus prós e contras. No caso das telhas de borracha, não é nada aconselhável para telhados muito inclinados, porque o processo de instalação, nesse caso, se torna complexo e caro. Por outro lado, na inclinação adequada, pode receber bem os painéis solares.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O que poucos fabricantes admitem é que as telhas de borracha, apesar de aguentarem camadas de neve, não resistem bem a chuvas de granizo e quedas de galhos de árvores. Isso porque apresenta alta densidade e não suporta forças de alto impacto. Por isso é que já existem as placas de telhado com reforço especial, à prova de furos e rasgos. E tem mais, a instalação é fácil, mas necessita de mão de obra especializada; do contrário, sua obra pode apresentar mais tarde inconsistências, como vazamentos no futuro.

Dreamstime

Veja Também: Quais são os tipos de telhas para telhados que existem?


Fontes: Wonderful Engineering.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo