Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

O que é intralogística?

por Patrícia Pereira Pacheco | 08/03/2019
Copiado!

A intralogística é representada pelo recebimento de materiais e seu armazenamento, alimentação das linhas de produção, transporte de produtos, insumos e peças, a armazenagem e estocagem dos produtos acabados e até o carregamento dos caminhões e transporte.
É toda movimentação de materiais dentro de um pavilhão ou parque fabril. Consiste em um processo que controla todo o fluxo armazenagem de materiais, produtos acabados e todas as diversas matérias-primas que uma empresa possui em seu estoque e nos centros de distribuição. O objetivo é garantir o bom funcionamento da distribuição de todos os insumos necessários para o perfeito funcionamento do negócio.

Imagem: Pixabay.

Tudo isso é feito para que seja possível atender as necessidades dos funcionários e oferecer as condições ideais de trabalho para os colaboradores, visando a qualidade do produto final.

+Vantagens da intralogística

  • A eficiência na agilidade nos fluxos dos negócios utilizando a intralogística é uma solução em tudo o que envolve movimentação e transporte.
  • A aplicação apropriada da intralogística resulta na agilidade dos processos e um melhor aproveitamento do tempo útil.
  • Com esses dados estruturados, é possível o aproveitamento mais eficaz de cada um dos colaboradores ou mesmo a automação dos processos, sejam eles operacionais ou de controle.
  • Em qualquer negócio, pequeno ou grande, a otimização e infraestrutura é muito importante para alcançar um bom desempenho nas atividades exercidas.
  • A logística tem seu papel primordial na diminuição de custos e no aumento de produtividade.
  • Uma logística eficaz elimina custos desnecessários a médio prazo.

Imagem: Pixabay.

+Como fazer uma análise?

Bom, toda análise busca avaliar o sistema para identificar falhas ou propor melhorias para aperfeiçoar o processo. Então, a análise intralogística busca levantar dados que caracterizam determinado processo logístico, para eliminar operações que não agregam valor e aumentar a eficácia do sistema.
Para isso, podem ser usadas as ferramentas de gestão aplicadas na organização, como as de gestão da qualidade, ou gráficos.
Um dos gráficos sugeridos para essa análise é o gráfico-estrela, onde, através de um levantamento da situação atual do sistema logístico feito através de um questionário. Nesse questionário, são apontadas características e situações de um sistema logístico em que são atribuídas pontuações. O índice mais baixo do gráfico aponta o problema, ou o fator que deve ser melhorado. Pode ser feito um comparativo com médias de valores também. Quanto ao questionário, pode ser definido pelos responsáveis, ou baseado em algum modelo ou bibliografia.
Desde o recebimento do material até a expedição de um produto, a logística está presente. É uma das áreas de grande influência no cumprimento de prazos e bom desempenho do processo produtivo. Concorda?
Fonte: Logística Avançada.

Copiado!

Comentários