Engenharia 360

Aço inox: o que é, do que é feito e como a engenharia explora esse material?

Engenharia 360
por Redação 360
| 21/12/2023 4 min
Imagem de Domínio público em Pxhere

Aço inox: o que é, do que é feito e como a engenharia explora esse material?

por Redação 360 | 21/12/2023
Imagem de Domínio público em Pxhere
Engenharia 360

Você já deve, certamente, ter comprado algum eletrodoméstico ou outro utensílio para casa em que, na embalagem, o fabricante dizia ter sido feito em aço inox, resistente à corrosão. Mas sabe exatamente o que é aço inox? Bem, trata-se de uma liga metálica composta de ferro, cromo e, em alguns casos, outros elementos como níquel, molibdênio e titânio. E a engenharia explora as propriedades deste material bem além do que podemos imaginar. Trazemos detalhes no texto a seguir, do Engenharia 360. Confira!

aço inox
Imagem de Domínio público em Pxhere

As principais propriedades do aço inox

Resistência à corrosão

Citamos antes que o aço inox é resistente à corrosão. Pois bem, isso acontece por conta de uma película protetora extremamente fina presente na superfície desse metal. A mesma é formada por óxido de cromo. Uma de suas características mais impressionantes é que ela é capaz de se recompor rapidamente se for danificada, bastando apenas que haja oxigênio presente. E é por isso que vemos muito o aço inox utilizado em peças para ambientes marinhos, mais sujeitos à ação de agentes corrosivos, como o sal.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Resistência mecânica

O aço inox também apresenta excelente resistência mecânica, sobretudo à tração e ao impacto, uma propriedade proporcionada pelo níquel. Isso garante que o inox possa suportar cargas e choques, o que é comum em ambientes industriais, como em fábricas.

Ductilidade

Dizer que o aço inox é dúctil é o mesmo que dizer que ele pode ser facilmente moldado e conformado. Isso porque ele é mais maleável em comparação com outros metais, o que permite que seja empregado na fabricação de elementos de design complexo, como tubulações. Aliás, a saber, essa é mais outra propriedade proporcionada pelo níquel.

Soldabilidade

Por ser um material soldável, o inox também pode ser usado pela engenharia em peças que possam ser facilmente montadas e desmontadas de forma segura e eficiente. Essa é uma necessidade comum na fabricação de equipamentos industriais, por exemplo.

Reciclabilidade

Por fim, vale destacar que o aço inox é um material que pode ser cem por cento reciclado, mesmo após o uso, reduzindo a necessidade de extração de recursos naturais. Por isso mesmo é dito que ele é um material sustentável para a indústria.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

aço inox
Imagem de Domínio público em Pxhere

Veja Também: Conheça os principais tipos de aços empregados na construção civil

Aplicações do aço inox na engenharia

Já deu para entender que a engenharia explora bastante as propriedades do aço inox. Com esse material são desenvolvidas soluções inovadoras e eficientes. A seguir, apresentamos alguns exemplos específicos de como o aço inox é utilizado na engenharia.

Na indústria

Para começar, a engenharia utiliza o aço inox na fabricação de equipamentos para o processamento de alimentos, pensando na sua não contaminação por agentes corrosivos. Também em equipamentos para processamento farmacêutico e químico, garantindo a integridade dos produtos. Peças para máquinas e equipamentos diversos, como engrenagens e válvulas. E peças para utilização em sistemas de transporte, garantindo a segurança e a eficiência dos veículos.

aço inox
Imagem de Domínio público em Pxhere
aço inox
Imagem de Fernando Ferreira por Pixabay

Na construção civil

Peças em aço inox são bastante utilizadas na construção de estruturas de pontes, edifícios e plataformas. Também podemos ver o material sendo empregado como revestimento de fachadas ou revestimento de pisos, paredes e tetos, geralmente vendido em placas. Ainda na construção de tubulações, incluindo de gás; e em sistemas de drenagem, como calhas e rufos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

aço inox
Imagem de Domínio público em Pxhere

Na saúde

Nos ambientes hospitalares, vemos o aço inox em muitos equipamentos e utensílios utilizados em procedimentos médicos. Mas trazendo a análise para o "mundo da engenharia", vale enfatizar sobretudo a fabricação de móveis, com resistência e vida útil maior. Além disso, a fabricação de peças para construção e revestimento de bancadas e pisos, bem mais fáceis de serem higienizados.

aço inox
Imagem de Freepik

Todos os exemplos citados provam a versatilidade e a qualidade das outras propriedades do aço inox, bem como as inúmeras aplicações do metal na engenharia.

Veja Também:


Fontes: UOL, InfoEscola.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo