Engenharia 360

As 12 mais importantes máquinas para construção civil

Engenharia 360
por Clara Ribeiro
| 27/05/2016 | Atualizado em 15/12/2022 4 min

As 12 mais importantes máquinas para construção civil

por Clara Ribeiro | 27/05/2016 | Atualizado em 15/12/2022
Engenharia 360

Você, estudante de engenharia ou já formado pode não conhecer as máquinas para construção civil mais importantes. Isso por que os cursos de graduação ou até os técnicos simplesmente não incluem essas informações em suas aulas.

E não conhecê-las pode ser muito ruim quando chega a hora de iniciar trabalhos em obras, pois será imprescindível reconhecer a utilidade de cada uma delas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mas saiba que isso não é motivo de vergonha, nunca é tarde para aprender. Aliás, é comum até os próprios mestre-de-obras não terem conhecimento de todos os veículos e maquinários e utilizarem outros nomes para eles.

Selecionamos, para não dizer todos, os principais equipamentos e máquinas para construção civil. Conheça seus nomes e funções:

1. Retroescavadeira

Essa é uma das máquinas para construção civil mais utilizadas em obras. Sua função é escavar valas e redes, além de transportar materiais e carregar caminhões.

Máquinas utilizadas na construção civil blog da engenharia

2. Escavadeira Hidráulica

Ela é útil para aterro e desaterro, conformação de taludes, escavação de redes de diâmetro maior que DN800 e também carrega de caminhões. Ela é mais complexa que a retroescavadeira pois seus componentes são eletrônicos, por isso o manuseio e manutenção deve ser feita apenas por um especialista.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

escavadeira hidráulica

3. Mini retroescavadeira

Ela é uma máquina menor que a retroescavadeira e por isso escava redes mais rasas, tais como: água fria, incêndio, esgoto, elétrica, spda. Também é útil para transportar de materiais e apresenta vários implementos para facilitar a obra. Apesar disso é indicada para trabalhos mais leves.

Máquinas utilizadas na construção civil mini retroescavadeira

4. Motoniveladora

Também chamado de Patrol, é um equipamento específico para terraplenagem. Ele corta ou aterra sub-leitos, sub-bases e bases de acordo com as estacas de marcação topográfica. É um equipamento para obras grandes e de trabalho pesado.

Máquinas utilizadas na construção civil Motoniveladora

5. Rolo compactador liso

Também é uma máquina para terraplenagem. Mas esse rolo compacta materiais mais finos como bica corrida, acabamento de base para imprimação ou asfalto, que necessitam de uma superfície bem lisa e compactada.

Máquinas utilizadas na construção civil Rolo compactador liso

6. Rolo compactador pé-de-carneiro

Outro equipamento para terraplenagem e que é usado depois da motoniveladora, máquina que deixa a “camada base” pronta. Passa-se o rolo para compactar o material de acordo com o número de feixes – ida e volta do rolo é chamada de “feixe” – que precisará para atingir o “grau de compactação” de projeto.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

máquinas utilizadas na construção civil rolo compactador

Confira: Engenharia Civil – O que é e para que serve?

7. Pá-carregadeira

Também muito utilizada em obras, carrega caminhões em pátio de estocagem, além de trabalhos de carregamento em usina de asfalto, usina de solos e terraplenagem.

pá carregadeira civil

8. BobCat

Por ser versátil e compacta é muito requisitada pela construção civil. Também chamada de mini-pá carregadeira, ela transporta materiais e agregados, conseguindo entrar em espaços confinados. Entre seus implementos estão: vassourão, brocas perfuratrizes, valetadeiras, picão e até betoneiras.
 

Máquinas utilizadas na construção bob cat civil

9. Caminhão Munck

Caminhão fundamental para qualquer obra, o Munck é capaz de fazer a movimentação de cargas na obra com o braço hidráulico. É ele que faz tudo isso: distribuição de blocos e manilhas de concreto; transporta as ferramentas entre a obra e o almoxarifado; transporta equipamentos como o Bobcat, compressor de ar, gerador; carrega madeiras, cimento, peças de andaime, escoramentos, entre outros materiais essenciais; pode ser usado como gaiola para fazer serviços em altura; leva peças para o alto;

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

máquinas utilizadas na construção civil Caminhão Munk

10. Caminhão Pipa

Numa obra de construção civil o caminha Pipa tem a função de umedecer o material até atingir a umidade perfeita para compactação. Ele também molha a obra em épocas de seca, enche tambores e lava peças que receberão concreto.

máquinas utilizadas na construção civil Caminhão Pipa

11. Caminhão caçamba

Também é muito útil e toda obra precisa de um. Faz o transporte de terra, areia, brita, pedra, asfalto, material detonado, bota-fora, material de demolição e quaisquer outros materiais.

máquinas utilizadas na construção civil Caminhão Caçamba blog da engenharia

12. Caminhão Comboio

É mais requisitado em obras maiores, mas é bem útil, pois é praticamente um posto de combustível ambulante. Ele abastece os equipamentos na obra.

máquinas para construção civil

Espero que tenha gostado de conhecer as máquinas para construção civil mais importantes. Tem mais algum equipamento que você acha que esquecemos? Deixe nos comentários para a gente!

Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo