Engenharia 360

Como dar Entrada dos Projetos na Prefeitura?

Engenharia 360
por Redação 360
| 15/08/2022 | Atualizado em 16/08/2022 3 min

Como dar Entrada dos Projetos na Prefeitura?

por Redação 360 | 15/08/2022 | Atualizado em 16/08/2022
Engenharia 360

Imagine que você comprou um terreno, fez projetos e quer construir um imóvel sobre a área. Pensa que é só comprar os tijolos, o cimento e sair construindo? Não mesmo! Com o tempo, as cidades precisaram criar algumas regras, pensando em evitar que cada um fizesse as coisas do jeito quisesse, levando a um crescimento urbano desordenado e caótico. Por isso, hoje precisamos seguir alguns processos burocráticos, severos e complexos para a aprovação dessas construções.

Mas não se preocupe! É para isso que servem os arquitetos e engenheiros. E olhe pelo lado positivo, esses profissionais não vão apenas te ajudar a passar por esse momento delicado e estressante, como vão te orientar a como construir edificações mais seguras, ecológicas, sustentáveis e gastando menos tempo, dinheiro e recursos.

Neste texto, compartilhamos um pouco sobre quais são as etapas necessárias para aprovação de projetos em prefeituras. Confira!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo

Etapas iniciais da aprovação

Alguns lhe dirão que não é preciso aprovação e nem acompanhamento profissional. Erro grave! Primeiro que, em alguns municípios, isso nem é um caso opcional. E tem muita lógica nessa exigência, como explicado antes. Com a aprovação do seu projeto, você garante que a sua nova casa ou comércio esteja regularizado junto à prefeitura municipal. Mas sem isso, pode receber multas, inclusive de conselhos como CAU e CREA, além de não poder dar início à construção.

A etapa 1 é conseguir todas essas autorizações – só lembrando que cada cidade pode ter suas regras próprias no que diz respeito às construções!

E para conseguir aprovar um projeto em qualquer prefeitura, primeiro você deverá entender como é o plano diretor do município, o código de obras, a lei do uso e ocupação do solo, além da lei de zoneamento urbano.

aprovação de projetos na prefeitura
Imagem reproduzida de A Arquiteta

Veja Também: Linguagem de obras: decifrando os principais termos utilizados pelos técnicos

Documentos necessários

Óbvio que, para aprovar projetos em prefeituras, é preciso ter alguns documentos em mãos. Um deles, que talvez você nem saiba, é o Requerimento para Análise e Aprovação do Projeto, a ser entregue na secretaria responsável por aprovações da sua cidade – como a Secretaria de Obras ou Secretaria de Planejamento. O mesmo é analisado e retornado com o projeto, aprovado ou não, indicando alterações necessárias.

Além de preencher esse documento, você precisará apresentar cópia dos seus documentos – RG ou carteira de motorista. Uma prova de propriedade do terreno – Certidão de Matrícula – ou direitos de uso do mesmo, mais a cópia do recibo da negativa de IPTU. Também dados dos profissionais responsáveis. Cópia das licenças dos bombeiros, meio ambiente, vigilância sanitárias e mais. E o Memorial Descritivo mais o conjunto de desenhos do projeto – como planta baixa, de locação, de cobertura, de situação, além das pranchas de cortes e elevações.

aprovação de projetos na prefeitura
Imagem reproduzida de Arquiteto Leandro Amaral

Veja Também: Conheça a Engenharia Civil, que se ocupa em projetar e executar obras

RRT ou ART

O profissional contratado, arquiteto ou engenheiro, precisa fazer um registro ou anotação de sua responsabilidade técnica perante o conselho – CAU ou CREA, respectivamente – para encaminhar junto do pedido de aprovação à prefeitura. Mas é preciso ressaltar que existe uma taxa para esse registro ou anotação. Esse valor muda de cidade para cidade, atenção! E só para você não ser surpreendido, algumas prefeituras cobram uma taxa de revisão de projeto e taxa por folha impressa.

Veja Também: Quais as regras para tapumes e placas de obras?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Shiota Arquitetura, Conteúdo 123 projetei.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo