Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Conheça a Engenharia Civil, que se ocupa em projetar e executar obras

por Redação 360 | 25/03/2022 | Atualizado em 03/04/2022

Cinco anos! Este é o tempo necessário para você aprender sobre como projetar e executar obras de prédios, casas, pontes, viadutos e estradas. No começo da faculdade de Engenharia Civil, o forte são os desenhos de currículo, com disciplinas como matemática, física, química, estatística e topografia. O aluno também deverá participar de atividades de laboratório; estudar matérias como administração, gerenciamento de negócios, economia, ecologia, estruturas, hidráulica e saneamento, transportes e geotécnica; e realizar estágio supervisionado. Pronto, agora basta entrar no mercado de trabalho!

Engenharia Civil
Imagem reprodução de Quero Bolsa

O que faz um engenheiro civil?

Um engenheiro civil…

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

  • projeta e gerencia a construção de estruturas – de concreto, metal, madeira ou outro material – para moradia, indústria, comércio, instituições públicas e mais, desde a fundação até a cobertura, inclusive fazendo dimensionamento de peças e levantamento de quantitativos de materiais;
  • faz o controle da infraestrutura de edifícios e estabelece padrões de ocupação do espaço;
  • elabora projetos e acompanha a execução de obras de represamento e controle de água, como de barragens e reservatórios, por exemplo;
  • também pode projetar e controlar obras de captação e distribuição de água, sistemas de drenagem e estações de tratamento de águas e esgotos;
  • por fim, o projeto e gerenciamento de construções de obras de infraestrutura de rodovias, ferrovias, hidrovias, pontes, viadutos, portos e aeroportos.
Engenharia Civil
Imagem reprodução de Construct App

Como é o dia a dia de quem lida com Engenharia Civil?

Claro que a resposta para esta pergunta vai depender do foco do trabalho ou da especialização que o engenheiro escolher para a sua carreira. Mas, resumindo, dentro do escritório, ele deve fazer a preparação das plantas dos seus projetos, montar planilhas de prazos e custos, criar manuais de segurança e fazer a contratação de mão de obra e maquinário. Já no canteiro de obras, pode estudar características de solo, coordenar e chefiar equipes de trabalho, controlando etapa por etapa.

O estudo de um projeto pode envolver análises em laboratórios, visitação em indústrias e consultorias a outros profissionais, até mesmo em universidades. Um exemplo é quando o engenheiro civil precisa analisar e calcular efeitos dos ventos e as mudanças de temperatura na resistência dos materiais.

Outros engenheiros civis ainda trabalham exclusivamente em tempo integral com administração de recursos prediais, gerenciamento de infraestruturas, consultoria para ocupação de solo, e mais. E, sim, para tudo isso e mais é preciso o profissional ter o registro e estar em dia com o seu conselho, o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).

Engenharia Civil
Imagem reprodução de blog do IPOG

Veja Também: O que o mercado de loteamentos tem a ver com Engenharia Civil? | 360 Explica

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.