Você sabia que cinco anos é o tempo necessário para se especializar em Engenharia Civil? Durante esse período, você aprenderá a projetar e executar obras de prédios, casas, pontes, viadutos e estradas. No início da graduação, o foco está em disciplinas essenciais, como matemática, física, química, estatística e topografia.
Além das aulas teóricas, é fundamental participar de atividades de laboratório e estudar matérias como administração, gerenciamento de negócios, economia, ecologia, estruturas, hidráulica, saneamento, transportes e geotécnica. Um estágio supervisionado é obrigatório para completar a formação e facilitar a entrada no mercado de trabalho. Saiba mais no artigo a seguir, do Engenharia 360!
O que faz um engenheiro civil?
O papel de um engenheiro civil é vasto e diversificado. O profissional realiza, por exemplo:
- Projeto e gerenciamento de construção de estruturas - de concreto, metal, madeira ou outro material - para moradia, indústria, comércio, instituições públicas e mais, desde a fundação até a cobertura, inclusive fazendo dimensionamento de peças e levantamento de quantitativos de materiais.
- Controle da infraestrutura de edifícios e estabelece padrões de ocupação do espaço.
- Elaboração de projetos e acompanhamento da execução de obras de represamento e controle de água, como de barragens e reservatórios, por exemplo.
- Projeto de controle de obras de captação e distribuição de água, sistemas de drenagem e estações de tratamento de águas e esgotos.
- Por fim, projeto e gerenciamento de construções de obras de infraestrutura de rodovias, ferrovias, hidrovias, pontes, viadutos, portos e aeroportos.
Veja Também: O que o mercado de loteamentos tem a ver com Engenharia Civil?
Como é o dia-a-dia de um engenheiro civil?
O cotidiano de um engenheiro civil pode variar de acordo com a sua especialização. Mas, resumindo, dentro do escritório, ele deve fazer a preparação das plantas dos seus projetos, montar planilhas de prazos e custos, criar manuais de segurança e fazer a contratação de mão de obra e maquinário. Já no canteiro de obras, pode estudar características de solo, coordenar e chefiar equipes de trabalho, controlando etapa por etapa.
O estudo de um projeto pode envolver análises em laboratórios, visitação em indústrias e consultorias a outros profissionais, até mesmo em universidades. Um exemplo é quando o engenheiro civil precisa analisar e calcular efeitos dos ventos e as mudanças de temperatura na resistência dos materiais.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Outros engenheiros civis ainda trabalham exclusivamente em tempo integral com administração de recursos prediais, gerenciamento de infraestruturas, consultoria para ocupação de solo, e mais. E, sim, para tudo isso e mais é preciso o profissional ter o registro e estar em dia com o seu conselho, o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).
Investir na formação em Engenharia Civil é abrir portas para uma carreira cheia de desafios e oportunidades. Desde o planejamento até a execução de obras, os engenheiros civis desempenham um papel crucial na construção de um futuro sustentável e eficiente.
Veja Também:
Fontes: Blog Estácio.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.