Engenharia 360

Conheça a Engenharia Civil, que se ocupa em projetar e executar obras

Engenharia 360
por Redação 360
| 25/03/2022 | Atualizado em 23/01/2023 3 min

Conheça a Engenharia Civil, que se ocupa em projetar e executar obras

por Redação 360 | 25/03/2022 | Atualizado em 23/01/2023
Engenharia 360

Cinco anos! Este é o tempo necessário para você aprender sobre como projetar e executar obras de prédios, casas, pontes, viadutos e estradas. No começo da faculdade de Engenharia Civil, o forte são os desenhos de currículo, com disciplinas como matemática, física, química, estatística e topografia. O aluno também deverá participar de atividades de laboratório; estudar matérias como administração, gerenciamento de negócios, economia, ecologia, estruturas, hidráulica e saneamento, transportes e geotécnica; e realizar estágio supervisionado. Pronto, agora basta entrar no mercado de trabalho!

Engenharia Civil
Imagem reprodução de Quero Bolsa

O que faz um engenheiro civil?

Um engenheiro civil…

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

  • projeta e gerencia a construção de estruturas - de concreto, metal, madeira ou outro material - para moradia, indústria, comércio, instituições públicas e mais, desde a fundação até a cobertura, inclusive fazendo dimensionamento de peças e levantamento de quantitativos de materiais;
  • faz o controle da infraestrutura de edifícios e estabelece padrões de ocupação do espaço;
  • elabora projetos e acompanha a execução de obras de represamento e controle de água, como de barragens e reservatórios, por exemplo;
  • também pode projetar e controlar obras de captação e distribuição de água, sistemas de drenagem e estações de tratamento de águas e esgotos;
  • por fim, o projeto e gerenciamento de construções de obras de infraestrutura de rodovias, ferrovias, hidrovias, pontes, viadutos, portos e aeroportos.
Engenharia Civil
Imagem reprodução de Construct App

Como é o dia a dia de quem lida com Engenharia Civil?

Claro que a resposta para esta pergunta vai depender do foco do trabalho ou da especialização que o engenheiro escolher para a sua carreira. Mas, resumindo, dentro do escritório, ele deve fazer a preparação das plantas dos seus projetos, montar planilhas de prazos e custos, criar manuais de segurança e fazer a contratação de mão de obra e maquinário. Já no canteiro de obras, pode estudar características de solo, coordenar e chefiar equipes de trabalho, controlando etapa por etapa.

O estudo de um projeto pode envolver análises em laboratórios, visitação em indústrias e consultorias a outros profissionais, até mesmo em universidades. Um exemplo é quando o engenheiro civil precisa analisar e calcular efeitos dos ventos e as mudanças de temperatura na resistência dos materiais.

Outros engenheiros civis ainda trabalham exclusivamente em tempo integral com administração de recursos prediais, gerenciamento de infraestruturas, consultoria para ocupação de solo, e mais. E, sim, para tudo isso e mais é preciso o profissional ter o registro e estar em dia com o seu conselho, o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).

Engenharia Civil
Imagem reprodução de blog do IPOG

Veja Também: O que o mercado de loteamentos tem a ver com Engenharia Civil?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo