Construída sobre uma faixa de terra retangular recuperada do mar e com 44 hectares, a Vila Olímpica dos Jogos 2021 está localizada no distrito de Harumi, em Tóquio. Dentro do seu perímetro, há 21 edifícios, variando de 14 a 18 andares, com um estilo de arquitetura bem urbano. E os mesmos, ao término das competições de Paraolimpíadas, serão reformados e transformados em apartamentos residenciais, para serem posteriormente vendidos para a população. Já o complexo multifuncional será transformado em uma área comercial.
O centro cívico da Vila Olímpica
Dentro do complexo da Vila Olímpica de Tóquio 2021, os esportistas podem se locomover utilizando um transporte veicular gratuito, ônibus elétricos autônomos que estarão sempre à sua disposição. E logo na entrada do condomínio dá para ver a Village Plaza, uma praça criada para ser o centro cívico da Vila. A mesma foi construída com madeira doada por 63 municípios de todo o Japão e será desmontada após os Jogos Olímpicos. Segundo o conceito de sustentabilidade, a madeira será devolvida às cidades doadoras e reaproveitada em instalações locais.
Na praça, as delegações encontram serviços como Banco, refeitório aberto 24h, salão de beleza, lavanderia e café. Só o refeitório tem capacidade para servir até 45 mil pratos por dia, em 700 opções de cardápio com comidas da culinária japonesa e mundial, além de cardápios vegetarianos e sem glúten. A Vila Olímpica conta também com um posto médico especializado em febre e testagem e com uma área para quarentena, se for preciso. Aliás, todos os atletas fazem, nestas Olimpíadas, testes diários para detectar uma possível infecção!
Os dormitórios oferecidos aos atletas
A Vila Olímpica de Tóquio 2021 conta com 3.800 habitações, com 2 ou 4 quartos cada uma. Os quartos dessas unidades têm até duas camas, armário simples para roupas, mesa com cadeiras e ar condicionado. Caso os atletas queiram utilizar algum eletrodoméstico, como geladeiras e televisores, precisarão alugar. Mas esse não é o detalhe que tem chocado os esportistas! O design de mobiliário é que foi a surpresa!
Assim como na instalação da praça Village Plaza, a organização do evento pensou na sustentabilidade e criou uma estrutura para as camas que é feita de papelão 100% reciclável. Os projetistas garantem que elas são mais fortes que as feitas com madeira! E após o término dos Jogos, o papelão das camas será novamente reciclado e os aparelhos de ar-condicionados doados para as áreas atingidas pelo terremoto e tsunami de 2011.
Fontes: CNN, Casa Vogue, Globo, ClicRBS, CNN Brasil, Live.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.